Seguimento Marítimo 2014 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Há quanto tempo sopra vento com componente norte...

8fava82.jpg


Fonte: http://www.wunderground.com/history/airport/LPPR/2014/6/28/MonthlyHistory.html?

E as temperaturas, "ao rubro", "sempre a subir"...

RLkabSy.jpg

Não basta verificar se o vento tem componente de Norte. É preciso também ver com que intensidade soprou. Analisando bem o gráfico de vento que aí colocas, está de acordo com a evolução da temperatura. Ora vejamos:

Dia 5 a 10: Vento Sul moderado (30-40 km/h), logo com bastante downwelling, acelerando o aquecimento das águas.

Dia 10 a 15: A componente é Norte mas o vento é muito fraco (<20 km/h) e só acontece à tarde (brisas). Não é suficiente para criar upwelling, por isso a água continua a aquecer, embora um pouco mais lentamente.

Dia 15 a 18: Temos componente de Este durante os picos de vento (30 km/h). Continua a não haver condições para upwelling.

Dia 18 até hoje: Vento muito variável, com alguns episódeos de Sul que correspondem aos picos de vento. Quando há componente Norte, o vento é quase nulo. Sem condições para upwelling, águas a aquecer ainda mais.

A temperatura da água só vai descer quando se instalar um padrão de nortada na costa ocidental, isto é, durante alguns dias e com alguma intensidade (ventos >20/30 km/h).
 
  • Gosto
Reactions: AnDré


Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Estamos a dizer mais do mesmo. Da outra vez porque quis acrescentar que as temperaturas da água do mar não "disparam", e, desta vez, que o vento com componente norte não "cessou".

Mais logo, deixo uns gráficos de temperatura em profundidade.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
É necessário algum tempo para ocorrer uma alteração da temperatura. Além disso, o oceano tem grande capacidade de calor latente.

Sim, é verdade, e de facto a variação da temperatura da água do mar (excepto da camada mesmo junto á superfície) é "indirecta". O aquecimento/arrefecimento da massa de água é extremamente lento e mal se nota. Nisso estamos de acordo.

Mas as variações bruscas que notamos são mudanças ou "substituições" da massa de água. Não é água a arrefecer por causa do vento, mas sim água fria já existente em profundidade a vir à superfície durante os episódios de upwelling.
Assim como a água não está a aquecer de um dia para o outro no caso contrário de ventos de sul e tempo quente, mas sim está a ser transportada a água que já está mais quente em alto mar para junto da praia quando é cessado o upwelling.

Portanto o argumento da capacidade de reter temperatura da água não impede em nada o rápido "aquecimento" ou "arrefecimento" dependendo do vento. Em rigor, nem deveríamos chamar isso, mas sim variação da temperatura da água em determinado local, daí as aspas, lembrando que é mais uma substituição de massa de água.

É por demais evidente a relação entre a direção do vento e a sua intensidade com o fenómeno de upwelling. E como disse o Jorge, a eficiência da Nortada em causar upwelling depende naturalmente da sua intensidade, não só da direção. Já assisti a mudanças drásticas da temperatura nas praias do Sotavento, de esta estar bem morna numa tarde, e na manhã seguinte estar completamente gelada, graças a mudança do padrão sinóptico e intensa noite de vendaval de NW (que apesar da diferente orientação da costa nessa zona ainda é suficiente para empurrar a água rapidamente para SE e causar upwelling intenso).

Outro detalhe:
Atenção que na última figura estás a mostrar outra escala temporal completamente diferente, relativas a escalas mensais, completamente incomparáveis com escalas diárias como na discussão anterior...

Claro que a escalas de tempo maiores o ciclo anual da radiação solar é dominante, assim como muitos outros factores que podem influenciar anomalias positivas ou negativas da temperatura da água do mar, como se vê em mapas de anomalia da SST.
Agora a escalas de tempo de dias/semanas o upwelling/downwelling é dominante junto ás costas, não há volta a dar. E também com séries longas é fácil relacionar a frequência de dias de Nortada com a intensidade do upwelling, e até utilizando apenas as direções dominantes tendo em conta a sinóptica, como aqui p.ex:

http://idlcc.fc.ul.pt/pdf/AMR_CWT_upwelling_CSR_2013.pdf
 
  • Gosto
Reactions: luky e Paelagius

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Duas pessoas morrem na ilha do Faial depois de arrastadas por uma onda

Duas pessoas morreram na ilha do Faial, no domingo à noite, depois de terem sido arrastadas por uma onda quando pescavam em rochas à beira-mar, disse à agência Lusa o capitão do porto da Horta, Diogo Branco. As vítimas são um homem de 28 anos e uma mulher de 26, que estavam a pescar, com o pai dele, perto do Porto do Salão, na ilha do Faial, nos Açores.
Os três foram arrastados por uma onda. Os homens conseguiram agarrar-se às rochas, mas a mulher foi arrastada para o mar, tendo o namorado tentado salvá-la, acabando os dois por morrer, segundo Diogo Branco.

DESTAK
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
Infelizmente as bóias ondógrafo da Madeira não se encontram disponíveis este Verão devido aos danos causados durante as tempestades marítimas de Inverno. As bóias embarcaram há algumas semanas no navio Gago Coutinho para reparação em Lisboa.

Tenho seguido com interesse a discussão em torno dos factores que influenciam a temperatura da água do mar no continente. Em relação à Madeira quais são condições (vento, ondulacão, profundidade, etc) que favorecem dias com água mais quente? É possível aceder a alguma base de dados diária de temperatura agua do mar nos ultimos anos?

Obrigado
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Duas pessoas cairam numa ravina no Cabo da Roca

Duas pessoas caíram hoje ao final da tarde numa ravina no Cabo da Roca, Sintra, disse à Lusa o comandante da capitania do porto de Cascais.

O comandante Dário Moreira disse ter recebido o alerta cerca das 19:15 para socorrer duas pessoas que caíram numa ravina junto ao farol do Cabo da Roca, "num local de muito difícil acesso".

Fonte da Proteção Civil indicou que no local do incidente estão 17 elementos dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme, com cinco veículos, elementos do INEM e da Polícia Marítima de Cascais.

O comandante adiantou que o socorro às vítimas está a ser efetuado por "terra, mar e ar", tendo sido acionada também uma lancha salva vidas e um meio aéreo da força Aérea Portuguesa.
Os bombeiros de Almoçageme não adiantaram pormenores, dizendo apenas que as pessoas não caíram à água.

Fonte:http://www.dn.pt/inicio/portugal/in...071754&utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook
 

Paelagius

Nimbostratus
Registo
27 Set 2013
Mensagens
1,521
Local
Porto
Boa tarde,

Espero que estejam a usufruir de umas boas férias e que não tenham levado com a muita areia reposta pelas dragas (ou pelas nortadas > 20/30(?) km/h capazes de promover o upwelling) :hehe:

Retomando o debate anterior, e comparando os valores anteriores com os de agora, o que têm a dizer sobre os valores de temperatura da água baseados na influência da direcção e intensidade do vento? E a direcção da corrente no transporte no plano horizontal?