Seguimento Marítimo 2016 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
A Costa da Caparica ainda tem areia?

Na Costa, a praia vai sempre perdendo alguma areia gradualmente. Hoje ainda tem umas boas praias e o estado global está longe de ser tão grave como já foi, mas não impede o mar de galgar o paredão numa boa tempestade, conjugado com marés vivas... vamos ver como se vai comportar na madrugada de Segunda para Terça.

Como já estava à espera, desagravou um pouco, mas ainda assim é preciso ter bastante atenção devido à grande amplitude da maré e ao período da ondulação. Muita atenção nas zonas tipicamente mais vulneráveis, por exemplo Furadouro, Esmoriz...
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Contínuo sem perceber o "ordenamento do territorio" deste país, podem pôr toneladas de areia que ela desaparece logo... Enfim.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Segundo o IPMA, a partir das 18 horas de amanhã até às 11:59 de terça, na faixa litoral de Lisboa a Viana do Castelo estará sob aviso laranja.
Passo a citar " Ondas de noroeste com 5 a 6,5 m podendo atingir os 9 a 11 metros de altura máxima"

Posto isto, mar valente, de facto run apos run do gfs a altura da ondulação foi caindo, ainda assim, perspectivam-se ondas jeitosas.
O pico da maré cheia será de madrugada, a protecção civil e policia maritima que estejam atentos aos locais mais vulneráveis a galgamentos.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A protecção civil de Mafra já adoptou algumas medidas de prevenção encerrando o acesso a algumas praias, muito bem, como sempre.




Por aqui, devem encerrar o paredão.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Aqui na minha zona,o mar causou alguns estragos, nomeadamente na muralha do paredão, e na estrutura de madeira de um bar, em Cascais.

BW5lwaR.jpg
 

Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
Alguem sabe se existe algum mapa/site com a temperatura media anual da agua do mar em Portugal?

Obrigado.


Ola LuisFilipe,

Sim, podes encontrar a informação de temperatura da agua do mar aqui:

http://www.seatemperature.org/europe/portugal/

Clicar no nome da cidade, em seguida, no mês, e mostra-lhe a temperatura do mar média, a temperatura do mar mais alta e a temperatura do mar mais baixa. Bastante boa informação.

"Estes números são calculados a partir de vários anos de dados gravados e são as temperaturas máxima, mínima e média de todos os anos gravados".

Mas, como eu encontrei sempre, se você realmente quiser saber a temperatura exata do mar, e melhor ir nadar com um termômetro.
 
Última edição:

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Obrigado amigo, era exactamente isto que precisava.:thumbsup:

E como eu calculava, a temperatura do mar está bem abaixo para a época, em abril ja começa a subir para os 15...16Cº, e no entanto continua nos 12ºC, isto na Figueira da Foz.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Obrigado amigo, era exactamente isto que precisava.:thumbsup:

E como eu calculava, a temperatura do mar está bem abaixo para a época, em abril ja começa a subir para os 15...16Cº, e no entanto continua nos 12ºC, isto na Figueira da Foz.
Em Lisboa já devia estar acima dos 16ºC, mas o Atlântico está a passar por muita instabilidade pelo que é aceitável estas temperaturas, está tudo com 1 mês de atraso.
 

Nordico

Cirrus
Registo
17 Jan 2016
Mensagens
42
Local
Lisboa, Portugal
Obrigado amigo, era exactamente isto que precisava.:thumbsup:

E como eu calculava, a temperatura do mar está bem abaixo para a época, em abril ja começa a subir para os 15...16Cº, e no entanto continua nos 12ºC, isto na Figueira da Foz.

De nada, amigo.

Há também um sítio que exibe as temperaturas do mar, medido por bóias.

http://www.hidrografico.pt/boias-ondografo.php

Na parte inferior da página Hidografico, podes clicar no botão ' Graficos ' e dá-lhe mais opções , por exemplo: Parâmetros : e selecione Temperatura e Período : selecione o período que desejas.

Mas acho que a temperatura do mar é mais morna perto da costa, mas isso muda constantemente.

Não em Figueira da Foz , mas no sul de Lisboa , na Fonte da Telha , em agosto de 2015, eu banhava no mar com meu termômetro digital. A agua foi fria, 16c. Vinte e quatro horas mais tarde, exatamente na mesma praia, a água era 22c.
Mas IPMA e no website bóias , eles só previu 18c no dia em que eu medido com o meu próprio dispositivo que o mar estava 22c.

Embora, essas bóias são uma longa distância da costa. Eu medi a bóia Leixões e é 12 milhas da terra. Hoje, mede 12.3°C, a bóia situe-se a profundiade de 83 metros. Podes ver a localização da bóia Leixões aqui:
https://www.google.co.uk/maps/place/41°19'00.0"N+8°59'00.0"W/@41.2789991,-8.9647373,11.5z/data=!4m2!3m1!1s0x0:0x0

Lembro-me de nadar na praia sul de Figueira da Foz em setembro de 2013. Todo mundo da minha cidade de país Arganil disse que o oceano seria provavelmente frio, mas o mar estava deliciosamente morna, mas apenas muito agitado.