Seguimento Meteorológico - Europa 2025

Bom dia,

Nas fagnes, é possível que haja neve derretida. Na região onde estou (Gembloux) e na região de Hurricane (Genval), é provável que haja aguaceiros com uma mistura de chuva fria.

Previsão meteorológica para os próximos dias
Última atualização: 15/11 06h00
Situação atmosférica geral
O ar ameno, húmido e por vezes instável que se estende até às nossas regiões será progressivamente empurrado para sul por uma descida de ar polar significativamente mais frio.

A fronteira entre estas duas massas de ar atravessará o nosso país amanhã sob a forma de uma zona de chuva. Na segunda-feira, correntes polares invadirão as nossas regiões. Linhas de aguaceiros associadas a depressões de altitude descerão do Mar do Norte em direção ao nosso país.

Sábado

Hoje, as chuvas ou aguaceiros deixarão o nosso país pelo leste esta manhã. Em seguida, o tempo ficará temporariamente mais seco, com alguns clarões passageiros. Durante a tarde, novas chuvas ou aguaceiros subirão da França. O tempo continuará bastante ameno, com máximas de 11 a 16 graus. O vento será fraco e de direção variável.
Esta noite

Durante a noite, a nebulosidade será abundante e novas chuvas ou aguaceiros subirão a partir de França e do sul do país. O tempo estará nebuloso, com risco de nevoeiro, especialmente a sul do vale do Sambre e do Meuse. As temperaturas mínimas variarão entre 8 e 11 graus. O vento fraco de direção variável soprará do nordeste na parte norte do país e se tornará moderado ao longo da costa.
Domingo

Amanhã, o céu estará muito nublado, com algumas chuvas fracas. As nuvens baixas poderão reduzir a visibilidade pela manhã, especialmente ao sul do vale do Sambre e do Meuse. Com a chegada de correntes mais frias do nordeste, as temperaturas não ultrapassarão os 9 graus nas regiões próximas dos Países Baixos e os 12 graus em Gaume. O vento fraco de direção variável soprará entre o norte e o nordeste em todas as regiões. Por vezes, será moderado no norte e no centro do país.
Segunda-feira

Na segunda-feira, o céu estará instável e algumas aguaceiras provenientes do mar do Norte atravessarão o nosso país; por vezes, poderão assumir a forma de neve derretida nas altitudes do leste. À tarde, os clarões tornar-se-ão geralmente mais amplos no centro do território. A descida das temperaturas continuará, com máximas de 3 ou 4 graus em Hautes-Fagnes e 9 ou 10 graus à beira-mar. O vento virará para o setor norte; será moderado no interior e bastante forte a forte na costa.

Terça-feira

Na terça-feira, após uma noite fria marcada por geadas generalizadas e um início de dia mais seco com clarões no interior, o céu voltará a ficar mais instável, com possibilidade de alguns aguaceiros em alguns locais. Um pouco de neve derretida será novamente possível nos cumes das Ardenas. As temperaturas máximas situar-se-ão entre 3 ou 4 graus nas Hautes-Fagnes e 7 ou 8 graus na costa, com ventos moderados voltando do oeste para sudoeste.

Quarta-feira

Na quarta e quinta-feira, prevemos um céu frequentemente nublado com períodos de precipitação, geralmente sob a forma de aguaceiros. Estes aguaceiros serão numerosos na região costeira, onde por vezes assumirão a forma de chuvas torrenciais e poderão ser acompanhados por trovoadas. Nas alturas das Ardenas, assumirão a forma de neve derretida ou neve que poderá cobrir o solo em alguns locais (à noite ou de manhã). As temperaturas máximas variarão entre 0 ou 1 grau nas Hautes-Fagnes e 6 ou 7 graus nas planícies. O vento, inicialmente de oeste a sudoeste na quarta-feira de manhã, mudará depois para oeste a noroeste; será moderado no interior e bastante forte a forte à beira-mar.

Quinta-feira

Na quarta e na quinta-feira, prevemos um céu frequentemente nublado com períodos de precipitação, geralmente sob a forma de aguaceiros. Estes aguaceiros serão numerosos na região costeira, onde por vezes assumirão a forma de chuvas torrenciais e poderão ser pontuados por trovoadas. Nas alturas das Ardenas, assumirão a forma de neve derretida ou neve que poderá cobrir o solo de branco em alguns locais (à noite ou de manhã). As temperaturas máximas variarão entre 0 ou 1 grau nas Hautes-Fagnes e 6 ou 7 graus nas planícies. O vento, inicialmente de oeste a sudoeste na quarta-feira de manhã, mudará para oeste a noroeste; será moderado no interior e bastante forte a forte à beira-mar.

