Lá começou a chuva, depois de tempo cinzento com algum vento até ao início da tarde.
Está aquele tempo que nos faz pensar: Parece que vem um temporal à antiga!
Veremos, de promessas anda Portugal cheio...falando de meteorologia.
A zona centro deverá ser mais afectada, estando o Litoral Norte na expectativa de ver os pluviómetros trabalharem por muitas horas seguidas.
Por aqui, depois de algumas horas sem precipitação, regressa a chuva, para já fraca.
Reparei agora que para o distrito do Porto o aviso amarelo das 21h até às 24h desapareceu, e temos agora uma aviso laranja a partir das 00h até às 24h de amanhã.
Continuo sem acumulação no dia.
O vento sopra fraco a moderado de SSO. O céu encontra-se encoberto.
Radar actual:
Ecos amarelos, mais de acordo com o aviso laranja, a caminho do Minho.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para o risco de inundações, cheias e deslizamento de terras devido à grande quantidade de chuva que vai cair nas próximas horas. Os valores acumulados de precipitação podem superar 100 mm em algumas áreas das regiões Norte e Centro...
Aqui por Paços de Ferreira temos um acumulado diário de 72 mm e continua a chover de forma moderada a forte.
A ver se conseguimos atingir a marca dos 100 mm diária.
Excelente dia de temporal para todos!
Ps.: Uma pena não podermos contar com o pluviómetro da EMA que está com problemas há mais de um ano e à espera de ser substituído pelo IPMA e que, por isso, ainda só regista de momento 44 mm diários. Nem devia de aparecer este parâmetro da estação no mapa e muito menos nos acumulados diários...
A chuva intensa que se sente principalmente no Norte do país tem causado ocorrências sobretudo relacionadas com quedas de árvores e inundações. Viseu, Aveiro e Coimbra sob aviso vermelho.