luismeteo3
Furacão
Na RTP1 à hora de almoço deram uma reportagem onde mostraram tudo inclusive entrevistaram esse surfista no fim.Parece? Não comprovam!? Hum estás um bocado enganado, surfou mesmo, procura bem a algumas imagens mostram bem isso!

Na RTP1 à hora de almoço deram uma reportagem onde mostraram tudo inclusive entrevistaram esse surfista no fim.Parece? Não comprovam!? Hum estás um bocado enganado, surfou mesmo, procura bem a algumas imagens mostram bem isso!

Todos eles são uns heróis, já tive a sorte de assistir ao vivo a tudo aquilo que fazem e ontem logo ontem não consegui estar presente, mas eles são enormes! Além da coragem toda que teem para la estar dentro no meio daquelas montanhas com toneladas de água, conseguiriam (grande responsável o Mc Namara) fazer mais por este país que muitos que andam aí de papo cheio!Na RTP1 à hora de almoço deram uma reportagem onde mostraram tudo inclusive entrevistaram esse surfista no fim.![]()
Sim, concordo em absoluto. Portugal ficou muito conhecido através das ondas gigantes divulgadas pelo Mc Namara. Agora a Nazaré tem sempre movimento.Todos eles são uns heróis, já tive a sorte de assistir ao vivo a tudo aquilo que fazem e ontem logo ontem não consegui estar presente, mas eles são enormes! Além da coragem toda que teem para la estar dentro no meio daquelas montanhas com toneladas de água, conseguiriam (grande responsável o Mc Namara) fazer mais por este país que muitos que andam aí de papo cheio!
À uns anos atrás Nazaré a esta altura estava parada sem ninguém sem dinâmica perdida no inverno pois no verão e o que se sabe, hoje conseguem ter turistas o ano inteiro, que bem podem agradecer a estes monstros loucos que enfrentam aquelas montruosas paredes de água!
Parece? Não comprovam!? Hum estás um bocado enganado, surfou mesmo, procura bem a algumas imagens mostram bem isso!
É impossível porquê? Há alguma limitação matemática que diga a altura máxima das ondas?será matematicamente possível uma onda de 35 metros conforme se fala? mesmo com o galgamento do canhão. É quase impossível.
Pelo que sei, é muito complexa essa interpretação matemática (Link)devido à complexidade dos parâmetros que afetam o que acontece fisicamente nas ondas especialmente na costa (velocidade e direção dos ventos , morfologia dos fundos oceânicos e das zonas costeira, etc.). Mas sabemos o motivo da formação de ondas caracterisitcamente tão grandes. Já agora, elas ocorrem no Inverno devido à mudança do "perfil" morfológico da praia https://en.wikipedia.org/wiki/Coastal_morphodynamics (dissipativo no inverno).É impossível porquê? Há alguma limitação matemática que diga a altura máxima das ondas?

de Zarauz (Guipúzcoa)
Tremendo el vídeo nocturno de Zarauz (al principio). Las olas reventando sobre las casas
Entre 4ª feira e Domingo, a ondulação andará sempre entre os 4 a 7 metros, vai ser duro para as Ilhas Barreira e especialmente a Praia de Faro, aliado com a forte ondulação com as marés vivas.
Muita atenção à ondulação nos próximos dias. Vai atingir zonas da costa portuguesa muito pouco habituadas a situações de tal intensidade. Se a direcção fosse a habitual (NW) julgo que não iriam existir situações muito problemáticas, porém esta vai ser marcadamente de SW, atingindo então com força quase total zonas como a linha do Estoril, Sesimbra e costa algarvia. São esperadas alturas significativas entre 4 a 7 metros durante quase uma semana, com amplitudes de marés muito grandes. As alturas máximas das ondas poderão superar os 10 m. A somar a isso temos baixa pressão atmosférica, o que por exemplo na Quinta feira poderá aumentar o nível do mar em cerca de 40 cm a mais relativamente ao normal, e vento forte de SW que poderá ainda amplificar o efeito de storm surge.
![]()
![]()
![]()
Particular atenção a Sesimbra, já lá moro há cerca de 13 anos e julgo ser a situação mais severa que me lembro. Há muito pouco areal entre o mar e a marginal, com várias lojas perto. Aconselhava a serem tomadas precauções pois o mar certamente irá galgar a parede. Lembrem-se que Sesimbra está habituada a ter mar flat em 95% dos dias do ano, e quando não o está é geralmente pouco significativo.
A costa algarvia também será castigada, atenção à erosão costeira que poderá significar uma semana de temporal de W/SW.
https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/1639Apesar de tudo a situação mais severa de que tenho memória ocorreu em 95 ou 96 quando o mar engoliu a península de Cacela. Hoje seria muito mais grave pois por razões mal esclarecidas abriram uma Barra perto da Manta Rota, o que destruiu ainda mais o que restava da península.
