Seguimento Litoral Norte - Outubro 2011

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Boa noite
A estação de Taipas costuma dar valores de mínima bastante baixos e máximas bastante altas.
Penso que o sensor estará desprotegido, sem qualquer RS.
Uma diferença de mais de 6ºC para a minha estação é muito no que concerne as mínimas. A uma altitude baixa (penso que rondará os 100 mts) e, nesta altura do ano, sem grandes inversões térmicas, é de pensar que estará mal colocada ou desprotegida.;)
Já as outras estações estão acima dos 1000 mts de altitude onde é perfeitamente possível atingir estas mínimas baixas.

Sim, é uma possibilidade, além de que as estações naquelas redondezas apresentam valores de mínimas próximas dos 9ºC, algo errado certamente se passa por ali!

Bom fim de semana...aproveita a animação...:thumbsup:

Penso que a estação das Taipas é da escola secundária.

Em 2009 parecia estar instalada correctamente.

9pqss4.png


Vídeo com a notícia

[ame="http://videos.sapo.pt/IFJlTtyDVqVEZOr9OW7l"]Escola das Taipas tem estação meteorológica - SAPO Vídeos[/ame]
 


filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
A chegarem os primeiros cúmulos vindos de oeste, certamente será um prenuncio da tarde de amanhã...lá se vai a serenata...
Actuais 21,1ºC e 41% de humidade relativa
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Penso que a estação das Taipas é da escola secundária.
9pqss4.png

Em 2009 parecia estar instalada correctamente.

Se está assim não me parece que possa influenciar assim tanto as mínimas.
Eu na minha estação tenho o sensor num RS (Radiation Shield) caseiro cujos pratos são de melanina e pintados com várias camadas de tinta (depois de lixados) e espaçados 1 cm entre cada prato.
Isto depois de também ter tido o sensor com o RS que a Oregon traz de fábrica (igual ao da foto, o da direita) - é consensual que deixa a desejar nomeadamente em relação às máximas, deixando o sensor ser influenciado pela radiação solar passiva (refletida por outras superfícies).
Mas o facto é este: as diferenças de valores nas mínimas entre essa estação e as estações relativamente próximas são muito grande e deixam muito espaço para dúvidas.

Esta é a minha situação atual no que concerne ao posicionamento do sensor.
sensorw.jpg


Tenho o sensor de temperatura\humidade a 1,5 mts de altura exata do solo. Em cima tenho o Pluviómetro.
Na seta vermelha tenho um fio ligado a uma ventoinha movida a energia solar - a ventoinha é de pequena potência e o sensor solar está fora de funcionamento há 1 semana (aprox.).
Vou tentar fazer proximamente um novo RS agora com 12 pratos de melhor qualidade, com uma ventoinha de PC (12V) e um painel solar de qualidade de 18V. Quero-o ter a funcionar na próxima primavera (o mais tardar);)

------------------------------

O dia foi marcado por alguma nebulosidade média, alguns cúmulos, mas nada de significativo. O vento soprou geralmente fraco, ocasionalmente moderado.
A madrugada e a manhã foram frescas mas a tarde foi até um pouco abafada.
Para já nada de precipitação à vista...:rolleyes:

tactual.jpg
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Vou tentar fazer proximamente um novo RS agora com 12 pratos de melhor qualidade, com uma ventoinha de PC (12V) e um painel solar de qualidade de 18V. Quero-o ter a funcionar na próxima primavera (o mais tardar);)

Eu tambem tenho o meu RS ventilado, fácil, 3 pequenos paineis de 1.5v cada em serie e uma fan de PC muito usada:D a bulir há uns meses de sol a sol;
Tambem tenho planeado algo diferente para RS e ventilação diurna e nocturna tudo a energia renovavel, home made;)