Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
E já lá vão 13 páginas de choradeira. Não estão fartos? :lmao:
Dou-lhe toda a razão. Todos nós, salvo raras excepções, apreciamos chuva, mas bastam algumas semanas de AA para só ler queixas sobre a "pasmaceira", "anticiclone interminável", "seca grave a instalar-se" (quando ainda estamos em seca ligeira e não em todo o território), "dias de primavera" (quando o contexto de primavera nada tem a ver com esta situação de AA actual), etc. Se a situação fosse outra, com Baixas instaladas dias a fio, todos íamos rejubilar. Volto a repetir, tal como já o disse algumas vezes, há alguns membros deste fórum que só não se queixam se tiverem 40 mm de chuva todos os dias. Neste momento não está prevista grande alteração do padrão, mas não me parece que com mínimas tão baixas (considerando a nossa latitude e posição atlântica) e com máximas dentro de valores médios para Janeiro, possamos (mesmo que em termos relativos) falar em "calor". Mas, claro, todos têm o direito de se queixar e eu de deixar a minha humilde opinião :D
 


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Dou-lhe toda a razão. Todos nós, salvo raras excepções, apreciamos chuva, mas bastam algumas semanas de AA para só ler queixas sobre a "pasmaceira", "anticiclone interminável", "seca grave a instalar-se" (quando ainda estamos em seca ligeira e não em todo o território), "dias de primavera" (quando o contexto de primavera nada tem a ver com esta situação de AA actual), etc. Se a situação fosse outra, com Baixas instaladas dias a fio, todos íamos rejubilar. Volto a repetir, tal como já o disse algumas vezes, há alguns membros deste fórum que só não se queixam se tiverem 40 mm de chuva todos os dias. Neste momento não está prevista grande alteração do padrão, mas não me parece que com mínimas tão baixas (considerando a nossa latitude e posição atlântica) e com máximas dentro de valores médios para Janeiro, possamos (mesmo que em termos relativos) falar em "calor". Mas, claro, todos têm o direito de se queixar e eu de deixar a minha humilde opinião :D
Acho que acaba por ser um defeito de muitos ou mesmo de todos nós. Queremos sempre mais e mais e nunca estamos contentes com o que temos.
E ao não estarmos contentes, passamos a maior parte do tempo a queixarmo-nos, o que na minha opinião é muito chato para nós mesmos e para as pessoas que nos rodeiam. Como dizia o escritor e filósofo brasileiro, Marquês de Maricá: "Os homens são sempre mais verbosos e fecundos em queixar-se das injúrias do que em agradecer os benefícios."
Mas enfim, estão todos no vosso direito, quem sou para vos mandar calar? ;)
 
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Boa pergunta. Qual é a resposta? :D
Não há resposta, é a chamada pergunta de retórica ;) Ou seja, ajuda-nos a pensar um pouco.GFS não nos deixa uma pinga de água até 23 de janeiro. Não me estou queixar, apenas a constatar. Provavelmente alguém na Islândia estará a dizer. "raio de chuva/neve. Lá em baixo, os portugueses têm uma sorte dos diabos". É tudo uma questão de perspectiva.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Eu penso que esta choradeira acaba por ser justificável, para aqueles que estão a pensar a longo prazo e que são péssimistas (meu caso). E por mais que queiramos fugir à realidade, é impossível fechar os olhos às condições atípicas para esta época do ano, veremos se algo muda porque ainda estamos no início de Janeiro. Depois, muitos como eu chegam a esta época vêem que não há forma do AA se desenvencilhar deste bloqueio, a inquietação aumenta e começa-se a temer o pior, ao ver saídas e mais saídas adiar constantemente alguns resquícios de frentes. Ao mesmo tempo surge também a voz da experiência, que acaba por generalizar este inverno aos mais secos do passado, o que acaba por desanimar mais. Como estamos fartos de saber, se não chover agora vai ser dificil contornar a seca mais à frente, a menos que tenhamos uma primavera semelhante a 2013:malandro: (julgo que foi neste ano que se deram grandes cheias nos mais variados rios, especialmente no Tejo), o que também não é a melhor solução.

O próprio equilibrio dos ecossistemas é posto em causa, aqui por casa ainda hoje reparei que a minha cerejeira a cada dia que passa tem aberto sempre mais uma ou duas flores (para aqueles que acham que é um caso isolado desenganem-se, porque aqui pelas redondezas já não é a primeira árvore que vejo com flores fora do tempo), algumas não resistem à geada. Já no ano passado foi a mesma coisa, se não fosse o Janeiro a mudar um pouco o paradigma, acho que teria as àrvores todas floridas em meados de Março, conforme as flores se fossem aguentando ao frio.

Como se não bastasse não haver precipitação, para já o frio continuado/generalizado ainda não surgiu. Tirando claro, os últimos dias de 2016 e o 1º de Janeiro e agora os últimos dias,em que o vento leste fez questão de estragar maior parte das inversões. Já ver frio e precipitação juntos parece algo utópico, ainda se o ECWF tivesse razão:pray:. Mas verdade seja dita, que neste momento o ideal seriam mesmo umas boas chuvadas em vez do frio, se fossse possível os dois seria a cereja no topo do bolo, mas já se sabe o que é que "Portugal gasta" a este respeito.

