Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,219
Local
Coimbra
Está generoso o GFS, pelo menos no que refere às temperaturas mínimas.

Previsão para Coimbra
Q90scAN.png
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
se uma bolsa de -12ºC conseguisse passar os pirineus e o cantábrico é que era de ouro... mesmo sendo frio seco.

é que não tenho nenhuma dúvida que chegado ao atlântico português a coisa pegava fogo.

Se entrar uma -8ºC potente-extensa também serve.

Já agora, uma valente caldeirada e sair tipo 2 de Fevereiro de 1954, isso sim, não era ouro, era diamante e nevar a cota zero no Algarve. :rolleyes:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
A previsão de temperaturas a partir de dia 19 está bastante interessante :cold::cold:
uXLBlhM.png

Aqueles quase -5ºC na realidade poderiam vir a ser bem mais baixos. Veremos as próximas saídas.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

weatherbox

Cumulus
Registo
31 Out 2016
Mensagens
117
Local
Ibéria
Porque é um país manifestamente pouco habituado a frio e paralelamente mal preparado?
Não sei daí a pergunta :D

Neste tipo de tempo de ar frio e seco com inversões anticiclónicas os idosos em Portugal morrem às "pallettes", é uma espécie de massacre silêncioso que ocorre. Além de idosos há os outros com patologias como doenças respiratórias, alergias,Etc.
E este ano a estirpe do vírus Influenza é particularmente agressiva, nas morgues dos hospitais acumulam-se os corpos, há uma semana atrás morreram umas 500 pessoas apenas num dia, as urgências de muitos hospitais estiveram muitos dias em quase ou mesmo ruptura. Nas últimas semanas morreram muitas centenas de pessoas.

O virus Influenza, nas suas multiplas variantes, encontra o ambiente perfeito nestas baixas temperaturas para sobreviver mais tempo fora de um hospedeiro e depois a baixa humidade ajuda-o a propagar-se muito mais facilmente pelo ar. É relativamente "normal" nestas circunstâncias acontecer isto em Portugal, acontece de x em x invernos, mas dei como exemplo que este tempo aparentemente monóntono na realidade mata muito mais que centenas de Tornados ou outros fenómenos meteorológicos extremos em Portugal.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Sem querer ser desmancha - prazeres, eu não vejo nenhuma alteração de padrão à vista. Pelo contrário, acho que até se perspectiva um reforço deste padrão para as próximas semanas, com um possível reforço de ar frio e seco.
Este Inverno está, de acordo com a evolução atual dos modelos, a seguir o caminho dos invernos de 2005/2006 e 2011/2012.

Contudo, como eu já disse há uns posts atrás, este tipo de padrão é paradoxalmente o único que permite surpresas agradáveis em termos de cotas de neve muito baixas, em especial no Litoral.

Vendo a evolução dos modelos, acho que não seria impossível ter uma surpresa este ano. Alguns condimentos necessários para isso estão presentes, como instabilidade no Mediterrâneo, ar frio setentrional. E como não me parece que este AA, apesar de tudo, seja tão potente e com tão altas pressões como o de 2012, se se formasse alguma depressão retrógrada ainda éramos capazes de ter sorte.

E isso até está em sintonia com algumas previsões sazonais que apontam Fevereiro como um mês em que é possível a queda de neve em sítios pouco habituais.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Em termos de frio o ECMWF está bastante bom:

ECM0_192.gif


Pura entrada gélida continental e que pode muito bem trazer surpresas :cold:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Cenário algo interessante para a próxima quinta - feira no Norte.
Possibilidade de precipitação >1 mm, ISO - 4, entrada de Norte,modelos em sintonia...

Bem, parece aqueles cenários bons para sonhar...

E, por volta do do dia 19, avizinha - se outro bom cenário para sonhar...
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
Estado
Fechado para novas mensagens.