Seguimento - Maio 2006

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Ao ir de manhã para o trabalho também vi muitos desses mosquitos, agora á vinda já não vi nenhum!

Tenho neste momento 29,8ºC, e os extremos até ao momento são de 17,6ºC / 30,4ºC. A humidade está em 27% :rolleyes:
 


dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
DGS investiga praga de insectos em Lisboa

Direcção-geral de Saúde enviou amostras para análise


A Direcção Geral de Saúde está a tentar identificar o tipo de insecto que desde sexta-feira tem aparecido em grande número nas zonas costeiras da Grande Lisboa. Segundo o sub-director-geral de Saúde, José Robalo, até estar concluída a análise, o único inconveniente do aparecimento destes insectos será o incómodo causado pelas picadas ou eventuais reacções alérgicas.


Em declarações à agência Lusa, o sub-director-geral de saúde disse que desde sexta-feira que o Centro Regional de Saúde Pública de Lisboa e Vale do Tejo está a acompanhar a situação da praga de insectos, que levou no fim-de-semana muitas pessoas a abandonar as praias.

José Robalo acrescentou que os primeiros insectos surgiram em Cascais, estendendo-se a toda a Linha, seguindo-se a zona da Expo, em Lisboa, e só no fim-de-semana é que apareceram na Costa de Caparica e na península de Tróia.

O sub-director-geral de Saúde explicou que o insecto em causa poderá ser ou não um mosquito mas sublinhou que "em Portugal não há conhecimento, nos últimos anos, de transmissão de doenças através de mosquitos".

"Foi recolhida uma amostra que será agora analisada por biólogos", adiantou.

Especialistas avançam hipóteses

Especialistas em Biologia, contactados pela Lusa, disseram que a existência desta praga pode dever-se ao aumento súbito da temperatura nos últimos dias, que acelera o ciclo evolutivo dos animais.

O Instituto de Meteorologia tinha avançado com a hipótese de que a praga de insectos poderia ter origem do Norte de África. No entanto, a Direcção-geral de Saúde já refutou essa ideia. "De África não vieram. O Algarve não foi sequer atingido por esta praga, o que deveria acontecer caso viesse do continente africano”, explicou José Robalo.

A quantidade de insectos detectados levou a um grande número de chamadas telefónicas para o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil. A linha de Saúde Pública da Direcção-geral de Saúde não recebeu pedidos de informação.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20060529_DGS+investiga+praga+de+insectos+em+Lisboa.htm
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
spiritmind disse:
boas por aki estao uns abrasivos 32ºc, muito calor mesmo.
vou agora ter um seminario com o prof. costa alves, alguem quer perguntar alguma coisa:D :D
cumprimentos

por acaso queria mas já vou tarde!
Era a seguinte, quando é que pensa dar umas lições ao pessoal do IM:lmao:
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,102
Local
Covilhã - 775m
Cerca das 14 horas, na zona baixa da cidade da Covilhã estavam 30 graus, com nuvens bem negras que deixaram escapar algumas gotas, mas ainda paira no ar a possibilidade de uma boa trovoada, vamos lá ver...

Saudações serranas.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Ainda uma sugestão acerca dos insectos invasores ...

Já alguém se terá lembrado que os insectos tipo mosca da fruta (não são mosquitos) que apareceram no fds poderão ter sido empurrados dos arrozais e zonas lacustres dos estuários do Tejo e do sado pela massa de ar quente? E, tal como nós procurámos refrescar-nos nas praias, também eles terão ido para lá pelas mesmas razões? Que os ditos insectos são semelhantes àqueles que encontramos nos rios e nas águas paradas ao pôr-do-sol? E com as actuais mudanças climáticos teremos que nos habituar a eles?

Hoje, aqui na costa de Sintra, tais criaturas já mudaram de poiso. Aliás, neste momento está a entrar uma massa tipo nevoeiro vinda de Leste - tem aspecto e cor de trovoada mas não parece que vá acontecer qq coisa.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
por aqui esteve um dia muito mais fresco que os últimos dias mais fresco até do que estava previsto a culpa foi do ar marítimo que entrou durante todo o dia e ainda se faz notar a máxima foi de apenas 26ºc neste momento estão 23,8ºc a mínima foi 20,1ºc.ao olhar para o satélite parece que podemos ter novidades daqui a umas horas mesmo aqui para o litoral!!vamos esperar para ver no que vai dar mas infelizmente não estou muito confiante aquelas células vão morrer não tarda muito:angry:
 

JOÃO FONSECA

Cumulus
Registo
8 Fev 2006
Mensagens
141
Local
Torres Novas
Pois é, a coisa tem andado a prometer… daí ontem os
Bombeiros em Abrantes não tiveram descanso com inundações.
Era de prever, pois neste País só se lembram de Sta Barba quando faz trovões
E as valetas mais uma vez estavam por limpar.
:angry: :lmao:
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Bem... hoje parece que os mosquitos foram substituidos por borboletas na grande lisboa! Pelo menos é o que as noticias relatam esta manhã. ao que parece vêm de espanha (segundo o ICN), e a maior parte das borboletas aparece já mortas. Depois do prazer...;) a morte!!!;)

Aqui no porto, 22º C, céu limpo e muito azul :D :D mas o vento é forte e constante:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Esta manhã já foi mais fresca.
Em casa: 11,0ºC
Estação meteorológica: 10,5ºC
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Ontem o IM lançou uma informação meteorológica relativa aos últimos dias, afirmando que tivemos uma subida GRADUAL da temperatura :lol: e q se registaram alguns máximos em algumas cidades.

Estranho é que as razões apontadas pelo aparecimento da pseudo praga de insectos na grande lisboa foi o aumento REPENTINO das temperaturas.:D