Seguimento Litoral Norte - Outubro 2023

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
7,066
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Por aqui tenho 10mm na última hora, não ouvi trovoada, só chuva intensa; talvez a zona norte tenha sido "bafejada" por aquela célula.
O Rain Rate subiu aos 177,1 mm\h. Um valor raro...
O acumulado diário é agora de 36,3 mm.
O vento às 18.46h soprou com vento médio de 34,6 km\h e rajada de 49,3 km\h
 


JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,471
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Começa a chover com intensidade.

Enviado do meu 22126RN91Y através do Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
24,636
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Paços de Ferreira tem de registar bem aquela célula.
Localizem a frente... :rolleyes:

HBjfVnE.png
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
12,089
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Localizem a frente... :rolleyes:

HBjfVnE.png

Eu diria que está sobre a Galiza :unsure:

Definitivamente, não me parece que tenha atravessado completamente nenhuma região de Portugal.
Pode eventualmente ondular e demorar mais tempo a passar que o previsto, e com isso os acumulados subirem ainda mais :rain:

c6CSUbN.jpg


Mais uma chuvada neste momento :rain:
 
Última edição:

Mr.Jet

Cumulus
Registo
19 Set 2020
Mensagens
144
Local
Portugal
Continua a distribuição bizarra das células em linhas diversas, delineamento da frente é impreciso.

Quando comecei a interessar-me por meteorologia acho que uma das coisas que mais dificuldade tive para aprender foi isso, na verdade as frentes não são uma linha mas um conjunto impreciso de instabilidade duma massa de ar que avança, e na verdade quase que se pode dizer que é sempre impreciso, em menor ou maior escala.

Nuns locais duma frente no limite pode nem chover e noutros segmentos altamente instáveis podem adquirir uma dinâmica convectiva própria, de mesoescala, em que a frente foi o gatilho mas a dinâmica mais severa já é outra com certa vida e autonomia do restante.

E não é difícil de perceber porque é que isso acontece, o próprio avanço da massa de ar vai enfrentando, ou não, diferentes obstáculos orográficos, diferente densidade do ar derivado da temperatura, humidade, pelo que não há forma disso resultar em algo linear e preciso.

Outra coisa é atmosfera no seu todo, na vertical, o que se passa na vertical em cima do Porto pode ser bastante diferente do que se passa em cima de Coimbra. Por exemplo vento nos níveis médios e altos, espessura/pressão da atmosfera, etc. Uma frente pode ter o formato 3D duma cunha mas aquilo que encontra mais acima pode ser diferente dum local para outro.

Muitos anos ou até décadas atrás, acho que foi uma vez ao ver pela primeira vez uma imagem de radar, ainda no tempo do único radar de Coruche em Portugal, aquele que tinha uma imagem azulada no site do antigo IM, que finalmente percebi que uma frente mesmo muito ativa e organizada, era altamente fraturada, um conjunto de segmentos que avançavam de diferentes formas.

E foi uma imagem tipo essa que referiste, meio caótica, que finalmente me ajudou a entender isso.
 
Última edição:

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,410
Local
Ferreiros, Braga 160m
Das 18h às 19h 14,2 mm em Merelim e em Braga.

Um vídeo da chuva de há pouco. Relâmpago visível ao segundo 42.




Já seria de esperar, inundações nos sítios do costume:



 
Última edição:

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
936
Local
Entre BRG e GMR

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
936
Local
Entre BRG e GMR
Chove muito copiosamente há quase 2 horas.

Felizmente sem muitas descargas elétricas pois não me dava jeito nenhum ficar sem energia dado com o meu gerador tem o radiador furado.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
936
Local
Entre BRG e GMR
Baixo Minho e Douro Litoral a levar com a maior parte da carga desta frente.
Vem aí mais uma hora de peso para os vales do Cavado e Ave.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
936
Local
Entre BRG e GMR
Chove bem outra vez, 64,5 mm :rain: .
A estação junto à barragem da Caniçada: 102,9 mm. Mais um dia a passar os 100 mm e vai com 886 mm este mês. :scared:

Vi imagens esta manhã da Caniçada e a barragem estava com um débito aterrador. Já estavam a dar espaço para esta frente.

Se houvessem mais estações em zonas altas (Caniçada é bastante baixo), todas elas apresentariam de 1000mm para cima.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
12,089
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A estação junto à barragem da Caniçada: 102,9 mm. Mais um dia a passar os 100 mm e vai com 886 mm este mês.

Já com 120.4 mm e um rain rate atual de 33 mm/h.

( vai certamente passar dos 900 mm até ao fim do mês ).


Por aqui continua a chover bem, 33.8 mm acumulados. :rain:

Vento moderado a forte com rajadas de SW.

16.2ºc.
 
Última edição: