Seguimento Meteorológico - Europa 2024

Magnífico aspecto do Aneto (3404 m, província de Huesca) nestes dias. A neve continuará a cair. Os minúsculos pontos são alpinistas tentando chegar ao cume.

GNmQgw5WMAAd32B


 
Última edição:
Não são mais arriscadas do que o normal, as subidas na neve primaveril tardia? Risco de avalanches?

Em princípio, as condições no Aneto continuam a ser boas (temperatura negativa constante) e a neve não transformou.

Temperatura mínima, sensação térmica mínima, temperatura máxima e sensação térmica máxima para hoje e amanhã, de acordo com a AEMET:

Captura de pantalla 2024-05-15 195101.png

Captura de pantalla 2024-05-15 195115.png


Previsão para a semana
Captura de pantalla 2024-05-15 193242.png


É verdade, no entanto, que na primavera avançada é preciso ter um cuidado especial com a neve transformada (conhecida como neve primavera) constante ou durante o dia após a geada nocturna. Caso contrário, as avalanches de neve húmida e os deslizamentos basais, geralmente mais lentos, mas bastante destrutivos, podem ser relativamente comuns.

A consulta da previsão meteorológica e do boletim oficial de avalanches deve ser sempre obrigatória, embora a AEMET deixe de emitir este último a partir de meados de maio, exceto em circunstâncias meteorológicas excepcionais.

De notar que, normalmente, o período do ano em que se registam mais acidentes graves no Aneto é o verão. É a altura em que a maioria dos alpinistas acede à montanha e em que as condições do glaciar são mais perigosas, especialmente no final do verão (e com os verões cada vez mais quentes que temos na Europa), quando parte da neve caída desaparece e todo o gelo vem à superfície, tornando as encostas numa superfície muito perigosa se não se for experiente e não se tiver o equipamento adequado.
 
Em princípio, as condições no Aneto continuam a ser boas (temperatura negativa constante) e a neve não transformou.

Temperatura mínima, sensação térmica mínima, temperatura máxima e sensação térmica máxima para hoje e amanhã, de acordo com a AEMET:
Obrigado, pelos excelentes esclarecimentos! :)
 
Ano hidrológico em curso (a partir de 1 de outubro). Mais de 2500 mm no oeste da Galiza contra entre 10 e 30 mm em partes de Múrcia e Almeria. Diversidade ibérica extrema.

GOXjYBiWwAAjgNs
 
Mais contrastes ibéricos nas temperaturas máximas destes dias de fim de maio

GOa-fLKWMAAc6c5


Bom aspeto das altas montanhas dos Pirenéus. Uma primavera como era até há pouco tempo... Imagens dos maciços da Maladeta (Aneto) e do Monte Perdido

GOQu2qdW8AEkaij


GOVxQZJW8AEBF_U


GOKtVFiXYAAVCkT






 
Nos mesmos dias em que em algumas zonas da Andaluzia a temperatura se aproxima dos 40 °C com mínimas tropicais, na província de Sória... -3,5 °C :D



 
Mais de Albacete

GPtU1NbW0AA2qkQ





Algumas zonas da Catalunha ultrapassaram efetivamente a seca que se arrastava. Abertura das comportas da barragem de Sant Antoni (província de Lérida)

 
Cidade de Múrcia




Límite das províncias de Albacete e Alicante




Calasparra (Múrcia)







Mula (Múrcia)




Alguazas (Múrcia)




Agramón (Albacete)




Registos superiores a 100 mm num curto espaço de tempo em algumas zonas de Múrcia.






Alcoy (província de Alicante)