Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O GFS vai ameaçando com alguns aguaceiros e trovoadas para Domingo em especial no interior:
132-574SP.GIF

138-574SP.GIF

132-505SP.GIF


Veremos as próximas saídas, a distancia temporal ainda é grande e tudo pode mudar até lá.
 


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Portanto, toda aquela quantidade de precipitação que estava a ser modelada pelo GFS (Perto de 40mm) para a AML e região Oeste em apenas 2 dias esfumou-se. Se o mês ficar assim é o 1º Abril seco desde que me conheço como pessoa.
Pessoalmente, não me parece que esta previsão de tempo seco seja duradoura mas dadas as circunstâncias e nestes tempos actuais já me calo muito bem calado.

Estamos então assim a curto prazo:

GFS

sMMjZAw.png


gfs-0-144.png


ECMWF

ECM1-120.GIF
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Portanto, toda aquela quantidade de precipitação que estava a ser modelada pelo GFS (Perto de 40mm) para a AML e região Oeste em apenas 2 dias esfumou-se. Se o mês ficar assim é o 1º Abril seco desde que me conheço como pessoa.
Pessoalmente, não me parece que esta previsão de tempo seco seja duradoura mas dadas as circunstâncias e nestes tempos actuais já me calo muito bem calado.

Estamos então assim a curto prazo:

GFS

sMMjZAw.png


gfs-0-144.png


ECMWF

ECM1-120.GIF
O GFS, apenas prevê precipitação acima das 240h, mas estas previsões já estão assim ainda antes de Março terminar, ou seja, está a ser constantemente adiada, neste momento só prevê precipitação a partir de 19/20, se isto continuar assim será um dos meses de Abril mais secos dos últimos tempos pois mesmo com invernos secos, este mês sempre traz algumas surpresas mas este ano parece que não.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
A situação no Baixo Alentejo continua preocupante para não dizer em todo o Alentejo! Este ano só o Algarve se safa. Andamos nesta dicotomia quando chove a Norte pouco chove a Sul e vice-versa. O Alentejo é o grande lesado que praticamente não beneficia de nenhuma situação.
A safa do Algarve este ano foram 2/3 eventos que foram um verdadeiro milagre! No final do mês passado estive na Andaluzia e o cenário não está muito famoso por lá...vi níveis muito baixos tanto dos cursos de água como das barragens inclusive nas zonas montanhosas de Ronda e Grazalema. Entre Sevilha e Granada tudo muito seco e já se via muita rega em funcionamento. Entretanto a última frente, que já faz 2 semanas, pouco descarregou por lá.
Vamos ver como se comportam os próximos tempos que prometem ser secos!
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Quer o ECM, quer o GFS e outros modelos para os próximos tempos não prevêem qualquer precipitação, depois de um inverno seco era só o que faltava termos uma primavera seca também... sei que isto pode mudar de um momento para o outro mas não é o que se prevê.
vamos ver se ainda temos mais alguma rega antes do verão tórrido que está prestes a começar.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Quer o ECM, quer o GFS e outros modelos para os próximos tempos não prevêem qualquer precipitação, depois de um inverno seco era só o que faltava termos uma primavera seca também... sei que isto pode mudar de um momento para o outro mas não é o que se prevê.
vamos ver se ainda temos mais alguma rega antes do verão tórrido que está prestes a começar.
Mas o ECM para o Domingo de Páscoa mostra qualquer coisa, sempre é algo mais do que "nada".
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Dan

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
O ano passado o grande problema dos incêndios não foi só do verão quente como muitos pensam, foi também da primavera chuvosa que fez o mato crescer em força. Com o verão quente e seco secou a vegetação e os incendiários trataram do resto...

Não se pode pensar que quanto mais chover na Primavera menos incêndios há no Verão...
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e AnDré
Estado
Fechado para novas mensagens.