Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Nao me estou a referir so a esse evento,
mas tambem vendo alguns sinais de uma "possivel" mudanca de padrao a partir desse evento...

Acima das 200 horas ainda está muito incerto...

Também quando mudar o padrão, não vem de certeza chuva a potes logo , será progressivo...
 


António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Está melhor assim Orion????????

ECM1-120.GIF
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,616
Local
Açores
Está melhor assim Orion????????

ECM1-120.GIF

AhYe9oNl.png


AxIDFV0l.png


m7FXVjCl.png


Neste tipo de eventos a quantidade de chuva no centro-norte também depende do valor da água precipitável (depende sempre mas o anticiclone aumenta a sua importância na nossa posição geográfica). A pluma tropical atrofia à medida que se desloca para este e 'afasta-se' do continente.

Plumas tropicais sem lift dão dias tendencialmente húmidos, quentes/menos frios (quando aplicável) e nebulosos com pouca ou nenhuma chuva (que é o padrão dominante nos Açores).

O problema do GFS é que o cavado, em vez de continuar a sua progressão para este, forma uma cut-off perto da Madeira. Em suma, para o continente pode haver nuvens mas chuva, em geral, será miragem. O ECM prevê uma situação análoga à exceção de que a região depressionária (de fraca intensidade) se forma perto/sobre o continente. E isso deverá trazer alguma chuva.

Nos últimos 15 dias tenho publicado muitas atualizações semanais e todas apontavam para que esta semana fosse bastante favorável. À última da hora parece que quase tudo se esfumou. 2ª feira há mais uma atualização :p

O ECM lá vai mostrando configurações favoráveis à chegada das plumas tropicais que levam à ocorrência de chuva persistente e com acumulados significativos (os rios atmosféricos). Mas estão sempre a ser adiados:

byFKTh8.gif
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
As nevadas por Portugal estão condenadas..

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk


A história diz - nos que até meados de Abril ainda podem cair bons nevões.
Basta olhar para o ano passado.

Aliás, no sotavento algarvio caíram uns bons flocos, algo que, não sendo inédito, não é habitual.

Algo me diz que no Norte e Centro ainda vamos ver bons nevões este ano.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
A história diz - nos que até meados de Abril ainda podem cair bons nevões.
Basta olhar para o ano passado.

Aliás, no sotavento algarvio caíram uns bons flocos, algo que, não sendo inédito, não é habitual.

Algo me diz que no Norte e Centro ainda vamos ver bons nevões este ano.
James a queda de neve aqui no litoral norte ocorreu em Janeiro isto num passado recente..
Espero que fevereiro traga aqueles aguaceiros invernoso

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e james

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,616
Local
Açores
orion muito obrigado pela explicação

Voltando às plumas tropicais, rios atmosféricos e chuva pesada...

Todo o território português (mas especialmente os Açores e o centro-norte de PT continental) tem a (in)felicidade de serem bastante condicionados pelo anticiclone no que concerne à chuva. Hoje o G. Ocidental está a ser afetado por uma pluma tropical vinda diretamente dos trópicos...

VoSyTeY.png


... mas o cavado que se vai formar daqui a 2/3 dias trará ar das Caraíbas:

RI3BbFu.png


É uma mera curiosidade porque não há 2 plumas iguais. Depende não só da água precipitável mas também da humidade relativa, do lift...

Publico isso só para se ter uma perspetiva. A chuva mais intensa modelada no continente pelo GFS, como já escrevi, está associada a uma pluma bastante 'fina':

IZ4qznb.png


As plumas podem viajar grandes distâncias. Às vezes os períodos de chuva intensos no continente vêm de plumas com uma configuração semelhante a esta...

DuKOo8v.png


... em que o ar quente das Caraíbas atravessa o Atlântico, passa perto ou sobre os Açores com pouca ou nenhuma chuva (porque depende de outros fatores) e criam mini-dilúvios no centro-norte continental. Algo semelhante ocorre periodicamente na Califórnia (e chama-se Expresso Ananás).

Há muitas outras questões associadas a este assunto e há que saber distinguir os conceitos. Água precipitável é diferente de humidade relativa. Geralmente usa-se rio atmosférico e pluma tropical como sinónimos mas pessoalmente uso o primeiro termo para designar situações em que o movimento atmosférico assume contornos muito salientes e o segundo para designar a índole do ar. Às vezes pode-se tornar confuso (porventura por minha culpa). Na sinótica não se usam os termos mas sim as 'frentes'.

Repito que os rios atmosféricos podem ser usados erradamente para se dizer que não existe aquecimento global (tanto podem trazer chuvisco como chuva catastrófica). As duas coisas até complementam-se já que quanto mais quente for o ar mais vapor de água consegue conter. Como tal, os rios atmosféricos no futuro podem trazer chuva tão ou mais catastrófica que agora. Muita chuva em pouco tempo também não é grande solução para secas.
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.