Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Foge, isto parece já a Assembleia da República nas discussões... Calma rapaziada, aquela malta também só são assim perante as câmaras, depois vá tudo patuscar aos mesmos restaurantes finos.
Vou pedir encarecidamente ao S. Pedro que traga alguma chuva, porque senão ainda dá alguma coisinha má a muitos membros do fórum... Nem com a Aguardente de Medronho lá vão... :D:cheers:
 


GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Há várias formas de conceptualizar isso. Vamos supor que a média Dez-Fev para um determinado local é de 300 mms.

1)

No espaço de 2 dias chove 80 mms e até ao final do referido prazo chove mais 60 mms perfazendo um total de 140 mms.

E voilá. Ficaste com cidades temporariamente debaixo de água e uma quebra sazonal >50%.

2)

Em Dezembro chove 150 mms e no resto do período chove mais 30 mms perfazendo um total de 180 mms.

E voilá. Ficaste novamente com cidades temporariamente debaixo de água e uma quebra sazonal de >1/3.

---



Tens a certeza?

---

As médias existentes também contabilizam eventos extremos do passado. Não só as mais recentes. Tentar fazer passar a ideia de que as médias do passado eram todas resultado de décadas de regularidade não é correcto.

---

Sim. Tenho a certeza que não há dados conclusivos nenhuns que indicam que Portugal irá ser Marrocos na Europa. Até porque o aquecimento global não tem de forma nenhuma como resultado menos água na atmosfera. Pelo contrário. Quem me quiser provar que irá chover muito menos nos próximos 50 anos, que me apresente provas factuais e que juntem concordância da maioria da opinião científica.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Até porque o aquecimento global não tem de forma nenhuma como resultado menos água na atmosfera. Pelo contrário. Quem me quiser provar que irá chover muito menos nos próximos 50 anos, que me apresente provas factuais e que juntem concordância da maioria da opinião científica.

Humidade relativa é diferente de água precipitável.

A opinião científica diz que vai chover menos. Que literatura científica andas a ler?

As médias existentes também contabilizam eventos extremos do passado. Não só as mais recentes. Tentar fazer passar a ideia de que as médias do passado eram todas resultado de décadas de regularidade não é correcto.

Nunca escrevi isso.

Tento sempre correlacionar precipitação, temperatura & necessidades humanas (a ecologia só traria mais complexidade). Quando se faz isto, espero eu, consegue-se expor o ridículo de muitos argumentos usados.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,819
Local
Lisboa e Alenquer
Ha vários estudos sérios que dizem que irá chover mto menos e que caminhamos para um clima bastante mais seco. Ainda não há dados vindos do futuro, mas ha extrapolação no quadro das alterações climáticas. A seca histórica é a que está registada(as), infelizmente só existem dados fiáveis desde 1931 e não consta que tenha havido seca igual desde então. Não quer dizer q para o próximo ano não seja ano de inundações, mas continuaremos num quadro de alteração se se repetir secas graves a cada 2 anos... Por isso a nossas emoções tb têm uma base factual. está à vista.

A quantidade de exagero e de histerismo colectivo que aqui vai tira qualquer um do sério.

Vamos por partes que isso, em fóruns que supostamente teriam de ter suporte científico acima do emocional, precisa de alguma estrutura:

  1. As alterações climáticas são inegáveis,
  2. O aquecimento global é inegável,
  3. Que irá haver menos precipitação na península ibérica É UMA AFIRMAÇÃO TOTALMENTE FALACIOSA QUE CARECE DE PROVAS,
  4. Ainda há dois anos atrás metade do país chorava com partes das cidades debaixo de água,
  5. Não faltam anos nos últimos 10 com precipitação ACIMA DA MÉDIA,
  6. Se esta seca é histórica desde que há registos, METO O MEU BRAÇO DIREITO A CORTAR QUE NÃO É A MAIOR NEM MAIS SEVERA DOS ÚLTIMOS 500 ANOS.
Tenho dito. Agora, por favor, recolocai a questão em termos racionais e deixem de prestar atenção a sensacionalismo barato que quer dar a enteder aos Portugueses que nunca mais vamos ter chuva.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Humidade relativa é diferente de água precipitável.