Sexta-feira

Na sexta-feira, a tendência para aguaceiros deverá diminuir (pelo menos temporariamente), com mais clarões. As temperaturas máximas situar-se-ão entre 0 ou 1 grau nas Hautes-Fagnes e 7 ou 8 graus na costa. As noites serão frias, com geadas generalizadas.

Previsão para 14 dias
O tempo continuará bastante frio, com risco de algumas chuvas, por vezes invernais nas Ardenas. As correntes oceânicas deverão seguir-se com períodos de chuva. As temperaturas deverão subir para cerca de 9 ou 10 graus no centro do país.

Boa noite,

Por aqui a vaga de frio começou ontem à noite, mas hoje ainda esteve mais frio. A temperatura máxima foi de apenas 8ºC e, por volta das nove da noite, a temperatura chegou a descer aos 3ºC. Foi a essa hora que saí à rua para ir comprar coisas e o que eu posso dizer é que abrir o portão do prédio foi quase como entrar num frigorífico. :cold:

Entretanto parece que vai chover nesta madrugada. O vento voltou e, com ele, a nebulosidade, e a temperatura aumentou para uns 5-6ºC. Não fosse pela entrada de "ar marítimo" e a temperatura neste momento já estaria à volta de 0ºC. :unsure:

Agora 0.3° (Gembloux)

Screenshot_20251117_204006_Chrome.webp

Sendo português e sendo este o meu primeiro inverno a viver (temporariamente) nos Países Baixos, este gelo húmido dos últimos dias está a dar cabo de mim - quando saio à rua parece que entro num frigorífico. Simplesmente não estou habituado a ter de lidar com este tipo de tempo na Charneca, porque por lá as temperaturas deste calibre ocorrem quase sempre em contextos de bloqueio anticiclónico (e durante o dia quase sempre acabam por ultrapassar os 10ºC). Temos tido por aqui nestes dias: temperaturas sempre entre os 2 e os 8ºC, humidade relativa praticamente de 100% durante todo o dia e precipitação. Credo... :cold::cold:

Sendo português e sendo este o meu primeiro inverno a viver (temporariamente) nos Países Baixos, este gelo húmido dos últimos dias está a dar cabo de mim - quando saio à rua parece que entro num frigorífico. Simplesmente não estou habituado a ter de lidar com este tipo de tempo na Charneca, porque por lá as temperaturas deste calibre ocorrem quase sempre em contextos de bloqueio anticiclónico (e durante o dia quase sempre acabam por ultrapassar os 10ºC). Temos tido por aqui nestes dias: temperaturas sempre entre os 2 e os 8ºC, humidade relativa praticamente de 100% durante todo o dia e precipitação. Credo... :cold::cold:
É o que mais me custa aqui também. E acredito que aí, mais perto do mar, seja ainda pior. Hoje tem sido um dia frio e chuvoso, mas estao a prever as primeiras neves da temporada para amanha de manha. Vamos ver. Os modelos continuam promissores para Dezembro!

Aqui em Roterdão nada de neve, para já. Somente uma chuva gélida em regime de aguaceiros acompanhada de temperaturas de 2-3ºC. Existe possibilidade de que caia alguma água-neve, mas não espero mais do que isso por aqui. Ainda assim não deixa de estar um frio do catano... :cold:

PS: Já cai água-neve por aqui, com alguma intensidade.

Última edição:
Vocês desculpem, mas aguentar climas frios sem neve (ou onde a neve é rara) é dose! Na Alemanha, frio era o que não faltava, mas neve era até fartar! Um regalo. Às tantas, já nem na 'minha' terrinha Germânica é assim.

Vocês desculpem, mas aguentar climas frios sem neve (ou onde a neve é rara) é dose! Na Alemanha, frio era o que não faltava, mas neve era até fartar! Um regalo. Às tantas, já nem na 'minha' terrinha Germânica é assim.
É mesmo! É o que mais odeio do clima Belga - 2/3C de chuva gelida é horrivel. Ou bem que esteja frio e sol ou que neve com fartura. Infelizmente como dizem os mais velhos aqui, ja nao cai tanta neve como antigamente.