Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Uma questão que me ocorreu e não consigo encontrar resposta em relação à geada negra. Poderão estar reunidas as condições para acontecerem? E já agora quais são as condições para a sua ocorrência?
Baixa humidade e baixa temperatura. A geada negra é diferente da geada normal pois não se dá a congelação das gotículas de água, o chamada "orvalho" mas sim da própria planta, que fica negra e morre. Daí o nome "geada negra".
Espero ter ajudado.
 


Célia Salta

Cumulus
Registo
10 Set 2013
Mensagens
464
Local
Sertã - Castelo Branco
Uma questão que me ocorreu e não consigo encontrar resposta em relação à geada negra. Poderão estar reunidas as condições para acontecerem? E já agora quais são as condições para a sua ocorrência?
Penso que ajude
O QUE É A “GEADA NEGRA”?

A “geada negra” não é geada propriamente dita. De facto, às gotas de água resultantes da condensação do vapor de água existente no ar atmosférico e do que provém da transpiração das plantas, em contacto com a superfície terrestre, em especial a superfície das plantas, chama-se "orvalho".

Quando a temperatura do ar atinge os 0ºC ou valores inferiores, as gotas de orvalho congelam formando o que se designa por "geada"(o ponto de orvalho é mais baixo do que a temperatura negativa letal para a planta). Mas quando o ar é extremamente frio e também extremamente seco e o vento tem uma intensidade moderada a forte, não existem condições para a formação de geada, pois o conteúdo em vapor de água atmosférico é muito pequeno e porque o vento forte afasta rapidamente da proximidade das plantas o vapor de água proveniente da transpiração das plantas. Neste caso, em vez de se formar uma película de gelo sobre a planta (geada) dá-se a congelação interna da planta (da seiva), a planta fica escura, queimada, e morre. É este fenómeno que se designa por “geada negra”.

Uma medida preventiva da “geada negra”, utilizada pelos agricultores em regiões onde as condições propícias para este fenómeno são frequentes, consiste em regar as culturas, para que em vez de “geada negra” se forme a geada propriamente dita.

A geada ocorre em situações de influência anticiclónica, quando as noites são frias.
 
  • Gosto
Reactions: dahon

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Vejam o que o GFS 12Z vê para sábado... Alguma precipitação! Se acontecer pode dar surpresas penso eu... Ai que o GFS gosta de fazer sonhar...
Corrijam-me se estiver errado mas penso que aquilo que se vê é uma depressão retrógrada no sábado certo?
Fica aqui o registo, o mais certo é desaparecer na próxima run :(
2EqVn58.png
 

Guedes 114

Cirrus
Registo
23 Set 2014
Mensagens
54
Local
Fafiães - Galegos
Já estou a ver o jornalista vestido à esquimó, junto a um termómetro de rua no Saldanha à espera dos 0ºC!
Melhor! Primeiro! :lmao:
AlertaCM!

Eu ponho o meu dinheiro na TVI24 :lol:
Afinal já andaram pelo porto a entrevistar!!!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e jonas

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Boa tarde.

Os dias com temperaturas mais baixas serão Quinta-Feira e Sexta-Feira?
As máximas mais baixas serão amanhã e quinta, já as mínimas devem ser sexta e sábado.
Mas o frio promete continuar até terça feira :cold:
 
  • Gosto
Reactions: WMeteo e Guedes 114

Guedes 114

Cirrus
Registo
23 Set 2014
Mensagens
54
Local
Fafiães - Galegos
Boa tarde.

Os dias com temperaturas mais baixas serão Quinta-Feira e Sexta-Feira?

Boas...
Esses seriam os dias com as temperaturas normais de inverno, mas como estamos mais numa de "inferno" sim esses serão supostamente os dias mais baixos
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Mínimas absolutas em Lisboa nos últimos anos (IPMA-Boletins):

2016: 4,1ºC
2015: 2,4ºC
2014: 4,0ºC
2013: 2,6ºC
2012: 2,7ºC
2011: 4,0ºC
2010: 2,9ºC
2009: 2,1ºC
2008: 5,4ºC
2007: 2,6ºC
2006: 1,9ºC
2005: 2,9ºC
...

Há muito tempo que não baixa de 1ºC
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
ali na nossa vizinha Espanha já houve surpresa hoje em Valência :p

Tinham mais frio instalado e precipitação, aqui a massa de ar frio à medida que vai avançando para Oeste vai enfraquecendo.

Se ocorrer alguma surpresa será no interior de Portugal e em zonas mais elevadas.

o melhor que o ECMWF arranja é isto:

ECM0_24.gif


mas rapidamente se desvanece:

ECM0_48.gif
 
Estado
Fechado para novas mensagens.