Seguimento Litoral Norte - Outubro 2015

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boas,

Mínima de 16,3ºC. Humidade máxima de 74% registada logo às 00h, desde essa altura tem vindo a descer.

Durante a manhã esteve bastante vento , rajadas próximas dos 50km/h.

Neste momento céu completamente limpo, estão 21,6ºC com 47%HR e vento moderado de ENE.

Hoje tal como ontem a brisa marítima não apareceu, o mar parece um lago e sem neblinas, sinal que a lestada empurrou a humidade! :cool:

Praia de Matosinhos
JSMST5K.png
 
Última edição:


JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa tarde! Céu limpo, nada de nuvens, nada de vento.Temperatura espetacular :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas,
Mais um dia de céu azul pelo Porto e temperatura máxima de 25,1ºC, já a tocar o desconfortável para mim. Fui almoçar à baixa e a ideia de ficar ao sol na esplanada rapidamente foi alterada para um lugar à sombra! :D A mínima foi de 17,2ºC. 18,2ºC neste momento.
De manhã, algumas nuvens no horizonte ainda deram um ar de sua graça ao nascer do sol.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas ,

Máxima de 21,6ºC às 16:20h.

Agora vai arrefecendo estão 17,6ºC com 55% de humidade. O vento de leste estava a diminuir, mas volta a aumentar agora.

Foto tirada perto das 20h, lua a iniciar o quarto crescente:
Que bela foto! :)

Por cá mais um dia sem uma nuvem no céu e 23,8 de máxima. 16,9ºC neste momento.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Às 12:45h estavam assim em VNGaia

Célula a descarregar no mar

Em Braga esta tarde. Tirada com o telemóvel.

Foto que fiz há momentos de minha casa no Porto ao pôr do sol, uma pequena célula larga um aguaceiro ali para a zona de Vila do Conde, mas talvez já sobre o mar

As vossa fotos deixam-me sempre de :surprise:


Deixo aqui um timelapse que fiz entre as 13:39h e as 15:43h

Excelente! :thumbsup:


ficam com 1 ideia da beleza do ceu no final de tarde de ontem

:w00t: realmente espectacular!

Deixo aqui a tabela com os acumulados dos últimos quatro dias pelo Litoral Norte

Grande trabalho! :thumbsup:
Penso que dá para perceber que a estação de Ribeira do Neiva, Braga, não está a registar bem a precipitação. É um valor do dia 11, 37 mm, que não tem paralelo com qualquer outra estação de toda a região, IPMA ou amadora. Colocaria, aliás, essa estação como a de maior acumulado nesse dia em todo o território. Mesmo assim ressalva-se o caso de ter recebido uma célula particularmente intensa só sobre esse local, mas não me parece que a situação fosse de molde a essa ocorrência.

Foto tirada perto das 20h, lua a iniciar o quarto crescente:

Muito boa! Também a vi e tirei fotos, mas esta está melhor, sem dúvida.
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Penso que dá para perceber que a estação de Ribeira do Neiva, Braga, não está a registar bem a precipitação. É um valor do dia 11, 37 mm, que não tem paralelo com qualquer outra estação de toda a região, IPMA ou amadora. Colocaria, aliás, essa estação como a de maior acumulado nesse dia em todo o território. Mesmo assim ressalva-se o caso de ter recebido uma célula particularmente intensa só sobre esse local, mas não me parece que a situação fosse de molde a essa ocorrência.

Gráfico do dia 11, a possível situação de uma célula ter descarregado localmente forte chuvada, penso que está fora de questão visto que os 37mm foram o somatório de vários períodos precipitação ao longo do dia :

TFdxua6.png


Link: http://www.wunderground.com/persona...IBRAGAAZ2#history/s20151011/e20151012/mcustom
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Gráfico do dia 11, a possível situação de uma célula ter descarregado localmente forte chuvada, penso que está fora de questão visto que os 37mm foram o somatório de vários períodos precipitação ao longo do dia :


Link: http://www.wunderground.com/persona...IBRAGAAZ2#history/s20151011/e20151012/mcustom

Resta portanto investigar se a estação está em alguma situação especial mas inclino-me mais para a típica agitação do pluviómetro pelo vento.
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo