Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Quanto à situação do AA sob a qual Portugal Continental continua a ser fustigado (Tempo estável que consegue ser pior do que qualquer mês de chuva), só será alterada caso vier alguma entrada de Norte, após a retirada da depressão da região dos Açores e o deslocamento do AA para essa zona (tal como prevê o GEM).
O meu medo é que, depois de uma entrada fria, a circulação volte a ser de leste mas com forte arrefecimento nocturno... Se a seca está para durar e vem a geada, os poucos pastos sobreviventes deste "estio eterno" ou desta semana de três gotas, terão o destino traçado...
 


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Mas quem é que disse que não vai chover? :huhlmao:
XdO6Vo9.png

Uau! A maior parte da península vai chegar aos -60ºC. Que espetáculo!
UgJyVuS.png
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Uau! A maior parte da península vai chegar aos -60ºC. Que espetáculo!

Mas aqui a zona do Porto vai estar pelos - 16 apenas, nunca mais vem uma vaga de frio a sério, e digna desse nome :angry:

Sempre tudo para os mesmos.. .. :D
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
"Americanicamente" dramático!
Porque é que só o litoral norte haveria de querer uma coisa destas? Nesta altura todo o país precisava de um rio atmosférico, ou mesmo um riacho durante umas semanas...

As frentes atlânticas geralmente têm mais intensidade no centro-norte correto?

Já tens a tua resposta :p

Não sei se era bem a mesma coisa mas penso que tivemos algo parecido no inverno de 2015/2016. Se bem me lembro houve várias zonas do país com acumulados acima dos 50mm durante vários dias. Havendo mesmo dias em que se ultrapassou os 100 mm.

Deve ser. Os rios atmosféricos fazem parte da climatologia do centro-norte de PT.

Cá é que não se usa esse termo.
 
  • Gosto
Reactions: dahon e joselamego

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
As frentes atlânticas geralmente têm mais intensidade no centro-norte correto?

Já tens a tua resposta :p



Deve ser. Os rios atmosféricos fazem parte da climatologia do centro-norte de PT.

Cá é que não se usa esse termo.

A pergunta era retórica mas estou totalmente de acordo com o desfecho.
 
  • Gosto
Reactions: Orion

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
E quando parecia que algo podia mudar, e até com frio razoável de Norte, eis que o suspeito do costume volta, alla, para cima deles, que se faz tarde :D

tempresult_bqq1.gif
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Primeira quinzena de novembro já está condenada , enfim , nada de nada , vai ser sempre isto , secura sem fim á vista , enfim não há nada a fazer , nem vai haver agricultura no próximo inverno muito provavelmente , enfim ...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Não fosse o assunto sério e até parecia que estas páginas descrevem o argumento de mais um filme apocalíptico.

Agora todos nós sabemos muito bem a volatilidade dos modelos... E todos sabemos que até os melhores invernos podem começar com bloqueios anticiclonicos desesperantes.

Agora enterrar um inverno que nem começou ainda, parece-me precoce. Mais ainda, confundir alterações climáticas (reais claro) com previsões meteorológicas numa curta janela temporal parece-me um erro...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Primeira quinzena de novembro já está condenada , enfim , nada de nada , vai ser sempre isto , secura sem fim á vista , enfim não há nada a fazer , nem vai haver agricultura no próximo inverno muito provavelmente , enfim ...

calmexjpeg.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Lá diz o ditado: Quando mais chora menos mija, ou seja, quando mais chorarem menos chove. :D

Eu, cá já vejo o coração começar a bater a partir do início de Novembro (dia 2), nem o AA eterno como o pessoal quer fazer crer.

Ainda, vou ver, o pessoal a pedir para parar de chover, que está tudo alagado. :huhlmao:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.