Seguimento Meteorológico - Europa 2024

tucha

Nimbostratus
Registo
29 Abr 2011
Mensagens
709
Local
Alfragide e Olivais Norte
Ver a imensidão destas magníficas florestas de Pinus sylvestris da região com as curiosas formações oferecidas pelos conglomerados silícicos. Duruelo de la Sierra (província de Soria) hoje.

Ver anexo 10114

Ver anexo 10116

Ver anexo 10113



P.S.:
GHzkfiTWwAAlsIL

GHzkfhOWsAAG5JL





E como despedida de boa noite, uma fotografia da sempre bela cidade de Segóvia hoje .


O Alcazar em Segovia com neve, é a foto de uma vida!!!! Aquele edificio que dizem que inspirou o Castelo da Disney no parque na Florida é algo de sublime!!! Já lá estive também mais do que uma vez mas nunca com neve....
O Palacio e os Jardins Reais é como dizes, com ou sem neve, é sempre espectacular mas ver um Palacio cheio dela....Só por isso vale a pena fazer muitos kms para lá se chegar!!
Novamente obrigado pela partilha, amei todos os videos e fotos.
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,063
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Alguem tem ido a manzaneda recentemente? Como sao os acessos ?

Obrigado

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
Já não vou a Manzaneda há pelo menos uns 10 anos mas vendo pelo Street View parece que continua igual. O acesso pelo leste, desde Paradela, é péssimo, estreito e sinuoso, já o acesso pelo oeste, pela Pobra de Trives, é bastante bom. :)
 

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Alguem tem ido a manzaneda recentemente? Como sao os acessos ?

Obrigado

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
Já fui lá várias vezes e este ano também já lá estive (domingo de carnaval). A questão é que nem sempre os acessos estão limpos (só se circula com correntes de neve) para quem sobe por Manzaneda (aldeia). Os acessos por Trives são bastante melhores e geralmente a estrada está limpa não sendo necessária correntes de neve.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,824
Local
Menorca
Em termos de neve, o vale de Pineta (sector oriental do Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido, província de Huesca) tem um aspeto fantástico. Imagens da zona do Parador (1290 m) anteontem com as grandes paredes do vale e os impressionantes canais de descarga de avalanches.

f6e7624583721d5e97df7a154bcc2182.jpeg


1fd017c33c28e81ec090a54cea921310.jpeg


5d32285046b5bc0efde48d26afee0b24.jpeg


2cc7c0d7060f74f23439b60bef0196eb.jpeg


Autor: neubrin. Fonte: ClimayNievePirineos.


Webcam do sector central do vale, 6 km a leste do Parador

2efbedb533c87d4aa6f3761163a85cb1.jpg



P.S.: E parece que muito mais neve (>1,1 m de neve nova) está a chegar à zona...

canvashvt2.png


canvaszca5.png


canvasals3.png
 
Última edição:

tucha

Nimbostratus
Registo
29 Abr 2011
Mensagens
709
Local
Alfragide e Olivais Norte
Em termos de neve, o vale de Pineta (sector oriental do Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido, província de Huesca) tem um aspeto fantástico. Imagens da zona do Parador (1290 m) anteontem com as grandes paredes do vale e os impressionantes canais de descarga de avalanches.

f6e7624583721d5e97df7a154bcc2182.jpeg


1fd017c33c28e81ec090a54cea921310.jpeg


5d32285046b5bc0efde48d26afee0b24.jpeg


2cc7c0d7060f74f23439b60bef0196eb.jpeg


Autor: neubrin. Fonte: ClimayNievePirineos.


Webcam do sector central do vale, 6 km a leste do Parador

2efbedb533c87d4aa6f3761163a85cb1.jpg



P.S.: E parece que muito mais neve (>1,1 m de neve nova) está a chegar à zona...

canvashvt2.png


canvaszca5.png


canvasals3.png
Espectacular..e que venha ela!!
Mais um local que conheço, e onde estive no Outono, (com cores brutais de natureza!!) sem neve nenhuma, claro, e com dias lindos de Sol e um frio brutal também ehehe já de manha e á noite...
A paisagem é simplesmente fabulástica e com neve nem quero imaginar...
Portanto vou continuar aqui a seguir o post...
P.S. Riano no outro dia ficou-me no pensamento eheheh e estou aqui com a ideia louca de talvez ir lá este fds...
Aqui os meninos do país vizinho estão a prever neve para Domingo e Terça...
Qual é a vossa opinião, acham que no Sabado já poderá nevar???


