Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
@joralentejano o Rei Santo gosta muito de chuva ;)

Acredito que, depois de tantos adiamentos, quer o GFS, quer o ECM irão finalmente acertar na previsão :p
Apesar de estar algo ausente do fórum, há uma constatação que gostaria de compartilhar convosco: os últimos meses são o exemplo claro que, em termos climáticos, alguma coisa está a mudar.
Sei que haverá quem rebata esta opinião com estudos e análises científicas, dizendo que nada está a mudar e que são só ideias de leigos... Para mim, o que interessa é aquilo que a minha experiência de vida me diz. ;)
Umas vezes sim outras não, já fiz a caminhada com temperaturas de 30ºC e outras vezes com chuva e frio.:p Pode ser que este ano faça um milagre e nos dê alguma chuva porque senão chegamos ao final deste mês sem ver um pingo. Pelo menos, os modelos estão a insistir, coisa que já não se via à algum tempo.
Queres especificar por favor? Para podermos aprofundar o debate...;)
Penso que o que o @Dias Miguel quis dizer é que o clima está a mudar e que este ano tem sido um bom exemplo disso. Concordo mas haverá sempre alguém que diz que não é verdade. Para mim este inverno/primavera já nos mostrou o que poderá vir a ser o nosso futuro clima isto porque foi muito à base de extremos. Chovia em 3/4 dias a média dos meses e depois ficava o resto do mês sem chover e para além disso era muito mal distribuída, numas zonas chovia mais de 40mm e outras ficavam a 0. Nas temperaturas, ultimamente já passamos do inverno para o verão e praticamente já não temos meias estações e tanto o outono passado como esta primavera estão a ser a prova disso!
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Este mês de abril estragou o belo mês de março que tivemos , se isto continuar pelo verão adentro então a seca vai aumentar de intensidade nas regiões do centro e sul , já não basta o verão muito quente que tivemos no ano passado não quero ter outro verão tão quente como o do ano passado , mas prontos nunca se sabe.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e jonas

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
já vi isto melhor... davam chuva na sexta com trovoadas no sábado, só já vejo a chuva na sexta, pelo menos falo para a minha zona, veremos
Acho que é geral, para aqui também já só se prevê chuva sexta e na madrugada de sábado e a quantidade tem vindo a ser diminuída, chegou a ser quase 50mm e agora já é 22mm e duvido que se fique por aqui. :p Entretanto, nesta última saída o GFS cortou no calor que previa para depois do evento, veremos as próximas, só espero que corte como corta na precipitação mas aquilo que menos falta faz é aquilo que vem sempre em força, enfim. :wacko:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Se calhar vamos ter 2 dias de chuva, sexta e sábado e a seguir volta a secura... chove 1 ou 2 dias e depois está semanas sem chover, para já também não vejo calor significativo para a época do ano.
Veremos as próximas saídas.
Basta vir 1 ou 2 dias com vento de leste forte para estragar aquilo que a chuva fez e a isto se resumiu este inverno. O facto de já não haver quase água é devido à lestada porque se não fosse isso se calhar a situação estava um pouco melhor.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.