Seguimento Litoral Norte - Setembro 2014

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Obrigado!

A time-lapse foi feita com um telemóvel pois não tenho uma câmera. No modo de filmar tem uma opção para escolher time-lapse e depois escolher o intervalo, neste caso acho que foram 2 segundos.

Quanto ao relevo será que poderá ser por causa do monte onde fica o Sameiro e o Bom Jesus? lat: 41.542 e long: -8.371

Sem dúvida que é devido a esses montes, eu devia ter pensado nisso, Braga... ;)
Excelente utilização do telemóvel, venham mais! Tiveste que fixá-lo para não se mexer durante a tomada de vista, bem realizado :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: guimeixen


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Hoje, enquanto preparava o petit déjeuner da gatinha, ouvia um sortido de ruídos estranhos, como crash, bang, uuuuhhhh etc. Fui ver o que ela estava a fazer, mas encontrei-a sentadinha à espera da sua refeição... por momentos fiquei sem saber o que era aquilo, até que um jato de ar fresco que passou pelas frestas da persiana não deixou mais dúvidas: o barulho que eu ouvia era a roupa estendida no varal a ser arremessada pela varanda e talvez até pela janela afora, impulsionada por rajadas poderosas de um vento que surgiu sem anúncio ou convite.

Realmente, ao olhar agora para os dados do isep vejo que a rajada mais forte de hoje, até o momento, é de 30,6 km/h, tendo sido registada às 9:40.

Talvez isso já seja um cheirinho de outono!

A mim parece-me mais um retrocesso a uma situação típica de verão, com a nortada (ou nordestada) :lol:
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
A mim parece-me mais um retrocesso a uma situação típica de verão, com a nortada (ou nordestada) :lol:
O vento era bastante fresco, até parecia que tinham ligado o ar condicionado, mas não sei o quadrante, preocupada como estava em salvar a roupa :D

Agora sim é de E e esquentou bastante, sem no entanto chegar aos 26 C previstos pelo ipma, pelo menos até agora.

Edit. Fui agora verificar à janela verificar a temperatura in loco, e surpreendentemente, apesar de estar bem mais quente que pela manhã, está fresco à sombra. Segundo o isep o vento é ENE nulo, ou seja, não é.
Digo isto porque já agora queria tirar uma dúvida que é se o vento E é sempre quente ou se isso varia conforme as estaçöes do ano? É que agora deu-me a impressão que o calor está a ser provocado unicamente pelo sol forte!

edit2. Ah sim agora percebi, nortada no verão... fiz aqui confusão, há fenómenos e expressões para descrevê-los em Portugal que eu jamais irei compreender completamente. Mas lá está, eu adoro a nortada :D
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O vento era bastante fresco, até parecia que tinham ligado o ar condicionado, mas não sei o quadrante, preocupada como estava em salvar a roupa :D

Agora sim é de E e esquentou bastante, sem no entanto chegar aos 26 C previstos pelo ipma, pelo menos até agora.

Edit. Fui agora verificar à janela verificar a temperatura in loco, e surpreendentemente, apesar de estar bem mais quente que pela manhã, está fresco à sombra. Segundo o isep o vento é ENE nulo, ou seja, não é.
Digo isto porque já agora queria tirar uma dúvida que é se o vento E é sempre quente ou se isso varia conforme as estaçöes do ano? É que agora deu-me a impressão que o calor está a ser provocado unicamente pelo sol forte!

edit2. Ah sim agora percebi, nortada no verão... fiz aqui confusão, há fenómenos e expressões para descrevê-los em Portugal que eu jamais irei compreender completamente. Mas lá está, eu adoro a nortada :D

Sem dúvida que a temperatura do vento dos quadrantes E, NE ou SE, varia muito conforme as estações: se no verão é o que traz os dias mais quentes, nas outras estações é quase sempre ligado a arrefecimento.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boa noite!
Hoje o dia foi de céu limpo.
atuais 20,2ºC e HR54% vento fraco de NE

A grande diferença para o dia de ontem, é que hoje não entrou a brisa marítima por aqui , o vento foi sempre NE/ E ! No entanto a máxima por aqui não passou dos 25.1ºC , provavelmente se fosse em jullho/agosto a máxima tinha chegado perto dos 35ºc
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Bom dia,

Mais um dia cheio de Sol (melhores dias virão :) ), temp. actual 17.1ºC

Tmin. 10.7ºC
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
O site do isep está off, e por falta de flash nâo posso ver a temperatura (sempre com algum atraso, de qualquer forma) no site do ipma. Contudo, imagino que deva estar por volta dos 20C, e se é que chega a tanto. Chegará ou não aos 27C previstos pelo ipma hoje?
 

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,497
Local
Maceda (Ovar)
O site do isep está off, e por falta de flash nâo posso ver a temperatura (sempre com algum atraso, de qualquer forma) no site do ipma. Contudo, imagino que deva estar por volta dos 20C, e se é que chega a tanto. Chegará ou não aos 27C previstos pelo ipma hoje?
Chega e ultrapassa. Segundo o Ogimet estão quase 26 no Porto e 27 em Maceda.
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Chega e ultrapassa. Segundo o Ogimet estão quase 26 no Porto e 27 em Maceda.

Na falta de melhor, tenho seguido a temperatura pelo google. Claro, não tenho histórico lá e por isso a informação é imprecisa, mas pelo que consegui ver, a temperatura chegou aos 27C e agora regista-se 25C na Senhora da Hora. Mas até o fim da tarde é um longo caminho.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

está um céu de trovoada, já choveu com pingas grossas, sigo com 17.0 ºc actuais.

Vamos ver lá mais para a tarde com o o aumento da radiação :trovao:

A nuvens deslocam-se de SE para NW.

As condições parecem-me boas para umas trovoadas jeitosas..:trovao:
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Aparentemente já choveu bastante por aqui, a julgar pelos pingos na janela e, principalmente, pela robusta célula que deve ter atravessado esta zona há bocado e agora ruma ao norte, segundo o Rain Alarm. Mas não sei de mais nada, estava a dormir. Alguém viu alguma coisa?

Edit. Postei ao mesmo tempo que o Snifa, pergunta respondida!