Vamos a ver...!
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,971
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
P.S. Riano no outro dia ficou-me no pensamento eheheh e estou aqui com a ideia louca de talvez ir lá este fds...
Aqui os meninos do país vizinho estão a prever neve para Domingo e Terça...
Qual é a vossa opinião, acham que no Sabado já poderá nevar???
Muito provável. A cota de neve rondará os 900 mts, pelo que Riaño ficando a 1130 mts é previsível neve.
Mesmo que aos 1100 mts não neve, de certeza que a neve rondará a localidade, sendo bom para a deslocação automóvel.
O senão é o nevão cair e fechar tudo ou ser mesmo impossível chegar lá.
A cota no sábado pode levar a nevões e cortes de itinerários principais na zona de Castela e Leão.
 

tucha

Nimbostratus
Registo
29 Abr 2011
Mensagens
709
Local
Alfragide e Olivais Norte
Muito provável. A cota de neve rondará os 900 mts, pelo que Riaño ficando a 1130 mts é previsível neve.
Mesmo que aos 1100 mts não neve, de certeza que a neve rondará a localidade, sendo bom para a deslocação automóvel.
O senão é o nevão cair e fechar tudo ou ser mesmo impossível chegar lá.
A cota no sábado pode levar a nevões e cortes de itinerários principais na zona de Castela e Leão.
A AEMET, mudou as previsões e colocou agora só neve na Terça Feira, dia 12...
Ou estou a ver isto mal??


Pois, a questão e o probelma também é esse, se fecham as estradas, e eu nem sequer tenho correntes e a ficar não ficarei a dormir lá...
Tenho que pensar bem no assunto...

Obrigado desde já pela resposta e opinião. :thumbsup:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,971
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
riano.png

É uma previsão automática, se a cota de neve é de 900 mts e Riaño fica a 1130 mts, alguma coisa não bate certo...
Se reparares, toda essa zona estará em aviso amarelo por queda de neve acima dos 900 mts, entre as 00h e as 18h de sábado.
 

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
396
Local
Amadora
Não me entendo muito bem com a app da Aemet.

Recomendam alguma outra app, vou ter de andar de olho sobre serra nevada.

No próximo fds vou lá mas só se não houver previsões de queda de neve.
 
  • Gosto
Reactions: Aine

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,063
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Não me entendo muito bem com a app da Aemet.
Na análise das previsões da AEMET é preciso olhar para a cota de neve em determinados períodos horários e perceber qual é a altitude de um determinado local específico (o que é possível fazer através do Google Maps ou do mapa topográfico online). Já fiz isso imensas vezes e nunca falhou. :D
 

tucha

Nimbostratus
Registo
29 Abr 2011
Mensagens
709
Local
Alfragide e Olivais Norte
Na análise das previsões da AEMET é preciso olhar para a cota de neve em determinados períodos horários e perceber qual é a altitude de um determinado local específico (o que é possível fazer através do Google Maps ou do mapa topográfico online). Já fiz isso imensas vezes e nunca falhou. :D
Tenho que aprender essa tecnica rapidamente, antes que o a Primavera acabe!!! :D :rolleyes:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A AEMET, mudou as previsões e colocou agora só neve na Terça Feira, dia 12...
Ou estou a ver isto mal??


Pois, a questão e o probelma também é esse, se fecham as estradas, e eu nem sequer tenho correntes e a ficar não ficarei a dormir lá...
Tenho que pensar bem no assunto...

Obrigado desde já pela resposta e opinião. :thumbsup:
3ªfeira parece-me dia optimo ;), para viajar.
 

Attachments

  • PrevAemet.png
    PrevAemet.png
    80.1 KB · Visto: 27