Mas quando é que o GFS decide comprar um bilhete de férias ao AA para a Escandinávia?:lol: Ou então penso que também serviria um bilhete para a zona da gronelândia (corrijam se estiver a dizer disparates), o GFS que escolha o mais económico, a malta já não pede muito:lol::hehe:
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Está na altura de ser sádico :D

Os húngaros já publicaram a previsão semanal. Anomalias negativas na precipitação para os próximos 15 dias. Depois...

st7JxPI.png


Será que se vai concretizar? Resta esperar.

Em suma, as previsões semanais são publicadas às 3ªs e 6ªs (na Hungria é UTC +1; lá já é madrugada) tendo em conta a saída das 00z do ECM do dia anterior (2ªs e 5ªs). Guardar este portal.

Pelas anomalias na temperatura o Pai Natal vai continuar de calções :D
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Porque é que o IPMA não publica um mapa semelhante ao dos húngaros com frequência semanal (nem peço bi-semanalmente) para todo o território português? Um território português que inclua as ilhas, o que certamente seria algo incrivelmente chocante.

Não. Tem-se a previsão mensal com gráficos quase ininteligíveis, informação excessiva e jargão estatístico de pouca ou nenhuma utilidade. Bastam 2 mapas simples. Assim não precisava de, como ilhéu, ver o mapa semanal da AEMET. Sim, os espanhóis têm melhores produtos para as ilhas portuguesas do que o IM português.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Sou um mero adolescente tal como tantos outros. ;)

Nada contra ti, claro :D

Como já escrevi, algumas pessoas se queixam das queixas dos outros mas acho curiosa a tua tenacidade. Já sabes antecipadamente que este tópico é de queixas (foi por isso que ele foi criado) e que haverão queixas tendo em conta as previsões. Mas és dos poucos que periodicamente te insurges. Queres vir a este tópico mas não queres ler queixas. Não há aí expectativas um bocado contraditórias? :p

E ao não estarmos contentes, passamos a maior parte do tempo a queixarmo-nos, o que na minha opinião é muito chato para nós mesmos e para as pessoas que nos rodeiam.

Geralmente as pessoas não ficam chateadas consigo mesmas por se queixarem. Queixam-se porque estão chateadas com algo. Pode é haver baixa tolerância para os queixumes dos outros mas isso é algo do próprio, não dos outros.

Há queixas e queixas. Não vejo pedidos para tempo severo. Na maioria pede-se chuva, algo básico.

Pedir a um amante de meteorologia que não se queixe quando o tempo está monótono - especialmente num fórum dedicado ao tempo - está quase no mesmo patamar que pedir a um adepto de futebol ferrenho que não mande bocas foleiras - num fórum dedicado ao desporto - quando o seu clube não consegue ganhar. É um bocado contra-natura não achas?
 

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Na saida das 00z do GFS preve algo semelhante ao ECM.
Frio continental sem chuva, sensivelmente a partir das 200h.
Vale o que vale..mas o facto de estarem um pouco em sintonia, ja e uma melhoria
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel
M

Membro excluído 274

A AEMET a colocar 50% de probabilidade se se verem flocos de neve 6ª feira e sábado na raia seca de Ourense:
http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/municipios/vilardevos-id32091 (municipio vizinho de Chaves).

Validez: viernes, 13 enero 2017 de 0 a 24 horas (oficial)
Predicción


En el extremo norte peninsular aumentará la inestabilidad, con cielos nubosos o cubiertos y precipitaciones, más probables e intensas en el Cantábrico y Pirineos. Podrán ser localmente fuertes y/o persistentes en el litoral Cantábrico y noroeste de Navarra. Es probable que sean en forma de nieve en zonas relativamente bajas del norte peninsular, y que también afecten, con carácter más débil, al entorno de los sistemas Central e Ibérico. En el resto de la mitad norte y área mediterránea son probables los intervalos nubosos, con precipitaciones débiles en Mallorca y Menorca, y con menor probabilidad en puntos del litoral este de Andalucía. En el resto de la Península se espera tiempo en general bastante estable, con predominio de cielos poco nubosos. En Canarias intervalos nubosos en las islas occidentales y nubes altas en las orientales.

Nieblas posibles en la Meseta.

Cota de nieve en el extremo norte peninsular: 700/900 m, bajando a 300/500 m en Pirineos, y bajando a 500/800 m en la Cordillera Cantábrica. En el Sistema Ibérico oriental, 900/1100 m bajando a 700/900 m.

Temperaturas en descenso en casi toda la Península, excepto Andalucía y Murcia. Heladas débiles en bastantes zonas de la mitad norte peninsular, más intensas en Pirineos, y menos probables en el interior sudeste.

Vientos de componentes norte y oeste, salvo en Canarias, donde predominará la componente este. Soplará fuerte o con intervalos de fuerte en el Cantábrico oriental, Ampurdán, bajo Ebro, Pirineos y Baleares.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.