Seguimento Litoral Norte - Outubro 2015

Boas,

Mínima de 16,3ºC. Humidade máxima de 74% registada logo às 00h, desde essa altura tem vindo a descer.

Durante a manhã esteve bastante vento , rajadas próximas dos 50km/h.

Neste momento céu completamente limpo, estão 21,6ºC com 47%HR e vento moderado de ENE.

Hoje tal como ontem a brisa marítima não apareceu, o mar parece um lago e sem neblinas, sinal que a lestada empurrou a humidade! :cool:

Praia de Matosinhos
JSMST5K.png

Última edição:
Boa tarde! Céu limpo, nada de nuvens, nada de vento.Temperatura espetacular :thumbsup:

• Gosto
Reactions: StormRic
Boas,
Mais um dia de céu azul pelo Porto e temperatura máxima de 25,1ºC, já a tocar o desconfortável para mim. Fui almoçar à baixa e a ideia de ficar ao sol na esplanada rapidamente foi alterada para um lugar à sombra! :D A mínima foi de 17,2ºC. 18,2ºC neste momento.
De manhã, algumas nuvens no horizonte ainda deram um ar de sua graça ao nascer do sol.

Boas ,

Máxima de 21,6ºC às 16:20h.

Agora vai arrefecendo estão 17,6ºC com 55% de humidade. O vento de leste estava a diminuir, mas volta a aumentar agora.

Foto tirada perto das 20h, lua a iniciar o quarto crescente:
Que bela foto! :)

Por cá mais um dia sem uma nuvem no céu e 23,8 de máxima. 16,9ºC neste momento.

• Gosto
Às 12:45h estavam assim em VNGaia

Célula a descarregar no mar

Em Braga esta tarde. Tirada com o telemóvel.

Foto que fiz há momentos de minha casa no Porto ao pôr do sol, uma pequena célula larga um aguaceiro ali para a zona de Vila do Conde, mas talvez já sobre o mar

As vossa fotos deixam-me sempre de :surprise:

Deixo aqui um timelapse que fiz entre as 13:39h e as 15:43h

Excelente! :thumbsup:

ficam com 1 ideia da beleza do ceu no final de tarde de ontem

:w00t: realmente espectacular!

Deixo aqui a tabela com os acumulados dos últimos quatro dias pelo Litoral Norte

Grande trabalho! :thumbsup:
Penso que dá para perceber que a estação de Ribeira do Neiva, Braga, não está a registar bem a precipitação. É um valor do dia 11, 37 mm, que não tem paralelo com qualquer outra estação de toda a região, IPMA ou amadora. Colocaria, aliás, essa estação como a de maior acumulado nesse dia em todo o território. Mesmo assim ressalva-se o caso de ter recebido uma célula particularmente intensa só sobre esse local, mas não me parece que a situação fosse de molde a essa ocorrência.

Foto tirada perto das 20h, lua a iniciar o quarto crescente:

Muito boa! Também a vi e tirei fotos, mas esta está melhor, sem dúvida.

Penso que dá para perceber que a estação de Ribeira do Neiva, Braga, não está a registar bem a precipitação. É um valor do dia 11, 37 mm, que não tem paralelo com qualquer outra estação de toda a região, IPMA ou amadora. Colocaria, aliás, essa estação como a de maior acumulado nesse dia em todo o território. Mesmo assim ressalva-se o caso de ter recebido uma célula particularmente intensa só sobre esse local, mas não me parece que a situação fosse de molde a essa ocorrência.

Gráfico do dia 11, a possível situação de uma célula ter descarregado localmente forte chuvada, penso que está fora de questão visto que os 37mm foram o somatório de vários períodos precipitação ao longo do dia :

TFdxua6.png

Link: http://www.wunderground.com/persona...IBRAGAAZ2#history/s20151011/e20151012/mcustom

• Gosto
Gráfico do dia 11, a possível situação de uma célula ter descarregado localmente forte chuvada, penso que está fora de questão visto que os 37mm foram o somatório de vários períodos precipitação ao longo do dia :

Link: http://www.wunderground.com/persona...IBRAGAAZ2#history/s20151011/e20151012/mcustom

Resta portanto investigar se a estação está em alguma situação especial mas inclino-me mais para a típica agitação do pluviómetro pelo vento.

• Gosto
Reactions: Joaopaulo