Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Não vejam a última saída do ECM e do GFS, principalmente quem gosta de chuva não vai gostar nada :suicidio:

Com sorte não chove mais o resto do mês :unsure:
Enfim, mais do mesmo.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Depois do GFS o ECM mete também a hipótese de surgir algo no sábado\domingo, talvez ocorra alguma precipitação\neve a cotas baixas no Interior. No litoral penso que cotas baixas estão excluídas, não há frio suficiente seria preciso ISO -4º pelo menos para termos cota 0.
 
  • Gosto
Reactions: jonas

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Exactamente o seu início foi ao final do dia, como não existe tópico de incêndios 2017, vou meter aqui umas fotos e de outro incêndios na zona de Castro Daire e Lamego hoje de tarde.
 

tiaguh7

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
165
Local
Porto/Bragança
É mesmo pena a estação de Mirandela estar off, ainda hoje falei com a minha mãe que me disse que por volta das 9:00 estavam -7 e nevoeiro cerrado...tem um micro clima impressionante, era bem capaz de bater recordes neste episódio que aí vem, caso houvesse inversão térmica

Enviado do meu E5823 através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: jonas

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Este inverno esta a ser uma desgraça completa.Seca e anticiclone sao as palavras chave.:(
Este evento vai ser interssante,:cold: mas chuva nem vela ca para o norte. Com as ultimas saidas podemos sonhar com algo no sabado.....;) Mas muito improvavel...
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
modelos melhoraram consideravelmente hoje, há possibilidade de a faixa interior do centro e sul ter precipitação ao redor das 72 h e começa a aumentar a possibilidade de se formar uma pequena depressão no minho que atravessaria portugal com um trajecto semelhante a janeiro de 2009 mas com menos frio parece.

No longo prazo começa a aparecer nova siberiana na europa.

A destacar também a o fraco desempenho do gfs, com o passar dos anos dá a sensação de estar a piorar as suas previsoes
 

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Eu diria mesmo todo o inverno. Vai manter - se este padrão. Caminha a passos largos para o pior inverno de sempre. :suicidio:

Comparando este inverno com o de 2012, que foi o mais seco de sempre penso eu, para o Porto
Em Dezembro de 2011 caíram à volta de 100mm no Porto
Em Dezembro de 2016 caíram 55mm no Porto
Em Janeiro de 2012 caíram à volta de 35mm
Neste Janeiro o ISEP segue com 21mm tudo registado nos primeiros 4 dias do mês (com certeza haverão estações com menor acumulado)
A precipitação prevista para o fim do mês é residual

Desconfio que este inverno ainda vai ameaçar o recorde de 2012 :unsure: Mas é que neste inverno nem frio muito significativo tem sido registado ao contrário de 2012, e já são vários os dias em que a temperatura anda perto dos 20ºC, como hoje...
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Comparando este inverno com o de 2012, que foi o mais seco de sempre penso eu, para o Porto
Em Dezembro de 2011 caíram à volta de 100mm no Porto
Em Dezembro de 2016 caíram 55mm no Porto
Em Janeiro de 2012 caíram à volta de 35mm
Neste Janeiro o ISEP segue com 21mm tudo registado nos primeiros 4 dias do mês (com certeza haverão estações com menor acumulado)
A precipitação prevista para o fim do mês é residual

Desconfio que este inverno ainda vai ameaçar o recorde de 2012 :unsure: Mas é que neste inverno nem frio muito significativo tem sido registado ao contrário de 2012, e já são vários os dias em que a temperatura anda perto dos 20ºC, como hoje...


E o inverno de 2012 foi frio. Este nem isso se pode dizer, é verdade.
 

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
E o inverno de 2012 foi frio. Este nem isso se pode dizer, é verdade.

Ainda me lembro bem desse inverno de 2012, é verdade que tivemos o mês de Fevereiro mais seco de sempre(caíram umas pingas no primeiro dia e não choveu mais o resto do mês), mas também é verdade que, se não foi dos meses mais frios desde o início dos registos, andou lá perto.
Lembro-me bem das geadas brutais que ocorreram nesse mês, e de ver a água dos sistemas de rega que caía nas estradas completamente congelada, tornando às vezes perigosa a condução. Também me lembro de ver grandes camadas de gelo em tudo o que fosse água parada, isto tudo a 1km do mar. Nunca mais vi geadas tão fortes como essas até agora. Foi um mês épico em termos de geadas, com noites consecutivas de temperaturas bem negativas.

Neste inverno já tem havido noites frias, mas ainda contam-se pelos dedos as geadas decentes que houve... No entanto não têm faltado dias com temperaturas a tocar os 20ºC ou mesmo a tocar esse valor bem alto para Janeiro.

Já para não falar de chuva. Nos 2 meses mais chuvosos do ano, a estação do colega @Joaopaulo acumulou 70,4mm. Isto num período em que a média anda à volta de 330mm. O mês de novembro foi salvo pela última semana. O mês de Outubro foi salvo por 1 semana e meia, sendo que o fim do mês secou tudo. Os rios todos por aqui correm com caudal de verão.

Não deve ser a primeira vez que isto acontece, no entanto tenho de admitir que está a ser um inverno ligeiramente atípico.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Os modelos em cima da hora "amenizaram" a vaga de frio, vamos ter temperaturas baixas mas um pouco menos baixas do que inicialmente previsto. Mas como há ausência total de precipitação vamos ter mínimas muito baixas pelo menos até terça-feira....
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
O GFS à última da hora cortou tudo, pelas previsões a noite mais fria era para ter sido esta que passou mas das mínimas que tenho tido anteriormente foi a mais elevada :wacko: ou muito me engano ou este evento vai ser um fiasco, mas se o vento acalmar, as próximas noites poderão vir a ser mais frias.
No que toca a chuva, também é para esquecer.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.