Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,602
Local
Gondomar (105 metros alt)
Foste visitar o vidente de Monchique. :D O ECM, mostra precipitação de Leiria para baixo, tendo ali uma mancha a W de Lisboa com 119 mm e na zona de Portimão/Lagos com cerca de 50 mm.

O GFS nada mostra até às 240 horas. :wacko:

Só, o GFS é que não mostra nenhuma precipitação, o canadiano mostra e o Australiano dá mais chuva na minha zona. :D
Fui visitar mas não o bruxo ....mas a praia do Alvor, Portimão ...
:)
Vamos ter esperança que a chuva regresse a todo o país

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 


joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,602
Local
Gondomar (105 metros alt)
Obrigada! Muito bom! Nessa altura ainda não andava por cá. Só me registei em Dezembro de 2009, apesar de anteriormente já ler.
A neve é uma paixão antiga minha. Nos primeiros anos de vida, tive muita. Depois, já em Portugal, passou a ser uma raridade. De tal forma que a eternizei, em forma de uma tatuagem de um floco de neve no ombro esquerdo.
Também adoro a neve, quando vivia em Lamego cheguei a brincar algumas vezes, ir para a rua feito maluco .... :)

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,499
Local
Olhão (24 m)
Fui visitar mas não o bruxo ....mas a praia do Alvor, Portimão ...
:)
Vamos ter esperança que a chuva regresse a todo o país

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Tenho uma amiga de longa data, aí em Monchique, diz que existe aí um vidente em Monchique, ao pé do Intermarché. :D Faz um medonho que vês o futuro. :inocente:

Eu, já provei uma vez e fiquei impróprio para consumo, aquilo com 2 copitos desses de short's vi logo o futuro e o passado. :D
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,602
Local
Gondomar (105 metros alt)
Tenho uma amiga de longa data, aí em Monchique, diz que existe aí um vidente em Monchique, ao pé do Intermarché. :D Faz um medonho que vês o futuro. :inocente:

Eu, já provei uma vez e fiquei impróprio para consumo, aquilo com 2 copitos desses de short's vi logo o futuro e o passado. :D
Eu já bebi um copito de medronho e fique a ver estrelas :)
É tiro e queda !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,499
Local
Olhão (24 m)
Ficavas KO ...acredita e não pode ser bebido quente ...disseram me logo ...
:)

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Mata o bicho todo por dentro.:D Deve arrebentar é com o balão da GNR. :lmao:
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Não sou a pessoa mais entendida, pelo que agradeço que me corrijam eventuais erros:o:o ou que acrescentem informação mais conveniente.

Por norma as depressões (zonas de baixa pressão atmosférica) possuem geopotenciais menores (por isso cores mais frias de acordo com essas cartas) e os anticiclones (zonas de alta pressão) possuem geopotenciais maiores. Não sei ao certo quais são as razões para que ocorra sempre este comportamento, porém sei que a temperatura tem bastante peso, e que por norma quanto mais baixo for o geopotencial, mais baixa é a temperatura o que provoca um estreitamento da espessura de uma dada área da atmosfera, e consequentemente baixa também a altura necessária para obter uma dada pressão. O inverso se passa quando se fala em temperaturas elevadas, aliás esta é uma das razões pela qual no equador os níveis de geopotencial para alcançar por exemplo os 500hPa, são bem mais elevados do que às nossas latitudes.

No entanto já li aqui pelo fórum que por vezes este padrão que acabei de referir acima se altera em casos de depressões térmicas e anticiclones térmicos.

Nessas cartas avalia-se então por um lado a pressão ao nível do mar (de forma a evitar as alterações de pressão, provocadas pelo relevo), mas por outro a altitude da atmosfera para que uma dada pressão seja alcançada (geopotencial), neste caso para uma pressão de 500hPa (corresponde a uma altitude média de 5500m) em que as cores representam (julgo eu) uma altitude em decâmetros(DAM) para a qual corresponde a pressão de 500hPa (geopotencial), em média a altura a que corresponde à pressão atmosférica de 500hpa é 552DAM, depois vai variando conforme a sinóptica e a latitude (ou seja, nem sempre se encontra a pressão de 500 hPa aos 5500m), estes dados são importantes por exemplo para avaliar a severidade de um centro barométrico, ou para as cotas de neve , quanto mais baixo for o geopotencial, mais facilidade terá a cota de descer e de aproximar da superfície a massa de ar gelada.

Obrigado Mr. Neves, mais uma vez a tua ajuda foi preciosa! :w00t::thumbsup:
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Os modelos faz lembrar a entrada de mais canais na TDT, é sempre a adiar :D

O ECM nao tem nada até dia 20, o GFS tb nao. Só veem algo acima das 240h, ou seja nem vale a pena falar sobre isso...
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Obrigado Mr. Neves, mais uma vez a tua ajuda foi preciosa! :w00t::thumbsup:

Não tens de quê;). Na verdade os meus conhecimentos são ainda muito básicos e baseados sobretudo no que fui aprendendo aqui pelo fórum, pelo que gostaria igualmente que alguém com mais experiência complementasse a resposta à questão colocada:).
 
Estado
Fechado para novas mensagens.