Seguimento Litoral Norte - Outubro 2025

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Receio que, dado o tamanho do painel solar, se o poste não estiver bem preso (não faço ideia se furaram a rocha para o fixar e, se o fizeram, qual a profundidade), seja facilmente levado pelo vento nos dias mais ventosos
Pois, receio o mesmo. A posição vertical cria uma grande resistência ao vento. Mais junto ao solo também não seria solução, arriscava-se a ficar coberto de neve.
Talvez ficando mesmo destacado do conjunto do mastro e aparelhos, agarrado obliquamente a um penedo próximo, bem acima do solo, e ligado por um cabo. Às tantas já é uma obra mais complexa, de realização custosa. Parece-me que aquele mastro já estava desde longa data incrustado na rocha, será?

Boa noite.

Ainda tivemos períodos de chuva fraca pela tarde, elevando o acumulado para 10,0 mm.
De facto algo na atmosfera impediu a precipitação mais generosa que se previa.
Havia muita água precipitável, a massa de ar húmido até veio cá ter, mas algo aconteceu para tal.
Pela imagem de radar a chuva está agora concentrada na região centro, mas parece esparsa:
ipma.webp

O Litoral Norte receberá sempre alguma precipitação, de forma irregular.

Tmín: =Tactual
Tmáx: 18,4ºC (00h)

Tactual: 12,2ºC
Hr: 90%

Continuação de boa semana

Bom dia,

Por aqui praticamente não choveu durante a noite, 0.3 mm acumulados.

Agora 14.4ºc ( mínima de 12.3ºc ) vento fraco e 92%HR.

Arco-íris branco esta manhã, durou uns dois minutos, vista para O/ONO, não chegou a formar o arco completo:

kD8Js9N.png

Última edição:
Bom dia a todos !
Resumo Diário na minha Estação : 2025-10-23
Temperatura Máxima: 21.2°C (12:24)Temperatura Mínima: 13.8°C (23:34)
Precipitação Total: 2.79 mm Humidade média: 82
Velocidade do Vento Máxima: 14.4 km/h (00:14)Rajada Máxima : 20.2 km/h (03:39)

Boa tarde.

Hoje temos um dia de céu muito nublado.
Por vezes temos chuvisco, nada mais.
Ainda não tenho acumulado.
O vento sopra fraco de SSO (já este de SSE mas virou).

Tmín: 11,8ºC (00.50h)

Tactual: 17,8ºC
Hr: 88%

Boa tarde. Sou o Carlos que instalei a estação meteorológica em Carris. Sim tivemos problemas de energia ontem. Mas estou a reduzir consumos, principalmente com a redução de tempo funcionamento da câmara vídeo.
No Domingo vamos tentar melhorar algumas condições técnicas, é realmente um lugar com condições muito adversas.
Neste momento o anemómetro falhou, também irei tentar resolver domingo 26/10.
Obrigado pela atenção

Boa tarde. Sou o Carlos que instalei a estação meteorológica em Carris. Sim tivemos problemas de energia ontem. Mas estou a reduzir consumos, principalmente com a redução de tempo funcionamento da câmara vídeo.
No Domingo vamos tentar melhorar algumas condições técnicas, é realmente um lugar com condições muito adversas.
Neste momento o anemómetro falhou, também irei tentar resolver domingo 26/10.
Obrigado pela atenção
Boa noite e BENVINDO a este espaço.

Desde já parabéns pelo excelente projecto, extensivo ao Rui Barbosa (a quem desde já agradeço a sua persistência em manter viva a memória das Minas de carris).

Uma estação meteorológica é sempre de louvar em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Óbviamente que é uma zona com um clima agreste, húmido, ventoso, também com gelo\neve.
Aquilo que antevi logo que faltaram os dados, é precisamente o que já tive como experiência ao fazer a manutenção da EMA de Luzim-Penafiel. Dispõe de painel solar e de uma bateria.
Em dias mais sombrios facilmente ficava sem energia para a transmissão dos dados. Como não tinha insolação suficiente, à noite muitas vezes ficava "off".
Nós gostamos de ver imagens da Câmara, mas se usa muita energia é sempre bom redirecionar a energia para a estação, nem que seja para fazer backup aos dados da mesma.

Esta comunidade está aberta a ajudar se for necessário. Há por cá quem tenha conhecimentos "mais técnicos"...

Bom dia a todos !
Resumo Diário na minha Estação : 2025-10-24
Temperatura Máxima: 18.9°C (15:09)Temperatura Mínima: 12.6°C (01:24)
Precipitação Total: 6.6 mm Humidade média: 95
Velocidade do Vento Máxima: 8.3 km/h (03:24)Rajada Máxima : 13 km/h (03:24)

• Gosto
Reactions: Cadito
Pois, receio o mesmo. A posição vertical cria uma grande resistência ao vento. Mais junto ao solo também não seria solução, arriscava-se a ficar coberto de neve.
Talvez ficando mesmo destacado do conjunto do mastro e aparelhos, agarrado obliquamente a um penedo próximo, bem acima do solo, e ligado por um cabo. Às tantas já é uma obra mais complexa, de realização custosa. Parece-me que aquele mastro já estava desde longa data incrustado na rocha, será?
Bom dia. Eles usaram um ferro que já estava cravado numa sapata de cimento , certamente que era de algo das minas de volfrâmio. As pedras em volta devem ser para a estação não abanar tanto com o vento. Tiveram foi que carregar com o equipamento ás costas , o que não é nada agradavel. A subida para os Carris é íngreme e dificil o suficiente quanto mais com mais peso que o habitual.

Anexos

• Screenshot_1.webp
    Screenshot_1.webp
    130.9 KB · Visto: 32
  • Screenshot_2.webp
    Screenshot_2.webp
    104.8 KB · Visto: 31
  • Screenshot_3.webp
    Screenshot_3.webp
    108.1 KB · Visto: 25
  • Screenshot_4.webp
    Screenshot_4.webp
    80.5 KB · Visto: 28
  • 20250517_133549.webp
    20250517_133549.webp
    267.8 KB · Visto: 21
  • 20250517_145616.webp
    20250517_145616.webp
    292.6 KB · Visto: 24
Última edição:
Bom dia,

Por aqui também nada que se aproxime sequer de um aviso amarelo, que já terminou às 12 horas.

Olhando aos registos das estações do IPMA no Distrito do Porto, também me parece que não se justificou, é uma previsão difícil e com bastante incerteza, não são aquelas típicas depressões com frentes que atravessam o País e mais "fáceis" de modelar e prever.

Olhando ao satélite e radar tudo avança lentamente, eventualmente começará a dissipar a Norte e Centro/Norte. :unsure:

Sigo com 13.5ºc ( mínima de 12.1ºc ) vento fraco e 89% HR.

5 mm acumulados até ao momento.

Vai pingando.

Outubro 68.8 mm acumulados.

Última edição:
Acho que se deslocou mais para sul que o previsto dai que lancaram o aviso laranja em cima do joelho nos distritos abaixo do douro .

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk