Seguimento Marítimo 2017 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)



4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Boas a bóia de faro ontem chegou aos 26.5 um verdadeiro caldo.
Aqui pelo oeste apesar da temperatura da água ter subido até aos 18 graus torna se difícil entrar na água já que o sol aqui tem sido difícil de encontrar. Tenho tido maus dias de praia infelizmente.

Bem gostava que a minha semana de férias por lá pudesse ter sido nesta semana e não na anterior (12-19).. :hehe:

Com a nortada a dar tréguas nestes últimos dias de Agosto devido ao afastamento do AA (para já temporário) e à cut-off a oeste de PT, a temperatura da água do mar junto à costa ocidental vai subir um pouco como é normal nesta altura.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
Bem gostava que a minha semana de férias por lá pudesse ter sido nesta semana e não na anterior (12-19).. :hehe:

Com a nortada a dar tréguas nestes últimos dias de Agosto devido ao afastamento do AA (para já temporário) e à cut-off a oeste de PT, a temperatura da água do mar junto à costa ocidental vai subir um pouco como é normal nesta altura.
Esteve pouco vento nessa semana mas o sol pouco aparecia tornado desagradável a presença na praia.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Tenho por hábito, de quando em vez, dar uma corrida no caminho marítimo de Oeiras, e terminar com um mergulho no mar. E este é provavelmente o Setembro em que apanho a água do mar mais gelada.

Nada a ver com o mês de Abril e Maio, em que a água estava surpreendentemente quente.

A nortada este ano, gelou completamente a faixa costeira ocidental. E parece que não há meio de vir uma corrente de sudoeste.

Enviado do meu SM-G361F através de Tapatalk
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
@AnDré realmente, não está muito favorável. Este ano só apanhei um dia de Praia na Caparica com a água a 19ºC.

sst-zona4-2017-09-26T1800.png


Alguém quer ir a banhos à Foz do Douro ? :p

sst-zona1-2017-09-26T0000.png
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Verdade, um mês de Setembro digamos normal, a nortada já tinha caído e teríamos então vários dias com vento de SO, sem precipitação, e consequente disparo da temperatura do mar.
Tem estado muito vento, só eu sei as porradas que levo de vendaval nas voltas de bike.
Ainda assim nos próximos talvez vá dar uns mergulhos a Cascais, estando a água fria, a solução é nadar. :D
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Boas. Realmente é uma situação "interessante" esta da temperatura da água do mar.
Este fim de Verão/início de Outono está com uma anomalia bem negativa junto à nossa costa, associada à situação persistente anticiclónica e de nortada. É possível que isto crie um certo ciclo vicioso em relação ao tempo seco.
Já vários membros neste fórum têm feito uma relação entre as SST's e a situação sinóptica no Atlântico. Lembro-me que o @StormRic o fazia regularmente no seguimento da previsão do tempo.

LHeOIev.gif

Ou seja, um início de Outono duplamente simpático é aquele com nortada fraca ou inexistente (vento mais do quadrante SW) em que as águas do mar nas praias do oeste estão com os normais 20ºC desta altura, excelente para os últimos dias de praia e para receber a instabilidade. Nada do que se passa este ano.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/calor-obriga-a-precaucao-nas-praias

Esta forma, de ter datas para tudo, tem que acabar e começarem a adaptarem-se à realidade. As praias não terem vigilância, porque a época balnear acabou é uma vergonha. O município de Albufeira já está mais realista com a época balnear a começar a 15 de Maio e a acabar a 15 de Outubro. Tal, como, a época dos incêndios, esta é mais uma coisa que não faz o mínimo sentido.

Vamos ver, quantos vão morrer nas praias, neste fim de semana prolongado, por falta de vigilância. O exemplo disso, foi em Maio e Junho deste ano.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Cá em Cascais ,prolongaram face ao estado do tempo e a presença de muitos turistas.

É o que faz mais sentido. Se querem turismo no Algarve todo o ano, têm que dar condições de segurança às pessoas, acabar a época balnear a 30 de Setembro, quando estão previstas temperaturas a rondarem os 30ºC e não haver nadadores salvadores nas praias algarvias é um erro crasso e não é só este ano, em anos anteriores faz calor nesta altura do ano e as praias têm pessoas mas sem segurança. Até, a água do mar está mais convidativa a mergulhos do que em Setembro com 22ºC. :D
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Dias perfeitos de praia, hoje, mais um.

Carcavelos
18 horas

A água perfeitamente suportavel, estava a 18ºC, alias tendo em conta os 16ºC no inicio da ultima semana, sente-se perfeitamente a diferença.
Felizmente amanhã vamos ter dia com vento de Sul/Sudoeste.