Seguimento Marítimo 2024 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc.)

Até para as praias da AML, à hora de maior calor atmosférico, haverá temperaturas superficiais oceânicas a baixar dos 14,5ºC, no litoral de de Sintra-Cascais, e dos 16ºC na Caparica.

SST-Lx_20240904_0905-15.webp

Enquanto o Sotavento se regala com 22-23ºC

SST-Faro_20240904_0905-15.webp

Mais uma semana de nortada em perspectiva, com o upwealling a baixar ainda mais a temperatura da água na costa ocidental.
Nem o barlavento escapa.

Previsão para 5ªfeira ao meio-dia:

1725877194059.webp

No litoral norte, nos próximos dias a temperatura da água do mar vai andar nos 12-13ºC.

Anomalia negativa impressionante prevista para o final da semana, nomeadamente sábado:
W6Dq4R1.png

Parece que este ano nem caldinho há em setembro. Claramente um sinal de que também não há qualquer tipo de instabilidade por estas bandas.

Peço desculpa a todos os que confiaram quando eu disse que a melhor altura para fazer praia no Litoral Norte era meados de Setembro. Há literalmente zonas do Alaska onde o mar está mais quente do que em Matosinhos.

Normalmente costuma ser em Setembro que temos a melhor temperatura da água na Costa Ocidental, mas este ano está a ser diferente. :cold::cold::cold:

Anomalia negativa impressionante prevista para o final da semana, nomeadamente sábado:
W6Dq4R1.png

Parece que este ano nem caldinho há em setembro. Claramente um sinal de que também não há qualquer tipo de instabilidade por estas bandas.
A "menina fria" ou será a nova idade do gelo numa praia perto de si. :D

Peço desculpa a todos os que confiaram quando eu disse que a melhor altura para fazer praia no Litoral Norte era meados de Setembro. Há literalmente zonas do Alaska onde o mar está mais quente do que em Matosinhos.
E mais um factor, para esta pasmaceira de tempo continuar.
Assim nem carne nem peixe, nem bom para a praia nem instabilidade.:sono:

Última edição:
Ah valente 10°C, eu virava pinguim. :D
Depois de uma caminhada ao sol no Verão é fácil. Surpreendente é a temperatura nos poços do Zêzere (vale glaciar) manter-se tão baixa. Mas Vale Rossim estava bem melhor (13ºC).

Atenção que isto foi há uns bons anitos atrás (1994) :malandro:

Última edição: