Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,445
Local
Arronches / Lisboa
Acredito, que este aviso se refere essencialmente à vizinha Espanha. Os ingredientes estão lá mas as trovoadas não têm lá muito boa relação com o nosso País.
Acho que nem vale a pena esperar grande coisa visto o centro da depressão estar sobre o nosso país. Quanto muito pode haver qualquer coisa mesmo junto ao litoral e no norte. Mais uma vez, Espanha é a grande contemplada. Nós somos bons para eventos de calor extremo porque nos últimos tempos não temos tido mais nada para contar para além disso. :p Apenas aquele evento de trovoadas que houve durante a onda de calor em junho, mas só veio destruir.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e criz0r

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
É verdade, já vamos num ano neste padrão, acho que no Inverno disse aqui que mais semana menos semana quebrava pois já durava há muitos meses mas não quebrou. Ao contrário do que referiram hoje noutro tópico, tem sido um ano excepcional de cutoffs, já lhes perdi a conta, as cutoffs não trazem só trovoada, depende da posição delas que muitas vezes também trazem o calor do norte de Africa

Em relação à carta do GFS que puseram aí não se vai concretizar, a mesma não faz sentido e nem falo das máximas pois para haver 48ºc às 18h teriamos 50 ou 51º de máximas, falo do GFS ter nessa saída um cavado troposférico tropical com uma intensidade bastante irreal, 1º figura à esquerda na imagem em baixo. O GFS teve alguma actualização no último ano, de vez em quando parece meio perdido ?

Que é provavel que esteja calor isso é, mas não exageremos

GFS e ECMWF

a2jLN4q.png


Atenção que a carta já era da TMAX, não das 15h, portanto os 48º eram mesmo a máxima do dia naquela louca previsão.

Obviamente que dificilmente se concretiza, é uma carta bastante "irreal" em termos de sinóptica. Muito dificilmente se conjugariam todos as peças do puzzle para tal ocorrer.
Claro que andamos num padrão de cut-offs misturado com dorsais tropicais intensas, portanto são as 2 principais peças para termos iso's muito elevadas e ocasionalmente coincidentes com lestadas que quebram as brisas, como no fatídico dia dos incêndios, portanto impossíveis não são, mas altamente improváveis. Cartas como a daquele dia, ou como 1 Agosto 2003, ou como essa da saída louca do GFS acontecem 1x numa década, ou menos ainda...

Ainda assim, relativamente aos valores, não sei até que ponto são assim tão exagerados. Por várias vezes pensámos isso ao ver valores na ordem dos 45º no GFS (inclusivamente no passado dia de Junho dos incêndios) em que "gozámos" com as cartas dos 45/46º. E na verdade não foram longe da realidade. Talvez não tão generalizados, mas a verdade é que ocorreram mesmo valores dessa ordem...

Quero com isto dizer... Que talvez a física e valores estimados pelo GFS em cartas delirantes como estas não sejam assim tão exagerados, e que se as cartas previstas nessa saída ocorressem (caso por uma conjunção altamente improvável a sinóptica viesse a ser mesmo essa), até fosse realmente possível chegar a valores de temperatura perto disso. A questão é mesmo é da sinóptica prevista ser altamente improvável, e portanto felizmente uma resposta da temperatura dessa ordem não ser nada expectável. Ehehehe..
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
:surprise::shocking::hehe::shocking::surprise: 49ºc
xZcvXnA.gif


Não vai ser tão quente como é óbvio, mas vão vir dias a passar bem dos 40ºc no interior.
Mais uma saída "amalucada" do GFS, aqui para Ponte de Sôr dão +46,7ºC! :suicidio:
Tenho de imigrar para a Antártida...
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
942
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Incrível como o GFS coloca a iso 30 ali praticamente encostada ao nosso País. São previsões a médio prazo e vale o que vale, mas a tendência continua a manter-se e já não falta assim tanto quanto isso.

gfs-1-162.png

156-778SP.GIF


ECMWF bem mais brando,

ECM0-144.GIF


Contudo o IPMA, pelo menos para os distritos de Lisboa e Setúbal, não parece mostrar nada de especial para a próxima semana.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.