Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
amatrelooo.jpg


:D
 


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)

Juro que nao sabia que o aviso amarelo era para 10mm\hr...

Se soubesse estava calado, mas na minha opinião 10mm numa hora não é nada. Claro que pode causar inundações urbanas mas não pela quantidade de chuva mas por outras razões que nós bem sabemos...
 

Teya

Cumulus
Registo
27 Set 2014
Mensagens
340
Local
Olival Basto / Odivelas/ Lagos
Infelizmente o AA vai continuar a levar a melhor!

Espero estar totalmente errado, mas é o que me parece!
O ensemble dos modelos mostra isso mesmo!

E mesmo neste evento o AA não deixou que chovesse mais, aqui por exemplo caíram 8mm, mas foram apenas dois aguaceiros tirando isso tem estado sol!

Ainda bem que você está enganado e os modelos já mostram chuva para a semana. (E ainda deve chover mais qlqr coisa amanhã)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Sim porque estes 2\3 dias vão claramente acabar com a seca? E sabes o que se vê depois disto? Isso mesmo, AA....
Não acabam com a seca..
Mas é melhor 2/3 dias com 10/15mm ou 0 dias de chuva com 0mm?

Estou farto de ler neste fórum o argumento "esta chuva não vai fazer nada"...

Não consigo entender sinceramente...


Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Juro que nao sabia que o aviso amarelo era para 10mm\hr...

Se soubesse estava calado, mas na minha opinião 10mm numa hora não é nada. Claro que pode causar inundações urbanas mas não pela quantidade de chuva mas por outras razões que nós bem sabemos...

Meteofan, se calhar convém irmo-nos informar primeiro, do que vir comentar sem conhecimento de causa não te parece? Assim evitamos ficar mal na foto. ;)
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e MipsUc

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Juro que nao sabia que o aviso amarelo era para 10mm\hr...

Sim,10 mm ao longo de uma hora não é nada de excepcional, mas agora surgiu-me uma dúvida, será que o IPMA considera os 10 mm numa hora ( inteira) ou considera até uma hora, ou seja, se ocorrerem os 10 mm em 5 minutos ( isso já é certamente excepcional) :unsure: e bem mais gravoso que 10 mm ao longo da hora inteira...:unsure:
 

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Boas,
O dia por aqui foi de periodos de chuva fraca.
Esperava um pouco mais, mas e melhor do que nao chover nada.
.........................
Penso que sobre a questao do aviso amarelo, eu penso que seja 10mm ate uma hora e nao numa hora inteira, pelo menos foi assim que sempre intrepertei.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Certamente que não deve considerar esses períodos curtos. Estava a pensar nisso, até para justificar as queixas dos "miseráveis 10mm" não serem dignos de amarelo. Em 10 minutos são até um valor bastante gravoso. Mas não me parece que isso conte nos critérios. Afinal tem de haver critérios relativamente uniformes e simples, senão era uma confusão.

O sistema não é perfeito e é passível de muitas críticas, mas tem de se entender que ter demasiados critérios ou excepções é tão complicado ou difícil de usar como idealizar avisos a escalas espaciais muito mais pequenas que a de distrito.

É perfeito? Não.
Pode ser melhorado? Pode.

Mas é assim tão mau? Não.

Para o utilizador focado no seu quintal pode não ser suficiente mas as coisas são assim...

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Sim,10 mm ao longo de uma hora não é nada de excepcional, mas agora surgiu-me uma dúvida, será que o IPMA considera os 10 mm numa hora ( inteira) ou considera até uma hora, ou seja, se ocorrerem os 10 mm em 5 minutos ( isso já é certamente excepcional) :unsure: e bem mais gravoso que 10 mm ao longo da hora inteira...:unsure:
Pois se assim for faz sentido... Deviam ser mais explicitos. 10mm numa hora não é nada.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Afinal parece que os avisos foram bem lançados pelo IPMA, fico aqui à espera sentado que os membros que os proferiram se venham retratar... :inocente::inocente:
Eu já vim, simplesmente porque nao sabia que aviso amarelo=10mms numa hora ;)
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Não levem a mal, mas há aqui membros que têm de começar a ter mais calma e paciência á bocado começaram a dizer que o pessoal do ipma eram incompetentes e que o aviso amarelo não devia ter sido lançado e agora o que dizem? é que aqui tem chovido bem desde o meio da tarde até agora até faz fumo e pelo que vejo no radar não foi só aqui.
outra questão é estarem sempre a falar que vamos voltar a ter anticiclone quase até meio do próximo mês e que esse padrão é garantido, os modelos até a curto prazo têm dificuldade em fazer previsões quanto mais a médio-longo prazo!!!!!!!
Espero que ninguém fique chateado com o que escrevi.;)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.