Seguimento - Março 2008

jose leça

Cumulus
Registo
4 Nov 2006
Mensagens
337
Local
Boavista (75m ), Porto
Boa noite.

Tive uma máxima de 16,3ºC e mínima de 10,1ºC. Pouca precipitação, cerca de 2mm no aeroporto, e o vento soprou moderado de NW, com rajada de 43Km/h.

Sigo com 10,6ºC e 96%HR, céu encoberto e vento fraco de SE
 


Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,224
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Neste momento ainda tenho 11,6ºC...

Interessantes algumas variações de temperatura, vento, humidade e pressão de hoje:hehe:

00:00 - 10,3ºC - 0,3 km/h-10,3ºC - 84% - 1021 hPa
03:00 - 10,3ºC - 3,6 km/h-10,3ºC - 83% - 1021 hPa
06:00 - 10,3ºC - 3,6 km/h-10,3ºC - 84% - 1022 hPa
(...)
12:00 - 15,0ºC - 5,4 km/h-15,0ºC - 73% - 1023 hPa
15:00 - 15,0ºC - 6,1 km/h-15,0ºC - 64% - 1022 hpa

:hehe:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
A temperatura está constantemente a saltar entre os 10,4 ºC e os 10,5 ºC.
A humidade relativa está nos 74 %, a pressão nos 1022,8 hPa e o vento nos 5 km/h de ONO, chegando pontualmente aos 10 km/h.
O wind chill está nos 10,5 ºC, o ponto de orvalho nos 6 ºC e o índice de calor também nos 10,5 ºC.
A minha estação prevê ainda céu nublado com possibilidade de aguaceiros dentro de 24 a 48 horas.
Pode ser que hoje à tarde estreie o pluviómetro. :)
 

João Esteves

Cumulus
Registo
19 Out 2005
Mensagens
148
Local
Lisboa
Boas Noites!

No inicio da semana passada fui dar uma voltinha à serra da Estrela para espairecer. :) Na zona da Lagoa Comprida, ao dar um passeio nas imediações deparei-me com uma estação meteorológica ali instalada, da qual não tinha conhecimento. Procurei alguma referência na vedação ou junto dos próprios sensores relativa a uma entidade que eventualmente fosse responsável pela sua gestão, mas não encontrei nada. Alguém sabe da existência desta estação e conhece a entidade que a gere? Será que a informação recolhida está disponibilizada online em alguma página da web? Sempre era mais um ponto interessante e alternativo às penhas douradas...

img0624gj9.jpg


Neste momento sigo com:

Portela 12.2º / 73%
Nisa 8.3º / 84%

Mais uma noite tranquila...
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Olá, João Esteves. :)
Penso que é propriedade do I.M., pois sai como referência nos relatórios mensais.


Já tens uma Davis a 2,5 km de ti.
Agora sim, consigo fazer comparações com a maior fiabilidade. :)
Só mesmo por curiosidade, tenho 1022,5 hPa, acertei com os valores do aeroporto ao final da tarde e, mesmo assim, parece que tens valores demasiado baixos.
Será apenas impressão minha ?


Cumprimentos ! :)
 

João Esteves

Cumulus
Registo
19 Out 2005
Mensagens
148
Local
Lisboa
Olá, João Esteves. :)
Penso que é propriedade do I.M., pois sai como referência nos relatórios mensais.


Já tens uma Davis a 2,5 km de ti.
Agora sim, consigo fazer comparações com a maior fiabilidade. :)
Só mesmo por curiosidade, tenho 1022,5 hPa, acertei com os valores do aeroporto ao final da tarde e, mesmo assim, parece que tens valores demasiado baixos.
Será apenas impressão minha ?


Cumprimentos ! :)


Olá Daniel!

Antes de mais, muitos parabéns e boa sorte para a usares ;) !
Acho que não, neste momento tenho 1022.0 o que é bastante próximo do teu valor. Poderão sempre existir também pequenas variações a nível local... De qualquer modo eu estive agora a verificar e por acaso o valor indicado pelo IM para as 00h de hoje é de 1022.8 hpa que foi exactamente o valor que marcaca a minha à mesma hora (tb é raro ser exactamente igual / tive sorte agora :D).
Eu de meses a meses costumo verificar se existem diferenças significativas na pressão e em caso afirmativo volto a calibrar a estação. Mas normalmente não é necessário, até porque os sensores da Davis, como vais ter oportunidade de perceber, são geralmente muito precisos.

Só mais uma pergunta, não tens os dados da estação nos programas de partilha , wunderground, cwop, etc... ? ou ainda estás a afinar o sistema?

Cumprimentos
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Bom dia!

Extremos de ontem:

Tmin 10,3ºC
Tmax 15,5ºC

A mínima desta noite foi registada por volta das 2h (11,6ºC). A partir daí sempre a subir. O vento que ontem ainda se fez sentir hoje está para já muito calmo... A pressão está em 1020 hPa e o céu apresenta-se muito nublado! Para já ainda não chove, sendo que ontem ao final do dia se registaram alguns aguaceiros fracos.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Só mais uma pergunta, não tens os dados da estação nos programas de partilha , wunderground, cwop, etc... ? ou ainda estás a afinar o sistema?

Cumprimentos


Não tenho os dados na Internet porque não tenho datalogger.
Se o tiver, só será lá para Setembro.
Agora, ando a tomar atenção aos registos da estação e a fazer pequenas afinações, mas já está tudo a funcionar em pleno. :)
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,224
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bom dia:D

Durante a noite choveu:D (o chão ainda tem algumas partes (a sombra) molhadas:p) mas não registei
A minima...foi a mais alta do mês, com 11,8ºC registados pouco depois da meia-noite...

Neste momento tenho 15,8ºC, Humidade a 69%, Pressão a 1022 hPa e vento moderado, soprando sempre acima dos 10 km/h, chegando, por vezes acima dos 20 km/h:)