Seguimento - Maio 2007



Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Em Braga, dia quente, com 30,8ºC.

Para os lados do Gerês chegou a formar-se um belo Cumulonimbus Incus... não tenho fotos :(
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Aqui está bastante mais fresco 16.5 °C, e sobretudo arrejado.
Há bastante vento, média de 10km/h, e com rajadas que chegam quase aos 30 km/h.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Em Braga, dia quente, com 30,8ºC.

Para os lados do Gerês chegou a formar-se um belo Cumulonimbus Incus... não tenho fotos :(

De facto era uma bela torre, e mais um pouco ao lado, outra de menores dimensões. :thumbsup:

Mas agora expliquem-me uma coisa: por que razão as imagens de satélite do IM apresentavam àquelas horas um céu completamente limpo, com apenas uma pequena célula na zona de Montalegre/Chaves !? :huh:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
De facto era uma bela torre, e mais um pouco ao lado, outra de menores dimensões. :thumbsup:

Mas agora expliquem-me uma coisa: por que razão as imagens de satélite do IM apresentavam àquelas horas um céu completamente limpo, com apenas uma pequena célula na zona de Montalegre/Chaves !? :huh:

Penso que devem ter visto exactamente essas, pois são mesmo as únicas. Nasceram a SW de Montalegre e progrediram para norte.
Não se esquecam que as imagens de satélite estão um pouco distorcidas (Portugal + largo e + curto) e a distância dos Cumulonimbus por vezes é muito enganadora.

18:00 (17:00 UTC)
celag8.jpg


19:00 (18:00 UTC)
satrk5.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A festa de hoje começou no triangulo Coimbra - Castelo Branco - Guarda.
Ainda é muito cedo e os dias são mais longos. Tem muito tempo para desenvolverem.

13:00 (12:00 UTC)
instmw1.jpg


Reparem também nas curiosas formações de nuvens no litoral.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Aqui por Melgaço é impossível termos trovoada hoje. O vento faz-se sentir de maneira moderada o que anula qualquer hipótese de convectividade. Além disso a temperatura parece-me demasiado baixa para termos festa 22,9ºC :sad:

Boa sorte para os membros de outras localidades :thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Há 1 hora atrás havia 3 zonas distintas:

1) Zona a este da Guarda, junto à fronteira, desde o Sabugal até Almeida.

2) A zona de Moimenta da Beira, Sernancelhe, Meda, Marialva e Vila Nova de Foz Coa.

3) E finalmente uma pequena zona menos activa, na zona de Valpaços.

traf1.jpg


lis070519133026.jpg


cbez3.jpg


Olhando para a direcção que as células tomam, espero que os nossos muitos foristas de Bragança tenham finalmente hoje alguma sorte, pois o CB da zona Foz Coa ainda apresenta um nucleo muito forte.