Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Não vejo aqui qualquer post relativamente a uma reação anti-choraminguice, o Davidmpb deve estar a referir-se ao tópico do Seguimento Sul e a mim em concreto.
A ideia com que fiquei é que há pessoas que até acham que este tempo está a afetar a flora natural, o que acho um pouco exagerado, tendo em conta, o que já se passou no passado. A nossa vegetação já passou por muito pior, isto é uma «brincadeira». Mas creio que está tudo sanado, penso que o Joralentejano, já se apercebeu do que eu queria dizer. E até agradeci-lhe por me ter esclarecido sobre os valores medidos por ele (pois realmente tem chovido pouco por lá).
As pessoas podem-se queixar as vezes que quiserem publicamente (há aqui gente que até quer ter frio a sério, mesmo em locais onde tal não é comum e que aí assim poderia ter efeitos nefastos, se fosse prolongado, etc...), mas não se espantem, de uma vez ou outra, alguém reagir, sobretudo, quando se exagera um bocado,
O problema não é só a flora, é as barragens, tenho a certeza que alguns não sabem como estão os níveis de algumas barragens, é verdade que a flora já aguentou bastante e de certeza que ira aguentar mais uma, também vai depender de como será o verão, se for como o do ano passado, não haja dúvidas que vai sofrer muito. Quanto às barragens, em anos de seca, as barragens costumam estar abastecidas do inverno anterior, desta vez não, está tudo embaixo, nem o outono compensou, os meses estão a ser extremamente secos e algumas barragens já quase que não têm capacidade para outra seca.
 

COENTRO

Cirrus
Registo
24 Mar 2014
Mensagens
17
Local
Sintra
Confirma-se, que por Sintra a rega está a ser generosa!
Bom ano.

O AROME também anda simpático para a tua zona. :D
00023_20170101_00_042.gif

Serra de Sintra bem regadinha.:D
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
tornado com células que nem existiram... típico de quem não entende nada disto... entretanto por aqui fiasco e mais fiasco
 

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
boas!!! bom ano 2017 a toda a comunidade forense..

bem este anticiclone já chateia um pouco, o que tem contribuído para umas boas inversões térmicas necessárias ao ecossistema.
mas parece que a coisa vai mudar na segunda quinzena do mês.. o AA tende a subir de latitude, proporcionando a entrada de frentes atlânticas e entradas frias marítimas e/ou continentais. veremos o que nos sai na rifa...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Aqui, até estou contente, as barragens de Odeleite e de Beliche armazenaram mais de 30% no mês de Dezembro. Não deixa, de ser um valor surpreendente. :wacko: Beliche com 61% de capacidade e Odeleite com 71% de capacidade. Já, temos água para o Verão. :scared:
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e belem

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Aqui, até estou contente, as barragens de Odeleite e de Beliche armazenaram mais de 30% no mês de Dezembro. Não deixa, de ser um valor surpreendente. :wacko: Beliche com 61% de capacidade e Odeleite com 71% de capacidade. Já, temos água para o Verão. :scared:
Parece que subestimámos as chuvas de inicio de Dezembro que afectaram em particular o sotavento. Como não existem estações em particular no interior e também membros não fazemos a miníma do que se passa nessas zonas. Certo é que foi notável a subida quando no ano passado quase nem mexeram. O mesmo não se pode dizer no interior Alentejano que continua numa situação grave. Mesmo Odelouca quase não mexeu...
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O problema não é só a flora, é as barragens, tenho a certeza que alguns não sabem como estão os níveis de algumas barragens, é verdade que a flora já aguentou bastante e de certeza que ira aguentar mais uma, também vai depender de como será o verão, se for como o do ano passado, não haja dúvidas que vai sofrer muito. Quanto às barragens, em anos de seca, as barragens costumam estar abastecidas do inverno anterior, desta vez não, está tudo embaixo, nem o outono compensou, os meses estão a ser extremamente secos e algumas barragens já quase que não têm capacidade para outra seca.

É uma questão de investigares e veres o que se tem passado ao longo dos últimos anos (podes até ir atrás algumas décadas).
Assim poderás ter uma ideia do número de anos em que chove abaixo do normal ou acima. Quiçá o regime de precipitações esteja a mudar (resta saber se muito ou pouco).
Tal como disse (no outro tópico), já percebi que tem chovido abaixo da norma por aí e espero que a situação normalize.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Nesta última saída, o ECM também vê algo, embora de forma ténue, a partir do dia 12. O GFS também já viu também algo muito ténue.

Vá lá, pode ser um sinal.

Este AA não me parece que tenha força para resistir durante muito mais tempo. E ainda para mais quando já existem sinais de alteração na circulação no Atlântico Norte.
A minha aposta vai no sentido de uma mudança de padrão na segunda quinzena deste mês ( talvez até ligeiramente mais cedo).
Mas é apenas um feeling.

P. S. em 2009 o ano também começou com uma pequena frente, depois regressou o AA 1 semana e depois o padrão mudou em grande, como se sabe.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
É normal chover durante vários minutos de forma fraca e o pluviómetro acusar 0mm? Ontem e hoje apesar de ter chovido durante alguns minutos o pluviómetro não mexeu...

Qual a resolução do pluviómetro? Se for 0.5 mm ou 1 mm só vai acusar quando se atingir esse valor e assim sucessivamente.

Pluviómetros com mais resolução ( como por exemplo 0.2 mm) naturalmente acusam mais cedo e mais vezes.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.