Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Dois doentes que nos deixam ainda mais doentes...
O pior de tudo é que o ECM continua a retirar até às 240 h no última run...
Acho que nenhum está a ser bipolar!
O ECM não tem estado a ser bipolar nestas últimas saídas, aliás, está a seguir o mesmo que o GFS, adia tudo e apenas mostra algo no último dia das previsões em todas as saídas. Tenho a certeza que se o ECM tivesse previsões até 384h tal como o GFS previa um cenário idêntico. O que acho é que os modelos mostram o que provavelmente era para acontecer se a circulação fosse normal como em tempos atrás. O problema é que tudo está a mudar rapidamente e os modelos começam a não ter capacidade para tais coisas, principalmente o GFS, assim que os dias vão passando para o 1º painel, entra logo na realidade e desaparece tudo.
Os modelos estão em concordância, podemos tirar a mudança de padrão da cabeça porque é pouco provável que aconteça.
 


GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Os modelos estão malucos de um todo todo o Gfs adia adia adia adia e o ecm só mete anticiclone conclusão não percebo nada já estou tão ou mais maluco que os modelos. :maluco:

Se o GFS adia e o ECM mete AC, então estão em quase concordância.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Ou então é o normal quando se deposita confiança em previsões a >7 dias de distância.
Não depositei confianças em nada, mas pronto, já não está cá quem falou! Siga o AA eterno, é muito triste ver tudo morrer à sede em pleno mês de novembro.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Acima das 168h é inútil seguir saídas operacionais de qualquer modelo que seja, deve-se olhar para a média do ensemble. Há vários dias que a média do ensemble do ECMWF indicava que era improvável um cenário de chuva persistente e generalizada a curto/médio prazo.

O padrão da próxima semana, que globalmente costuma ser favorável (VP dividido, altas pressões proximas da Gronelândia, descarga fria na nossa longitude), não vai implicar qualquer mudança nas condições meteorológicas em Portugal continental. O culpado é o Anticiclone dos Açores que vai primar pela sua ausência, permitindo a formação de várias depressões no Atlântico que vão captar a massa fria que o Anticiclone Ártico vai transportar para a zona da Islândia / Escandinávia, estabelecendo uma circulação zonal a latitudes muito altas e no sentido que nos desfavorece (SO -> NE).

Com grande dose de probabilidade, continuaremos por mais de uma semana com tempo anticiclónico. Com um pouco de sorte, e tendo em conta o baixo gradiente isobárico, podem formar-se nevoeiros em alguns lugares mais propícios nos próximos dias.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Não depositei confianças em nada, mas pronto, já não está cá quem falou!

O que escreveste não estava correto e escrevi isso. Se pegas numa parte da frase e tornas pessoal é da tua iniciativa.

Os modelos estão a melhorar mas estão muito longe da perfeição. Não sei como é que se quantifica "as mudanças rápidas que os modelos não têm capacidade para acompanhar". Há 10 anos atrás os modelos eram ainda piores.

Há pouco tempo escrevi que as 15 dias de distância não há grande diferença entre sobrenatural e ciência (modelos meteorológicos). Na altura troçaram mas não deviam :D
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Mudança de estado do tempo não significa necessariamente mudança de padrão.
Para a semana existe a possibilidade de alguma instabilidade, disse possibilidade pois ainda a distância temporal é grande.
Mudança de padrão não é algo que vá ocorrer nos próximos tempos, se é se vai ocorrer este ano sequer.
Só um aparte, é por comentários destes que eu adoro este forum! Sintético e esclarecedor. Obrigado :thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Mudança de estado do tempo não significa necessariamente mudança de padrão.
Para a semana existe a possibilidade de alguma instabilidade, disse possibilidade pois ainda a distância temporal é grande.
Mudança de padrão não é algo que vá ocorrer nos próximos tempos, se é se vai ocorrer este ano sequer.

E vice-versa, mudança de padrão não significa mudança de estado do tempo. E o que vamos ter nos próximos dias, garantidamente, é uma enorme mudança de padrão a nível hemisférico. Já a mudança do estado do tempo em Portugal continental é que me parece bem improvável.
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
aproveitem aquilo que a natureza nos dá, por enquanto temos as temperaturas já mais ou menos dentro do normal para a época, talvez as máximas ligeiramente acima do normal mas nada de muito substancial.
quanto à chuva essa é o que se vê até ao momento, nada.
então todos nós sabemos que grande parte das barragens estão com níveis muito baixos, que o solo está seco, que as árvores já se debatem para se manterem vivas, que quem vive da agricultura está a passar tempos difíceis, que os animais tem falta de pastagem e agua, etc, etc.
é o que temos, mentalizem-se disso e que por mais choradeira que façam não vai alterar em nada o que estiver ou não estiver para vir.
se estamos condenados a viver cada vez mais situações destas, então assim será.
adaptem-se, convençam-se, mentalizem-se e mudem algumas práticas para outras mais adequadas a uma nova realidade, e isto aplica-se a toda a sociedade, urbana e rural, os que vivem e os que não vivem da agricultura, os que dependem e os que não dependem dos ciclos das estações.
aprendam a apreciar o céu azul grande parte do ano por mais chato e monótono que isso possa ser.
gostaria que não fosse assim, mas infelizmente é a realidade, temos pena, eu tenho pena e lamento isso, mas todos os nossos lamentos, queixas, choros e prantos valem zero no que toca a mudar o estado do tempo e do clima em geral, mas não vale zero e tem influencia mudar comportamentos, alterar certas culturas que são feitas em zonas do país onde não deviam ser feitas, adaptar a criação de gado em função das suas diferentes espécies ás zonas próprias, porque como dizia o deputado do PAN, 75% a 80% do consumo total de agua é feito pelo sector agrícola.

"Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais susceptíveis a mudanças."

Charles Darwin
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
E pronto já está. GFS, GEM e ECM em sintonia, AA até dia 23... (pelo menos)
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
A última saída do GFS repõe a precipitação para o dia 22. A sinóptica geral para o hemisfério norte parece estar em sintonia com uma mudança de padrão para a próxima semana. Opinião pessoal baseada na observação dos modelos sem qualquer tipo de certeza à qual me deva sentir vinculado. :D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.