Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Penso que seria record para a Estação do aeroporto ter 35ºc em Outubro, mas acho difícil que se chegue a tal valor...se não houvesse esta nebulosidade e se se mantivesse o fluxo de SE durante todo o dia, talvez..

eu acredito que sim!
Ontem a temperatura esteve amena até as 11h30,depois dessa hora a temperatura subiu em flecha!
Temos de ter em conta que estamos a meio de Outubro o aquecimento é mais lento e o arrefecimento é mais rápido, salvo algumas excepcoes relacionadas com localizações e ventos.
sat 24 mostra alguma nebulosidade...la vai ficar aquele tempo doentio !
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
gwCNyxo.jpg


Dia tranquilo.

:cool:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Espero que seja só um susto e não cause nada de muito grave aos Açorianos.

Aos que mais percebem e informados, a Madeira estará "imune" a um fenómeno destes?

Mudo esta pergunta de local para ter uma maior audiência.

The notes taken by the Portuguese doctor describe one of the strongest storms ever recorded in the peninsular region. It passed through Lisbon on 19 November 1724 and affected the entire centre and north of Portugal, damaging palaces, churches and buildings, as well as sinking boats or destroying a number of them on the coast and along the Tagus River.

"The effects of this 'meteorological bomb' the day before (18 November) in Madeira indicates that it was a tropical storm," points out Domínguez. In Spain, we only know of two other storms like this, which are related to hurricanes in the Atlantic: "One in 1842 and a more recent one caused by the Hurricane Vince in 2005, which also took place around Madeira and even reached our coastlines".

The scientist points out the most striking reference: "In 898 a drought, that was probably short but extremely severe, led the Andalusians to resort to cannibalism in order to survive, according to some chronicles, although other socio-economic factors or plagues may have also had an influence".

The Iberian Peninsula endured tropical storms in the 18th century and severe droughts in Islamic times

Um furacão na Madeira é como um cat. 3 nos Açores. Raríssimo mas, como deu para ver, possível. O Vince de 2005 podia ter sido o furacão da Madeira. Não seria inconcebível um landfall da Ophelia no continente.

Como já escrevi, a observação da meteorologia por satélite é relativamente recente e há 100 anos atrás a Ophelia teria passado completamente despercebida. Os registos das estações do G. Oriental não sugerem, de todo, que passou um cat. 3 a poucas centenas de quilómetros de distância.

A reanálise deste furacão por parte da NOAA será certamente muito interessante.

Termino, escrevendo que a meteorologia/climatologia ainda esconde muitos mistérios.

Few people have probably noticed, but the world’s winds are getting slower. It is something that cannot be picked up by watching the billowing of dust or listening to the rustle of leaves on nearby trees.

Instead, it is a phenomenon occurring on a different scale, as the average global wind speed close to the surface of the land decreases. And while it is not affecting the whole earth evenly, the average terrestrial wind speed has decreased by 0.5 kilometres per hour (0.3 miles per hour) every decade, according to data starting in the 1960s.
 
Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Não há nada no Satélite e no Radar, não vejo nenhuma frente em aproximação, nada de nada. Onde raio viram os modelos a chuva?

Pois é que realmente, como não tenho conhecimentos para tal, não consigo identificar o movimento das nuvens que pairam sobre Portugal agora, não sei se movem-se de este para oeste ou de sul para norte, peço desculpa, mas não sei bem se os termos estarão certos :huhlmao: a verdade é que a aplicação que uso no smartphone o klara, tirou praticamente tudo e só mostra algo de jeito na quarta:facepalm:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Atenção que a chuva prevista não "existe" neste momento. Não se trata de uma frente já formada com precipitação. Deverá durante a madrugada começar a gerar-se essa linha com precipitação, primeiro a NW.

Vejam as cartas dos modelos, e reparem que não vem uma mancha do Atlântico, ela forma-se e alarga ao longo das horas. Portanto não entrem já em pânico! :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Não há nada no Satélite e no Radar, não vejo nenhuma frente em aproximação, nada de nada. Onde raio viram os modelos a chuva?
Os modelos mostram a formação de células e da linha de instabilidade já junto ao litoral, isto não é nenhuma frente já formada, e será mais de madrugada...Provavelmente no meio das nuvens que estão neste momento junto ao litoral é que poderão começara a surgir surpresas.
A nova saída do GFS prevê isto:
tJSA5Ty.gif


Nestas situações tanto podemos esperar mais chuva do que o previsto, como menos, é muito imprevisível por isso é que os modelos andaram completamente às aranhas à uns dias. :p
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
A frente vai-se formar junto á costa esta madrugada, nos modelos consegue-se ver bem, começando primeiramente pelo litoral norte, depois ao restante litoral e só lá mais para o final da tarde/ noite de amanhã estará no interior.
Bem que podia formar-se já! O cenário de incêndios no centro e norte do país é extremamente assustador, ninguém estava à espera de no dia antes de chegarem as primeiras chuvas acontecerem estas desgraças. :sad:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Bem que podia formar-se já! O cenário de incêndios no centro e norte do país é extremamente assustador, ninguém estava à espera de no dia antes de chegarem as primeiras chuvas acontecerem estas desgraças. :sad:
Hoje estou com uma neura....apetecia me chamar nomes aos ...... e F.P... desculpem o desabafo ....

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,818
Local
Lisboa e Alenquer
isto dos incêndios é algo que me transcende e é um retrato de portugal e da sua falta de Estado, falta de sentido de responsabilidade e de inoperância geral, mas isso nada tem a ver com o assunto. So sei que cheira a fumo no ar e esta muito quente ainda. Espero mesmo que chegue a chuva!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.