Seguimento Meteorológico Livre 2017

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por james 1 Jan 2017 às 09:57.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Davidmpb

Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    7 Jul 2014
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    Isto está é bom para os amantes do verão:calor:

joralentejano gostou disto.
  2. Paulo H

Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    [Modo crazy :maluco:]

Os modelos até estão coerentes com anos anteriores. Nem temos muita razão de queixa: já vimos neve, nos modelos, em praticamente todos os locais e a cotas baixissimas. Melhor que isto, só um upgrade dos modelos, quando selecionassemos um local, podiamos ver neve a cair.

No verão, os modelos acertam sempre: AA e mais calor. A probabilidade de estar tempo soleado em Portugal é elevadíssima! Diria que em torno dos 2/3, o que daria uma odd média = 1.50 (nada mau, para apostar às cegas).

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. joralentejano

joralentejano
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Set 2015
    Local:
    Arronches (272m) | Leiria
    Já ouço pessoas a dizer que estão fartas do frio e querem que o verão chegue rápido. Grande parte da população é só isto que pensa, enfim. Estes invernos são uma alegria para os amantes de sol e nem pensam nas consequências.

4. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Fico possuido quando os colegas me dizem que já choveu imenso... eu fico tipo... :shocking:
    A verdade é que mais ninguem neste país tirando nós, agricultores e poucos mais se preocupam com estas questões...

joralentejano e Tyna gostaram disto.
  5. ACalado

ACalado
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Fev 2006
    Local:
    Covilhã 750m
    Sinceramente já eu nem sei o que diga.... Custa a acreditar que com ar frio instalado que vai estar que a precipitação seja apenas chuva no Domingo e Segunda. Custa-me a acreditar mas ok

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

6. Charlie Moreira

Charlie Moreira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    5 Dez 2006
    Local:
    VALONGO
    A temperatura a 500hpa e a 850hpa não é suficietemente fria certo?

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk

7. david 6

david 6
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Fajarda - Coruche(57m)
    agora cortaram a precipitação praticamente toda :facepalm:

8. ACalado

ACalado
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Fev 2006
    Local:
    Covilhã 750m
    Não liguem só ao que os modelos modelam, aqui no interior situações destas quando temos ar frio instalado dificilmente a temperatura sobe assim tão rápido como os modelos estão a modelar ;) veremos o que isto vai dar mas continuo a dizer que vamos ter neve a cotas médias no Norte e Centro do Domingo/Segunda

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

9. cova beira

cova beira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Dez 2008
    Local:
    Tortozendo
    eu ainda tenho uma ténue esperança que surja alguma coisa parecida com isto[​IMG]

luismeteo3, Dias Miguel e Paulo H gostaram disto.
  10. Paulo H

Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Eu estou preocupado! É que o ano poderá vir a ser péssimo para a agricultura.

E às vezes só se pensa nas barragens, se têm água suficiente ou não, e isso é redutor do problema. Quem tem propriedades com nascentes, tem noção do caudal normal de cada uma, e eu digo que as minhas nascentes estão com o mesmo caudal de fim de verão. Ou seja, estão a debitar reservas quiças de há 2 anos. Lembro-me que nesta altura (dez/jan), algumas nascentes fluiam como ribeiros e agora não sendo deveras preocupante.

Quem não tem, mas for observador, terá noção que os pastos estão fracos e os ribeiros secos ou reduzidos em relação ao habitural nesta época. Um fraco coberto vegetal, também irá segurar pouca água de chuva, necessário para uma boa infiltração no subsolo. Sem pastos, a água da chuva é rapidamente escoada pelas linhas de água, até aos rios, sem bom aproveitamento para as nascentes.

11. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Percebo o que dizes @ACalado, mas a verdade é que a precipitação modelada é também cada vez menos.

12. james

james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2011
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)

E isso até está um pouco de acordo com as previsões do IPMA. Na noite de sábado para domingo, há uma ténue hipótese de alguma instabilidade. E, apesar da cota já estar a subir, ainda haveria muito frio instalado e algum ar seco nos níveis mais altos.
    A haver uma hipotética surpresa, apostaria na madrugada de sábado para domingo.

13. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Eu já vejo pessoas na rua a esta hora super agasalhadas ( demais) , porque ouviram falar em vaga de frio Polar continental.

Virá algum frio sim, mas este ainda não chegou e não será nada que já não tenhamos tido no passado.

Até já ouvi comentar que vinha aí frio como na Sibéria para Portugal, mal de nós se tinhamos as temperaturas da Sibéria cá em Portugal..:D

Este povo é um exagerado, geralmente inculto em meteorologia, logo deturpa e " come" tudo que os média ( igualmente burros em meteorologia) dizem... :maluco:

Estou mesmo a ver a abertura do telejornais a partir de quarta-feira : Frio da Sibéria chega a Portugal :D

Cada vez me convenço mais que o frio em Portugal é maioritariamente " Psicológico" :D

Mike26, Tyna, ruka e 3 outras pessoas gostaram disto.
  14. António josé Sales

António josé Sales
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Out 2016
    Local:
    Turquel, concelho de Alcobaça
    O problema e tal como o flaviense21 diz os modelos a cada saida cortam na precipitacao ou seja daqui a pouco ja nao ha chuva nenhuma porque a mer******** do anticiclone quer logo voltar afectarnos rebentando com qualquer hipotese de chuva.!!!!!!!

Tiagolco gostou disto.
  15. António josé Sales

António josé Sales
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    6 Out 2016
    Local:
    Turquel, concelho de Alcobaça
    Snifa eles nao sao incultos sao extremamenteeeeeeee incultos na meteorologia.
    e as pessoas em ves de se informarem melhor so ligam ao que os incompetentes dos media dizem o que as torna ainda mais incultas.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página