Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
É nestes eventos que se vai percebendo as falhas do radar de Arouca, o mais recente da rede :wacko: Olhando para a imagem:

B6dAX4I.png


-> Cria faixas onde não consegue "medir" a refletividade;
-> Aumenta a reflectividade de uma frente/chuva quando esta passa sob o radar (à volta de Arouca);
-> Tem problemas com a Serra da Estrela.

Alguém consegue explicar estes fenómenos?
 
  • Gosto
Reactions: c0ldPT e joselamego


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
E voces continuam a defender o IPMA, pago por todos nós, serviço público, como se fossem os donos daquilo.

Sim, na minha opinião são MUITO fracos. Muito lentos na emissão de avisos, muito fracos no aviso à população, podia passar aqui horas a enumerar defeitos, mas não vale a pena.

Continuem a defendê-los que eles continuam a gozar com a nossa cara e a desperdiçar o dinheiro dos nossos impostos ;)

Não digo que não se façam criticas, alias é com criticas que se pode melhorar... Duvido é que se melhore com faltas de respeito, como no post que citei, que apenas são insulto barato e sem conteúdo... ;)
 

cepp1

Cumulus
Registo
26 Jul 2017
Mensagens
246
Local
Leiria
Estava a almoçar num café a vi nas noticias da sic "Inverno vai ser muito chuvoso".
Não sei em que se baseiam. hoje p+ela zona do oeste muitas ribeiras com bons niveis de agua, rio Lis encheu muito e estava bem lamacento.
A "Ana" manda um abraço a todos os profetas de desgraça, que já davam Portugal como um pais morto e desértico.
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,397
Local
Alcochete (6m)
E voces continuam a defender o IPMA, pago por todos nós, serviço público, como se fossem os donos daquilo.

Sim, na minha opinião são MUITO fracos. Muito lentos na emissão de avisos, muito fracos no aviso à população, podia passar aqui horas a enumerar defeitos, mas não vale a pena.

Continuem a defendê-los que eles continuam a gozar com a nossa cara e a desperdiçar o dinheiro dos nossos impostos ;)
Fosse eu confiar no IPMA e ia para o meio da tempestade desprevenido. A dizerem que o pior ia ser de noite, quando ja a maioria estava a dormir, quando a tempestade atingiu o Porto com maior intensidade por volta das 18h até as 20h. Ou Portugal para eles é só Lisboa, ou mais valia contractar muitos membros daqui que me deram informação mais acertada
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Estava a almoçar num café a vi nas noticias da sic "Inverno vai ser muito chuvoso".
Não sei em que se baseiam. hoje p+ela zona do oeste muitas ribeiras com bons niveis de agua, rio Lis encheu muito e estava bem lamacento.
A "Ana" manda um abraço a todos os profetas de desgraça, que já davam Portugal como um pais morto e desértico.

São exactamente os mesmos, que já andam a "regar" com a vinda da Tempestade "Bruno" esta semana.
Qualquer sistema frontal, por mais insignificante que seja a partir de agora vai ser uma nova Tempestade, está-se mesmo a ver o filme.
 

cepp1

Cumulus
Registo
26 Jul 2017
Mensagens
246
Local
Leiria
Estou a ver que essa ideia dos nomes foi má ideia... só se fala a boca cheia que vem ai outra tempestade o Bruno ahaha o que vem ai é mais do mesmo tédio de tempo seco e com dias de chuva fraca e insignificante... tivemos um belo evento mas foi mais um daqueles de 1 dia

Que eu saiba o Minho é Portugal e no Minho ainda vai cair muita água esta semana!!!
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Que eu saiba o Minho é Portugal e no Minho ainda vai cair muita água esta semana!!!
O problema nem é esse! Ao falarem numa nova tempestade, as pessoas que apenas se baseiam nas noticias pensam que vem aí mais um temporal como o de ontem, visto eles não explicarem as coisas da maneira correta. Não tem nada a ver com a chuva, até porque, em termos de chuva este evento não foi nada de anormal para esta altura.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Várias considerações:
-> Cria faixas onde não consegue "medir" a refletividade;
-> Aumenta a reflectividade de uma frente/chuva quando esta passa sob o radar (à volta de Arouca);
-> Tem problemas com a Serra da Estrela.

Alguém consegue explicar estes fenómenos?
A altitude a que o radar está instalado influencia TODOS estes factores. Nenhum dos três radares irá medir 100% exatamente a reflectividade igual, mas costumam estar calibrados para isso. A Serra da Estrela é um obstáculo para TODOS os três radares da rede - é um ponto mais alto do que o feixe deles todos consegue alcançar, e faz parte do funcionamento natural de um radar, para mais um que está mais perto da Estrela. Há situações destas por todo o Mundo, incluindo nos tão idolatrados Estados Unidos, ou mesmo em Espanha.
As faixas têm também a ver com a altitude que os feixes conseguem alcançar, e as interferências que encontra pelo meio. Pode haver 1001 factores para isso. O IPMA não tem culpa de nenhuma destas coisas. Tal como as interferências que se vêm ocasionalmente podem ser causadas por pássaros, aviões, interferências de rede (A rede Wireless a 5 GHz pode interferir com radares, por exemplo), etc.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Quanto à tempestade Bruno, obviamente que o que os OCS querem dizer (mas não dizem) é que a próxima depressão que vier irá ser denominada de Bruno. NENHUM dos organismos de meteorologia envolvidos deu nome ao que quer que seja ainda. A listagem de nomes está já completa, até:
Ana, Bruno, Carmen, David, Emma, Felix, Gisele, Hugo, Irene, Jose, Katia, Leo, Marina, Nuno, Olivia, Pierre, Rosa, Samuel, Telma, Vasco e Wiam.
http://www.aemet.es/es/noticias/2017/12/Nombre_borrascas_profundas
 
Estado
Fechado para novas mensagens.