Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Invernos secos não são, de modo algum, inéditos no nosso clima. Meses secos no inverno até costumam ser particularmente frios. Não é uma questão de gostos, é o que é. Utilizando apenas dados deste século, o mês mais frio, por estas bandas, foi dezembro de 2001. Nesse mês só choveu nos últimos dois dias. Outros meses particularmente frios; janeiro e fevereiro de 2005, com 13mm cada um. O inverno de 2011/2012, quase sem chuva de dezembro a março, Sendo que, fevereiro de 2012, que aqui teve 0mm, apresentou o segundo valor mais baixo da temperatura média das mínimas desde 1931.

Por aqui, este janeiro está com uma forte anomalia negativa no valor da temperatura média das mínimas, mas ainda faltam vários dias para o mês acabar.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
A frente de quinta/sexta está cada vez melhor, venha ela que tanto falta faz :rain::thumbsup:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,632
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Ainda hoje, umas pessoas me disseram que só já querem o verão porque está muito frio e que podia ser sempre verão. :facepalm: e depois eu perguntei como é que ia ser quando não houver água nos recursos hídricos, até agora não recebi qualquer resposta. Enfim! :disgust:
Tens toda a razão joralentejano, poucas são as pessoas que dão valor á chuva, a maioria quer é estar com a tolha estendida na praia e apanhar sol.
Ainda assim nem tudo é mau, conheço 2 ou 3 pessoas que apesar de não gostem de chuva, sabem que ela faz falta, menos mal.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Ainda hoje, umas pessoas me disseram que só já querem o verão porque está muito frio e que podia ser sempre verão. :facepalm: e depois eu perguntei como é que ia ser quando não houver água nos recursos hídricos, até agora não recebi qualquer resposta. Enfim! :disgust:

E bem podes esperar pela resposta sentado as pessoas são extremamente incultas não têm noção absolutamente nenhuma de quão importante é a chuva
O que eu fazia a essa gente era pô-las no deserto durante uma semana, podia ser que assim dessem o devido valor á água!!!!!!!!!!!!!!!!!:dry:

Por falar em água:rain::surprise:!!!!!!!!

GFS_066_ESP0_SFC.png
GFS_072_ESP0_SFC.png
GFS_090_ESP0_SFC.png
GFS_204_ESP0_SFC.png
GFS_264_ESP0_SFC.png
 
M

Membro excluído 274

Destas é que eu gosto... e com estas se pode ver neve nos locais habituais... Boas frentes... bons pós frontais... chuva primeiro... aguaceiros e neve depois...
Oxalá se cumpra!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e jonas

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Uma coisa são gostos pessoais, outra é racionalidade. A chuva é necessária. Quando ela não cai, isso paga-se de maneiras distintas. É próprio de seres racionais entenderem que a chuva é desejável que apareça no tempo devido. Querer calor e sol em Janeiro, quando o país está seco, é tão irracional como querer trombas de água quando está tudo já inundado. Se olhássemos todos um pouco menos para o nosso umbigo, o mundo era um sitio melhor para se viver. Dito isto, ainda bem que o ser humano não manda no tempo. Era mais uma razão para nos guerrearmos.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
Como previsões e opiniões são por vezes difíceis de ficar separadas, este tópico - de opinião - está a aglutinar os tópicos da previsão tanto a curto como a médio prazo.

---

Para terminar a publicação...

... em que o ar quente das Caraíbas atravessa o Atlântico, passa perto ou sobre os Açores com pouca ou nenhuma chuva (porque depende de outros fatores) e criam mini-dilúvios no centro-norte continental. Algo semelhante ocorre periodicamente na Califórnia (e chama-se Expresso Ananás).

Repito que os rios atmosféricos podem ser usados erradamente para se dizer que não existe aquecimento global (tanto podem trazer chuvisco como chuva catastrófica). As duas coisas até complementam-se já que quanto mais quente for o ar mais vapor de água consegue conter. Como tal, os rios atmosféricos no futuro podem trazer chuva tão ou mais catastrófica que agora. Muita chuva em pouco tempo também não é grande solução para secas.

A Califórnia foi afetada por mais uma pluma tropical de curta duração. Animação de VA aqui.

5IIP71F.gif


Alguns recordes foram batidos.

The National Weather Service had warned that the system could be among the strongest storms in years, and it delivered.

Long Beach Airport received 3.87 inches of rain by 5 p.m. Sunday, breaking the all-time daily record for rainfall. Los Angeles Airport got 2.78 inches, another single-day record.

1 polegada/inch = 25.4 milímetros.

cuEEdax.png


A neve nas montanhas, responsável por 1/3 da água consumida no estado, recuperou bastante. Ainda assim persiste alguma seca (severa e excecional) no sul.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
O ECM melhora e o GFS piora (falo pela minha zona) a saída das 18z do GFS retirou bastante precipitação em quase toda a região sul no evento de quinta/sexta, passou de 23mm para 8mm. Já o ECM mantem-se bastante bom, prevendo 26mm, ainda tudo muito incerto mas penso que a chuva já é garantida. Veremos as próximas saídas.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.