Seguimento Litoral Norte - Outubro 2022

Como prometido, mais do que as palavras de há pouco fica o vídeo na íntegra, sem cortes e sem edição.

:cool: que espectáculo! Contei 67 raios e/ou relâmpagos (escapou-me alguns?).
Alguns trovões foram mesmo em cima, um ou dois segundos de intervalo no máximo.

Em que direcção está esta janela? Podes dizer qual foi a hora/minuto do final do vídeo (data/hora do ficheiro)?

Bom dia,

Que noite, pelas duas da manhã uma fortíssima trovoada, com descargas praticamente seguidas, trovões bem fortes, prolongados, e chuva torrencial.

Num deles ouvi o "estalar" do raio e instantâneamente um trovão brutal que tudo estremeçeu literalmente, num dos trovões mais altos que já ouvi, chegou a assustar, deve ter caído no para raios daqui da Igreja do Marquês, ou noutro mais perto.. :shocking:

A luz, há cerca de meia hora, e durante mais uma forte chuvada faltou, mas durou apenas um minuto esta falha.
Neste momento chove com gotas grossas, o acumulado está nos 27.8 mm. :rain:

16.4ºc , vento moderado de S/SSW com rajadas de 40/42 Km/h e 94%HR.

Outubro segue com uns expressivos 207 mm acumulados. :rain:

O campo de futebol está todo alagado.

No radar é bem visível o que causou a forte trovoada e dilúvio pelas 2h da manhã:

ptmbRDb.jpg

Última edição:
Bom dia.

Eish...! Que chatice.
Mas então ao início da madrugada ouvia BOMBAS, mas daquelas que pareciam terramoto, muito ao fundo, longínquas. Nada aqui chegou. Apenas uns aguaceiros, nada de mais.
E foi isso.
O vento por vezes ora soprava com mais intensidade, ora praticamente desaparecia.

Agora pelas 7h lá recomeçou a chuva em mais um aguaceiro sem grande história.
E vi agora o radar;estou na zona intermédia entre 2 zonas mais activas, pelo que não conto com muito.

No acumulado levo 16,3 mm, 5,1 mm na última hora.
Muito pouco atendendo às previsões. Muito pouco. E temo pelas zonas interiores como Trás-os-Montes.
Que aconteça alguma surpresa, oxalá, mas não vejo uma massa de nuvens\precipitação homogénea e compacta que possa distribuir bem a chuva por aquelas terras. nas próximas horas. :unsure:

Atingidos agora os 30 mm, continua a chover :rain:

Última edição:
Bom dia,

O que eu tenho estado a perder! :sad::D
A estação que acompanho regista 22,3 mm acumulados e um total mensal quase a bater nos 200 mm (196).

Porto e arredores seguem muitíssimo bem regados, finalmente! Que se espalhe agora o maná para outros sequiosos pontos do país :)

Última edição:
Vá, mostrem lá as fotos! Que isto de ler os relatos sem imagens, deixa aqui água na boca

Meio acordado, meio a dormir, ainda captei este com a máquina pousada no parapeito da janela, mas aqui a célula ( neste caso parte) já estava mais longe na direcção NE/NNE, praticamente não chovia, quando estava mesmo por cima era impossível:

aCFxsnZ.png

De momento não chove, 30.6 mm, 17.3ºc , vento fraco a moderado de S/SSW.

Meio acordado, meio a dormir, ainda captei este com a máquina pousada no parapeito da janela, mas aqui a célula ( neste caso parte) já estava mais longe na direcção NE/NNE, praticamente não chovia, quando estava mesmo por cima era impossível:

aCFxsnZ.png

De momento não chove, 30.6 mm, 17.3ºc , vento fraco a moderado de S/SSW.
Boa!!

:cool: que espectáculo! Contei 67 raios e/ou relâmpagos (escapou-me alguns?).
Alguns trovões foram mesmo em cima, um ou dois segundos de intervalo no máximo.

Em que direcção está esta janela? Podes dizer qual foi a hora/minuto do final do vídeo (data/hora do ficheiro)?
Sinceramente o nº de raios nem os contei, foram bastantes e bem potentes :)
A janela está virada a Norte, como referência posso dizer que fica a cerca de 700m em linha recta do Maiashopping, mas dá para observar também para Oeste onde fica o centro de Ermesinde (cerca de 400m em linha recta) / Serra de Alfena (cerca de 3km em linha recta) / Serra de Quintarei (ponto alto e com visão 360º a quem quiser lá ir vistar a cerca de 4 km em linha recta).
A hora do final do vídeo deve ter sido por volta das 2:09.
Para ver a velocidade com que me levantei da cama e comecei logo a gravar, o vídeo no youtube está disponível em HD / 4K, nem tinha reparado nesse pormenor (por isso estava a demorar a carregar).