Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
p211.jpg
p311.jpg
p411.jpg


algumas zonas do continente até ao fim do mês, vão conseguir atingir perfeitamente as médias mensais de pluviosidade de novembro, não é um cenário tão dramático como se não tivesse caído nada, claro que para acabar ou mitigar em grande parte a seca isto não é nada, mas não creio que até ao fim do mês novembro vá-se caracterizar como um mês seco, quanto muito poderá ser nas regiões mais a interior.

Sabes quais são as normais de precipitação de Novembro? Superiores a 100mm em boa parte do território. O que caiu nesses 3 dias foi muito mal distribuído como se vê no mapa (mesmo para zonas do litoral), mas na generalidade não deve chegar a 1/3 da média mensal. Se a tendência for a que se tem verificado nos meses passados e que pelos modelos se vai prolongar, Novembro pode sim terminar seco. Mas esperemos que não.
 
  • Gosto
Reactions: miguel e joselamego

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Boas, desde que sigo este fórum, que já aprendi muita coisa, mas ainda há certos assuntos que não domino ou tenho curiosidade.
Aprendi também algumas coisas com a minha estação, que desconhecia.
Porquê que aquela depressão, é este o nome certo? Está a azul sobre o Reino Unido e Irlanda e uma com 995 aparece a verde perto dos Açores? Tem a haver com temperaturas? Pensei que o "AA" estivesse sempre associado a cores alaranjadas, mas por exemplo aquele que está sobre a Gronelândia tem verde e azul, cálculo que seja da temperatura não sei...

Desculpem as perguntas:unsure:

Não sou a pessoa mais entendida, pelo que agradeço que me corrijam eventuais erros:o:o ou que acrescentem informação mais conveniente.


Por norma as depressões (zonas de baixa pressão atmosférica) possuem geopotenciais menores (por isso cores mais frias de acordo com essas cartas) e os anticiclones (zonas de alta pressão) possuem geopotenciais maiores. Não sei ao certo quais são as razões para que ocorra sempre este comportamento, porém sei que a temperatura tem bastante peso, e que por norma quanto mais baixo for o geopotencial, mais baixa é a temperatura o que provoca um estreitamento da espessura de uma dada área da atmosfera, e consequentemente baixa também a altura necessária para obter uma dada pressão. O inverso se passa quando se fala em temperaturas elevadas, aliás esta é uma das razões pela qual no equador os níveis de geopotencial para alcançar por exemplo os 500hPa, são bem mais elevados do que às nossas latitudes.

No entanto já li aqui pelo fórum que por vezes este padrão que acabei de referir acima se altera em casos de depressões térmicas e anticiclones térmicos.

Nessas cartas avalia-se então por um lado a pressão ao nível do mar (de forma a evitar as alterações de pressão, provocadas pelo relevo), mas por outro a altitude da atmosfera para que uma dada pressão seja alcançada (geopotencial), neste caso para uma pressão de 500hPa (corresponde a uma altitude média de 5500m) em que as cores representam (julgo eu) uma altitude em decâmetros(DAM) para a qual corresponde a pressão de 500hPa (geopotencial), em média a altura a que corresponde à pressão atmosférica de 500hpa é 552DAM, depois vai variando conforme a sinóptica e a latitude (ou seja, nem sempre se encontra a pressão de 500 hPa aos 5500m), estes dados são importantes por exemplo para avaliar a severidade de um centro barométrico, ou para as cotas de neve , quanto mais baixo for o geopotencial, mais facilidade terá a cota de descer e de aproximar da superfície a massa de ar gelada.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,949
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
:malandro:

rlQJ1bZ.png


TYjPGzx.png
 

MipsUc

Cumulus
Registo
7 Nov 2017
Mensagens
124
Local
Carregal do Sal - Pardieiros (320m)
Já estou a imaginar o cenário, quando este bloqueio acabar (sim, porque algum dia vai acabar), "abre-se a torneira" e chove tudo em poucos dias. Infelizmente, tem sido assim nos últimos tempos. Passamos do 8 para o 80. :facepalm:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
M

Membro excluído 274

Bom dia... parece que vamos entrar na reta final de Novembro a ZEROS em todo o território!
Vejo a 2ª quinzena tão balada a ir pró brejo tal como infelizmente já havia comentado aqui no Forum, confesso que não via modelos há uns dias, esperava que talvez assim houvesse alguma novidade, mas não há...
GFS até dia 20 a 0mm!
240-777SP_nfv5.GIF


Este ano o Natal será diferente, não haverá bacalhau para ninguem, ou melhor água para demolhar o dito e as couve vão ter preços astromónicos... razão têm os alemães, a Europa começa nos Pirineus, asqui somos cada vez mais África.

Não tarda o nome do Estado será alterado de Portugal para AAland! :lmao:
 
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Bom dia... parece que vamos entrar na reta final de Novembro a ZEROS em todo o território!
Vejo a 2ª quinzena tão balada a ir pró brejo tal como infelizmente já havia comentado aqui no Forum, confesso que não via modelos há uns dias, esperava que talvez assim houvesse alguma novidade, mas não há...
GFS até dia 20 a 0mm!
240-777SP_nfv5.GIF


Este ano o Natal será diferente, não haverá bacalhau para ninguem, ou melhor água para demolhar o dito e as couve vão ter preços astromónicos... razão têm os alemães, a Europa começa nos Pirineus, asqui somos cada vez mais África.

Não tarda o nome do Estado será alterado de Portugal para AAland! :lmao:
Queria eu no meu julgamento de mais um mês seco, estar enganado e, de facto, a segunda quinzena de novembro ser chuvosa. Mas, concordo, não vejo nos modelos razão para euforias. Anticiclone sempre posicionado a favorecer bloqueios com as depressões a flanquearem-nos e a entrarem no Mediterrâneo ocidental. Há muito tempo que a circulação perturbada de oeste está bloqueada às nossas latitudes e, temo, (é apenas uma suspeição, não tem base científica) que só a espaços a vejamos restabelecida.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.