Seguimento Litoral Norte - Outubro 2015

Interessante alinhamento de células ali no flanco Norte da depressão:

A Oeste do núcleo também já alguma convecção :trovao:

UG0DTxK.jpg

Sigo com 7 mm acumulados, não chove de momento.

O GFS 6 z prevê alguns acumulados mais significativos ali no extremo NW :rain:

B92xmxW.png

Da parte da manha, chuva fraca.Nada de especial, este evento foi um fiasco!!!?!

• Gosto
Reactions: StormRic
Boa tarde,

Chove bem, com bastante vento também.

P.S. Tendo em conta os modelos, sempre tive a ideia que este evento seria mais intenso para amanhã, cá no Norte.

Edit: vendo bem o GFS e o ECMWF , prometem para o Litoral Norte, cape bastante elevado, aguaceiros fortes, pessoalmente acho que entre o final da tarde de hoje e o final da tarde de amanhã, vamos ter um bom temporal ( pelo menos os modelos prometem) .

Última edição:
  • Gosto
A chuva abrandou, agora apenas chuvisca.

Quanto ao que se fala por aqui sobre o evento, sinceramente não sei porque é que se fala na palavra fiasco, pois sempre se soube que os efeitos do ex furacão Joaquin iam ser residuais. Há que ter mais atenção às previsões e mesmo às notícias da comunicação social, até porque mesmo na maioria delas estava bem explícito que não teríamos nada de relevante. A maioria das pessoas bastou-lhes ouvir "furacão em Portugal" (que também não está correcto) e começaram-se logo a preparar para a tempestade, enfim.

E ainda para mais, como referiu o james, a parte que terá de facto mais interesse ainda está para vir, que será mais para o fim do dia/próxima madrugada aqui no NW, com a aproximação do centro da depressão ao continente, trazendo aguaceiros possivelmente convectivos, embora também sem grande relevância. Também amanhã à tarde poderá haver algo, mas isso falar-se-á mais para a frente.

E eis que volta a chover moderadamente. :rain:

Última edição:
A questão é que o evento ainda não terminou e também não percebo o porquê dizer que foi como se já tivesse terminado.

Mesmo assim acho que se associou em demasia este evento ao Joaquim e no fundo o que recebemos foram apenas "restos" e nada mais.

Os modelos no meu ponto de vista nunca mostraram um grande evento, no entanto repito que ainda não terminou mas ás vezes levanta-se demasiado a fasquia sem necessidade nenhuma.

• Gosto
Por vc até o vento sendo moderado foi assim para o fracote. Sabíamos que este evento era "apenas" uma depressão mas esperava algo mais forte porque onde vivo é muito comum apanharmos com ventos que levam tudo à frente mesmo em eventos assim. E reitero que até ao momento, em VC, nem em termos de vento nem de chuva este evento se destacou. Veremos o que nos reserva a noite.

• Gosto
Já há atividade elétrica em células a WNW daqui :trovao:, vamos esperar...

Def44SF.png

Sigo com 17,1ºC e vento fraco de SSW. Pressão atual 1002,4hPa
Acumulados 7,0mm:rain:
Estão com um aspeto muito interessante essas "bolas de algodão". Vamos lá a ver se "o algodão não engana"! :D