Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
comparando com 2006...

temos mais frio tanto em altitude como em superficie...
nenhum modelo vê instabilidade relativa... em 2006 também nenhum modelo a previu.

pode acontecer que a massa de ar forme a sua própria depressão de níveis altos que dê precipitação.

Exacto. Foi com base nisso que disse que ainda era cedo para se deitar a toalha ao chão, embora ache que queda de neve a cotas muito baixas é pedir mesmo muito. Ainda nem é certo se a vaga de frio será assim vigorosa como mostram os modelos. Mas de uma coisa estou a gostar, vem mesmo na altura ideal. Muitas são as vezes que se lê em quase todos os invernos neste fórum a mítica "ai se fosse Janeiro".

Aqui em Braga, antes da queda de neve de 2009, estavam para trás uns longos 40 anos sem a ver. Após apenas oito anos, ver neve outra vez por aqui era mais que um milagre.
 


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Os modelos insistem na vaga de frio a partir da próxima quarta-feira, agora está mais frio o GFS que o ECM, mas ambos os modelos estão fresquinhos :cold:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Exacto. Foi com base nisso que disse que ainda era cedo para se deitar a toalha ao chão, embora ache que queda de neve a cotas muito baixas é pedir mesmo muito. Ainda nem é certo se a vaga de frio será assim vigorosa como mostram os modelos. Mas de uma coisa estou a gostar, vem mesmo na altura ideal. Muitas são as vezes que se lê em quase todos os invernos neste fórum a mítica "ai se fosse Janeiro".

Aqui em Braga, antes da queda de neve de 2009, estavam para trás uns longos 40 anos sem a ver. Após apenas oito anos, ver neve outra vez por aqui era mais que um milagre.


Olha que estás bem enganado.
Em 1994, em 83 e 87 caíram belíssimos nevões em Braga e por toda a região do Minho. Eu sei porque os presenciei.

E não acredito que haja uma única zona do Minho que tenha estado sem nevar mais de 15 anos, quanto mais 40.
 

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Os modelos insistem na vaga de frio a partir da próxima quarta-feira, agora está mais frio o GFS que o ECM, mas ambos os modelos estão fresquinhos :cold:
Os modelos estão consistentes, falta é a chuva.....
Acho que este evento vai ser basicamente frio seco....mas, a esperança é a ultima a morrer.
;)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
comparando com 2006...

temos mais frio tanto em altitude como em superficie...
nenhum modelo vê instabilidade relativa... em 2006 também nenhum modelo a previu.

pode acontecer que a massa de ar forme a sua própria depressão de níveis altos que dê precipitação.

Para já, nenhum modelo prevê mais frio que em 2006, muito longe disso. Em 2006 tínhamos -35ºC a 500 hpa, agora a maioria dos modelos nem chega a meter a iso -25ºC. E em 2006 todos os modelos previram a instabilidade.

Quanto ao frio ser seco, é o que tem que ser. Em Portugal não existe "frio húmido" por uma razão muito simples: a nossa fonte de humidade, o oceano Atlântico, está sempre acima dos 10ºC. Para haver um evento histórico de neve primeiro tem que entrar frio continental seco, e de preferência manter-se por cá durante alguns dias, sem vento e sem instabilidade para deixar tudo bem frio. E isto é o que raramente conseguimos ter nos nossos invernos.
Quando isto estiver garantido, podemos começar a torcer para que alguma cut-off seja transportada na circulação retrógrada ou que uma frente quente atlântica chegue suavemente para trazer instabilidade sobre o ar frio instalado.
Mas para já, que venha o frio, bem continental e seco, é o primeiro e fundamental passo para que aconteça alguma coisa de interessante.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Para já, nenhum modelo prevê mais frio que em 2006, muito longe disso. Em 2006 tínhamos -35ºC a 500 hpa, agora a maioria dos modelos nem chega a meter a iso -25ºC. E em 2006 todos os modelos previram a instabilidade.