A opinião científica diz que vai chover menos. Que literatura científica andas a ler?



Nunca escrevi isso.

Tento sempre correlacionar precipitação, temperatura & necessidades humanas (a ecologia só traria mais complexidade). Quando se faz isto, espero eu, consegue-se expor o ridículo de muitos argumentos usados.

Estou à espera de literatura cientifica que indique claramente que irá chover menos em Portugal por causa do aquecimento global. É uma afirmação fácil de entender.

À escala planetária o aquecimento global não fará NUNCA chover menos. É o oposto. Sim, mais humidade não tem forçosamente que ser água precipitável mas, com é evidente, aumenta e muito a probabilidade disso acontecer.

As alterações climáticas à escala regionais são aquelas que nos preocupa. A possibilidade de isso vir a acontecer em Portugal é real mas como disse, carece de provas efectivas. Até porque mesmo com alterações sazonais e o aumento das estações secas (também ainda por provar que esta tendência
é para manter e crescer) não implica que não possa vir a chover MAIS em MENOS tempo.

A minha posição é bastante clara. Nenhum estudo sobre Portugal estará em medida de afirmar que Portugal se vai transformar em Marrocos. To o "estudo" ou "cientista" que diga isso deverá ser posto fora do estúdio / redacção por andar a disparatar e mentir ao povo.
 
  • Gosto
Reactions: Zulo e joselamego

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Ha vários estudos sérios que dizem que irá chover mto menos e que caminhamos para um clima bastante mais seco. Ainda não há dados vindos do futuro, mas ha extrapolação no quadro das alterações climáticas. A seca histórica é a que está registada(as), infelizmente só existem dados fiáveis desde 1931 e não consta que tenha havido seca igual desde então. Não quer dizer q para o próximo ano não seja ano de inundações, mas continuaremos num quadro de alteração se se repetir secas graves a cada 2 anos... Por isso a nossas emoções tb têm uma base factual. está à vista.

Mas desde quando é que se verificam secas graves todos os dois anos?

Por favor esclareçam-me pois devo estar em coma há várias décadas.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Se, agora viesse uma máxima em Novembro igual à máxima absoluta de Faro que aconteceu em 1977 com 28.8ºC, era a loucura. :D então, a máxima absoluta de Dezembro a 28/12/1974 com 25.4ºC era o suicídio em massa. :huhlmao:

Mas 1974 e 1977, epá mas isso foi há mais de 40 anos ou 40 anos e fazia um calor fenomenal em Novembro e Dezembro. :intrigante:
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Houve outros tempos que as temperaturas atingiram valores mais altos , para meses de novembro e dezembro....mas este ano pode até chegar lá perto desses valores...Apenas se sabe que estamos a atravessar um período de seca severa ...
Se em Monchique cair até segunda 8 mm eu compro e bebo uma garrafa de medronho d até envio fotos aqui no fórum ... :)

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Se, agora viesse uma máxima em Novembro igual à máxima absoluta de Faro que aconteceu em 1977 com 28.8ºC, era a loucura. :D então, a máxima absoluta de Dezembro a 28/12/1974 com 25.4ºC era o suicídio em massa. :huhlmao:

Mas 1974 e 1977, epá mas isso foi há mais de 40 anos ou 40 anos e fazia um calor fenomenal em Novembro e Dezembro. :intrigante:

Em 1974 e 1977 haviam tantas noites tropicais como nos últimos, vá, 5 anos?

Como honestamente não sei, pergunto :D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Se em Monchique cair até segunda 8 mm eu compro e bebo uma garrafa de medronho

José, olha bem o que estás a afirmar... Não te esqueças que estás em Monchique, um oásis montanhoso no Algarve, muito próximo do mar. Esses 902 metros e a proeminência de 739 metros, fazem toda a diferença quanto a previsões e modelos ;)
Seja como for, o que foi aposto está apostado e prevejo (não preciso de modelos) que alguém vai ficar bem animado (ou em coma) após as chuvas deste fim de semana :D
@algarvio1980 não precisas de ir encher o pluviômetro :lol:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.