Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Para mim o modelo mais credível é o ECM...
Espero que acerte na precipitação e que nas próximas saídas perspective mais chuva generalizada a todo o país !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Esperemos que as previsões se concretizem todo o pais precisa de muita chuva.:)
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
O outono no continente com dados alternativos.

srZza9S.png

spLs9HI.png
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boa noite!

O GFS nesta última saída não prevê chuva nenhuma para o Sul até dia 20 de Dez. Esperemos que isto mude, mas previsões de tempo de sol este ano, têm sido sempre certeiras.
Verdade! Mas o GFS é o mesmo do costume, tira e põe! Na saída das 12z retirou tudo para o próximo Domingo mas entretanto o ECM e o GEM foi o contrário. :pVamos ver até lá como será, tanto um como o outro prevêem até ás 240h alguma chuva que apesar de pouca porque, de entradas de Noroeste não se pode esperar muito mais mas a posição do Anticiclone apenas permite isso, sempre é melhor que nada. Por mim, por muito pouco que fosse, desde que fosse chovendo de vez em quando ao longo do mês já era bom, até porque este frio não vem facilitar em nada a situação.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Verdade! Mas o GFS é o mesmo do costume, tira e põe! Na saída das 12z retirou tudo para o próximo Domingo mas entretanto o ECM e o GEM foi o contrário. :pVamos ver até lá como será, tanto um como o outro prevêem até ás 240h alguma chuva que apesar de pouca porque, de entradas de Noroeste não se pode esperar muito mais mas a posição do Anticiclone apenas permite isso, sempre é melhor que nada. Por mim, por muito pouco que fosse, desde que fosse chovendo de vez em quando ao longo do mês já era bom, até porque este frio não vem facilitar em nada a situação.

Até Domingo, eu vejo 0 mm no GFS, 0 mm no ECM e 2-3 mm no GEM. :D O GFS é o melhor modelo, não existe melhor, em 24 horas, passou de quase 80 mm para 0 mm.

Em sintonia, GEM e o ECM, boas saídas destes dois modelos,( chuva generalizada e até neve nas serras do interior ) a contrariar a Run 12 do gfs
Carrega Europeu e Canadiano!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Aliás, aquela depressão do dia 11, vai ser empurrada para leste. :D Logo, a sintonia será essa. Entradas de NO, podem ir todas para a França que não fazem falta nenhuma é como o frio também não faz cá falta nenhuma.

Chuva generalizada? Esse termo, nunca existiu por cá nem vai existir. :huhlmao: Por mais, que queiram chuva generalizada, nunca choverá o mesmo em todo o país, se o país fosse de chuva generalizada, não tínhamos 2000 mm no Noroeste e 500 mm no Algarve. :D Nem quando vem as frentes as chuvas são generalizadas, existe sempre regiões mais beneficiadas que outras, o mesmo aplica-se às cut-off's. :D
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Até Domingo, eu vejo 0 mm no GFS, 0 mm no ECM e 2-3 mm no GEM. :D O GFS é o melhor modelo, não existe melhor, em 24 horas, passou de quase 80 mm para 0 mm.



Aliás, aquela depressão do dia 11, vai ser empurrada para leste. :D Logo, a sintonia será essa. Entradas de NO, podem ir todas para a França que não fazem falta nenhuma é como o frio também não faz cá falta nenhuma.

Chuva generalizada? Esse termo, nunca existiu por cá nem vai existir. :huhlmao: Por mais, que queiram chuva generalizada, nunca choverá o mesmo em todo o país, se o país fosse de chuva generalizada, não tínhamos 2000 mm no Noroeste e 500 mm no Algarve. :D Nem quando vem as frentes as chuvas são generalizadas, existe sempre regiões mais beneficiadas que outras, o mesmo aplica-se às cut-off's. :D
Algarvio, quando falei em chuva generalizada, claro que não com os mesmos mm em todo o país(regiões do litoral irão ter mais precipitação )...mas o ECM e o GEM para já são os únicos que estão a dar alguma chuva , o GFS 0 como referiste ...


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Até Domingo, eu vejo 0 mm no GFS, 0 mm no ECM e 2-3 mm no GEM. :D O GFS é o melhor modelo, não existe melhor, em 24 horas, passou de quase 80 mm para 0 mm.
A precipitação prevista para Domingo será entre a madrugada de Domingo/Segunda daí ter dito Domingo, explicitei-me mal. Até Segunda de manhã, pronto. Para aqui:
GFS: 2mm (apenas de sexta porque nesta última saída retirou tudo de domingo/segunda mas tem insistido sempre em alguma chuva nesse dia)
ECM: 10mm
GEM: 15mm

Até lá, ainda falta e pode até não cair nada mas nesta última saída são estas as previsões.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
A precipitação prevista para Domingo será entre a madrugada de Domingo/Segunda daí ter dito Domingo, explicitei-me mal. Até Segunda de manhã, pronto. Para aqui:
GFS: 2mm (apenas de sexta porque nesta última saída retirou tudo de domingo/segunda mas tem insistido sempre em alguma chuva nesse dia)
ECM: 10mm
GEM: 15mm

Até lá, ainda falta e pode até não cair nada mas nesta última saída são estas as previsões.
Resumindo :
GEM e ECM são os únicos a prever alguma chuva para o sul ( mesmo que pouca chuva)

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
A precipitação prevista para Domingo será entre a madrugada de Domingo/Segunda daí ter dito Domingo, explicitei-me mal. Até Segunda de manhã, pronto. Para aqui:
GFS: 2mm (apenas de sexta porque nesta última saída retirou tudo de domingo/segunda mas tem insistido sempre em alguma chuva nesse dia)
ECM: 10mm
GEM: 15mm

Até lá, ainda falta e pode até não cair nada mas nesta última saída são estas as previsões.

A tua zona é mais favorável a entradas de NW até deixam qualquer coisita. Só, estranhei o facto de teres referido a Domingo e o ECM não mostrar nada e só na madrugada de 2ª feira. :)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.