Quanto ao frio ser seco, é o que tem que ser. Em Portugal não existe "frio húmido" por uma razão muito simples: a nossa fonte de humidade, o oceano Atlântico, está sempre acima dos 10ºC. Para haver um evento histórico de neve primeiro tem que entrar frio continental seco, e de preferência manter-se por cá durante alguns dias, sem vento e sem instabilidade para deixar tudo bem frio. E isto é o que raramente conseguimos ter nos nossos invernos.
Quando isto estiver garantido, podemos começar a torcer para que alguma cut-off seja transportada na circulação retrógrada ou que uma frente quente atlântica chegue suavemente para trazer instabilidade sobre o ar frio instalado.
Mas para já, que venha o frio, bem continental e seco, é o primeiro e fundamental passo para que aconteça alguma coisa de interessante.
O GFS mete ISO -30º em alguns locais até chega a -31\-32º, isto combinado com a ISO (quase) -8º a 850 hpa, isto é muito frio sem duvida. A minha pergunta é: se estas condições se mantiverem durante alguns dias, com muito frio instalado e depois aparecer uma depressão vinda do atlantico poderá nevar a cotas baixas ou a temperatura subirá demasiado rápido para isso acontecer? A melhor hipótese seria uma depressão retrógrada certo?
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
O GFS mete ISO -30º em alguns locais até chega a -31\-32º, isto combinado com a ISO (quase) -8º a 850 hpa, isto é muito frio sem duvida. A minha pergunta é: se estas condições se mantiverem durante alguns dias, com muito frio instalado e depois aparecer uma depressão vinda do atlantico poderá nevar a cotas baixas ou a temperatura subirá demasiado rápido para isso acontecer? A melhor hipótese seria uma depressão retrógrada certo?


Por exemplo meteofan, uma depressão não muito cavada, para não empurrar o ar frio muito rápido vinda de SW, e se este ar frio ficasse por cá uns 3 dias dava um belo evento de neve, pelo menos aqui na minha região, Cova da beira, lado Sul da Serra da Estrela, é quando acontecem os grande nevões. Agora vos no litoral talvez este frio 3 dias e uma cut of seja o mais certinho para nevar.
Depois também depende da colocação das depressões, como elas entram, porque uma vinda do Atlântico, de SW normalmente mete deslocação de ar de Este e continua a meter ar vindo do interior da Península e aguenta mais o frio. Ou uma bela depressão junto a Barcelona que nos englobe na sua circulação...
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O GFS mete ISO -30º em alguns locais até chega a -31\-32º, isto combinado com a ISO (quase) -8º a 850 hpa, isto é muito frio sem duvida. A minha pergunta é: se estas condições se mantiverem durante alguns dias, com muito frio instalado e depois aparecer uma depressão vinda do atlantico poderá nevar a cotas baixas ou a temperatura subirá demasiado rápido para isso acontecer? A melhor hipótese seria uma depressão retrógrada certo?


E a hora a que chega a instabilidade também é muito importante.
Aqui no Litoral, se alguma célula aparecer no início da manhã, combinado com o frio instalado, é ouro sobre azul. Se a nebulosidade aparecer mais tarde, o mais certo é já não nevar. Aliás, quase todos os eventos de neve a cotas baixas no Litoral ocorreram sempre no início da manhã.

Mas convém não se estar à espera que ocorra queda de neve para não apanhar desilusões. O mais provável é ocorrer uma entrada apenas de ar frio e seco, algo mais tem sempre de ser encarado como um bónus e não uma probabilidade.


P.S. Todos os eventos no Litoral de neve a cotas baixas ocorreram sempre no início da manhã, com duas honrosas exceções,os lendários eventos dos anos 80, 1983 e 1987.

Nesses 2 eventos tivemos vários dias seguidos de neve no Litoral a cota 0 , com pós - frontais com neve e não só água - neve ( é verdade, não é piada, nesses eventos dos anos 80 tivemos dias seguidos de neve em todo o país, inclusive no Litoral à cota 0 e nas praias e com temperaturas máximas a rondar os 0 graus) .

O pessoal mais jovem não tem noção desses eventos dos anos 80, foi como se durante algum tempo o Norte da Europa se tivesse transferido para cá.
É pena que esses eventos extremos de frio e neve tenham desaparecido dos nossos invernos.
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O frio vai aparecer, finalmente, penso eu, embora me pareca que será um evento normalíssimo para a época, sem nada fora do comum. Nestas últimas saídas, o AA parece sair reforçado, as probabilidades de precipitação baixaram e estou como o Flaviense, acho que há quase 100% de probabilidade deste evento ser seco.
Um AA a reforçar - se nesta época do ano é muito mau sinal. É certo que teremos mais frio, mas será um frio seco e não há hipótese de retoma da circulação Atlântica tão cedo. Cada vez mais me parece que teremos AA todo o inverno, circulação zonal se calhar só lá para marco.
 
Última edição:

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
E visto o Pico, entenda-se nos Açores, também fazer parte de Portugal, cumpre salientar que deve vir a ficar "coberto" com um excelente manto branco (com neve a sério)
 
  • Gosto
Reactions: Tyna e Thomar

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Olha que estás bem enganado.
Em 1994, em 83 e 87 caíram belíssimos nevões em Braga e por toda a região do Minho. Eu sei porque os presenciei.

E não acredito que haja uma única zona do Minho que tenha estado sem nevar mais de 15 anos, quanto mais 40.
Aqui a última vez que nevou foi em 87, naqueles dias de 2009 apenas vi água-neve. Nevou em todas as zonas menos em Ponte de Lima, e até hoje não sei o que se passou.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.