Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,678
Local
Aveiras de Cima
Ia precisamente referir isso, essa é a condição que me faz estar algo céptico em relação ás cotas de 400 metros mesmo sem acumulação.Teria que ser um aguaceiro bem intenso, com nuvens de forte desenvolvimento vertical, para conseguir baixar tanto a cota.

Como o IPMA fala em trovoadas e granizo, terão de ser nuvens bastante activas para baixar a cota e também vai depender da hora do dia a que ocorram os aguaceiros mais intensos..:unsure:

Vamos ver como corre, mas não estou à espera de nada excepcional.

Vejo aí muita malta a embandeirar em arco com as previsões, vamos lá ver se amanha não é tudo corrido a meteoazia! :D

Mas pode ser que surjam algumas células potentes que tragam o frio e conservem alguns flocos de neve até aos 400m, mas também não estou à espera de nada de especial.
 


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Ia precisamente referir isso, essa é a condição que me faz estar algo céptico em relação ás cotas de 400 metros mesmo sem acumulação.Teria que ser um aguaceiro bem intenso, com nuvens de forte desenvolvimento vertical, para conseguir baixar tanto a cota.

Como o IPMA fala em trovoadas e granizo, terão de ser nuvens bastante activas para baixar a cota e também vai depender da hora do dia a que ocorram os aguaceiros mais intensos..:unsure:

Vamos ver como corre, mas não estou à espera de nada excepcional.

Sem dúvida, o problema aqui é mesmo a época em questão. Estou crente que uma ou outra célula mais vigorosa possa mudar esse cenário, mas mais uma vez é o Euro-Milhões..de qualquer maneira pelo menos no período nocturno haverá ar frio instalado q.b. A acção do vento também me está a preocupar..
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Ia precisamente referir isso, essa é a condição que me faz estar algo céptico em relação ás cotas de 400 metros mesmo sem acumulação.Teria que ser um aguaceiro bem intenso, com nuvens de forte desenvolvimento vertical, para conseguir baixar tanto a cota.

Como o IPMA fala em trovoadas e granizo, terão de ser nuvens bastante activas para baixar a cota e também vai depender da hora do dia a que ocorram os aguaceiros mais intensos..:unsure:

Vamos ver como corre, mas não estou à espera de nada excepcional.

É sempre "uma faca de dois legumes" como dizia o outro! :huhlmao::huhlmao::huhlmao:

Se por um lado o aquecimento diurno faz desconfiar de cotas baixas, por outro lado, é o próprio aquecimento diurno que origina convecção mais intensa que poderá criar aguaceiros mais intensos e abaixamentos da cota. Parece quase paradoxal, mas costuma ser sempre assim nesta altura do ano! :)

De qualquer forma, esse aquecimento do solo já está tido em conta nos meteogramas. Mas seja como for, em situações destas de primavera, mais do que nunca, o factor "lotaria" entra em jogo. Muito provavelmente vamos ver cotas muito discrepantes entre vários sítios, Entre aguaceiros fortes se calhar a dar cotas surpreendentes até abaixo dos 400m, como aguaceiros fracos a dar chuva acima dos 600m. Parece-me quase uma certeza numa situação destas.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Também estou cético, porque nunca assisti a queda de neve em cotas muito baixas sem ser em janeiro/fevereiro e após alguns dias/semanas de muito frio instalado à superfície, na sequência de anticiclones siberianos e após a Europa estar literalmente imersa numa vaga de frio.

Contudo, se falarmos em cotas de 500m para cima, aí já não sou cético, é perfeitamente possível, embora pouco frequente já na segunda quinzena de março.

Seja como for, estamos perante um evento meteorológico muito interessante, pouco habitual, e que se resume a uma poderosa entrada polar marítima. Não acontece todos os invernos. Com um aliciante adicional: nesta fase já mais adiantada do ano, o contraste térmico já existente (frio/calor) pode aumentar o potencial da situação.

Vão existir surpresas, desilusões e muito acompanhamento quase ao minuto. Mas por favor não digam que está a nevar quando for somente água-neve ou outra coisa parecida. Tem de ser mesmo neve. :)

Boa sorte para todos. Poucos prejuízos para o setor agrícola, Fiquem bem e apreciem a imagem de satélite do Atlântico Norte. Aquela enorme massa fria, desta vez, é nossa! ;)
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Bem o GFS decidiu colocar agora precipitação na madrugada de quinta. A confirmar-se poderemos assistir a neve à cota 0 no interior!
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Também estou cético, porque nunca assisti a queda de neve em cotas muito baixas sem ser em janeiro/fevereiro e após alguns dias/semanas de muito frio instalado à superfície, na sequência de anticiclones siberianos e após a Europa estar literalmente imersa numa vaga de frio.

Contudo, se falarmos em cotas de 500m para cima, aí já não sou cético, é perfeitamente possível, embora pouco frequente já na segunda quinzena de março.

Seja como for, estamos perante um evento meteorológico muito interessante, pouco habitual, e que se resume a uma poderosa entrada polar marítima. Não acontece todos os invernos. Com um aliciante adicional: nesta fase já mais adiantada do ano, o contraste térmico já existente (frio/calor) pode aumentar o potencial da situação.

Vão existir surpresas, desilusões e muito acompanhamento quase ao minuto. Mas por favor não digam que está a nevar quando for somente água-neve ou outra coisa parecida. Tem de ser mesmo neve. :)

Boa sorte para todos. Poucos prejuízos para o setor agrícola, Fiquem bem e apreciem a imagem de satélite do Atlântico Norte. Aquela enorme massa fria, desta vez, é nossa! ;)

No ano passado aconteceu um evento igualzinho a 27 de Fevereiro e até com mais frio em altura no litoral...

Este será muito parecido, com apenas algumas diferenças, pela altura do ano, pela menor precipitação modelada de manhã (mas boa instabilidade atmosférica mesmo assim) pelo menor frio (1/2ºC a mais faz toda a diferença), portanto mais imprevisibilidade e "lotaria" na precipitação e nas cotas de neve como já referiram. Não arriscaria para o centro menos de 400/500 metros como no ano passado mas quem sabe.
Pena que não vou poder estar na zona de Fátima desta vez :p
Esperemos é que a agricultura não sofra, mas o maior problema é mesmo no interior norte..
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego e jonas

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
No ano passado aconteceu um evento igualzinho a 27 de Fevereiro e até com mais frio em altura no litoral...

Este será muito parecido, com apenas algumas diferenças, pela altura do ano, pela menor precipitação modelada de manhã (mas boa instabilidade atmosférica mesmo assim) pelo menor frio (1/2ºC a mais faz toda a diferença), portanto mais imprevisibilidade e "lotaria" na precipitação e nas cotas de neve como já referiram. Não arriscaria para o centro menos de 400/500 metros como no ano passado mas quem sabe.
Pena que não vou poder estar na zona de Fátima desta vez :p
Esperemos é que a agricultura não sofra, mas o maior problema é mesmo no interior norte..
Mas eu estarei... :p Talvez neve cá.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,944
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Em Janeiro de 2009, quando nevou aqui no Porto e registei uma máxima de pouco mais de 2ºc :cold:, a sinóptica era esta, com todo o País debaixo de uma iso -4 e em algumas zonas -6, a isto acresce o facto de ter sido no início de Janeiro:

archives-2009-1-9-12-1.png


archives-2009-1-9-12-0.png


Isto para mostrar que neste evento falta frio para que neve a cotas realmente baixas.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.