Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Com apenas dois dias de distância a previsão para Sábado melhorou um pouco, pelo menos a Norte:

48-779SP.GIF


jWAG5pf.png
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Se o GFS concordasse eu diria que não é esta semana que o tempo de inverno acaba :)


Tivemos inverno? :huh:


Agora, sem ironias, se não fosse as temperaturas mínimas bem baixas e geadas no início de Janeiro e meia dúzia de dias a chover bem no início de Fevereiro, nem tinha dado pelo inverno.

Aqui na minha zona, em Dezembro praticamente não choveu, em Janeiro nem 50 % da média e Fevereiro, vendo os modelos a médio prazo, será um mês com meia dúzia de dias de chuva e temperaturas altinhas. Inverno atípico aqui no Litoral Norte.
A não ser que ainda haja um grande volte - face nos modelos, este Inverno vai direitinho para o caixote do lixo do meu baú de recordações meteorológicas.

Também fico um pouco pasmado com os posts de alguns membros, pelo que tenho forçosamente que chegar à conclusão que vivemos em planetas diferentes.
É que dizer que não pode estar sempre a chover não lembra ao diabo, é mesmo caricato, tendo em conta o historial meteorológico dos últimos 9 meses.

É certo que em meteorologia temos que aceitar o tempo que vem e nisso também reside a beleza da meteorologia.
Agora andar a dizer que não pode estar sempre a chover, tendo em conta que nos últimos meses temos tido AA, AA e mais AA , com uns ocasionais e temporários dias de chuva, para mim soa até como ofensa para quem gosta de chuva.
Depois não se queixem se ouvir uma resposta torta.
 

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Tivemos inverno? :huh:.

Que eu saiba o Inverno não é só feito de chuva e neve, é no Inverno até que se costumam estabelecer os anticiclones mais fortes, mas que também trazem noites geladas com geadas fortes, como aconteceu este ano.

O que faz de Janeiro o mês mais frio e o 2º mais chuvoso é a troca entre meses de Janeiro com chuva e tempo ameno e meses secos e frios. Este ano o mês de Janeiro calhou ser frio e seco. 2012/2015 também. 2010/2013/2014/2016 calharam ser chuvosos e mais amenos, este último principalmente no Norte.

Tivemos um mês de Janeiro com bastantes geadas durante praticamente todo o mês, até tivemos uma semana muito gelada em que se bateram alguns recordes absolutos, e dizes que não houve inverno? Com uma média de temperaturas mínimas de 2,98ºC não houve inverno?

Há membros que acham que 19ºC em Janeiro que não é normal (a média do país é 13ºC) mas que acham que máximas de 7ºC são normalíssimas, quando têm o mesmo desvio em relação à média. Uma coisa é a nossa vontade, outra é a realidade, e o Inverno existiu e foi bem frio, ou uma média das mínimas de 2,98ºC é característica de qual mês do ano?

Aqui no fórum há quem ache que é preocupante cair metade da normal em precipitação num mês, mas que acha que é normalíssimo cair o dobro da média...

Eu também gostava muito de chuva, mas aprendi a gostar de tudo o que o tempo manda, e que belo dia primaveril que está hoje :cool:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Que eu saiba o Inverno não é só feito de chuva e neve, é no Inverno até que se costumam estabelecer os anticiclones mais fortes, mas que também trazem noites geladas com geadas fortes, como aconteceu este ano.

O que faz de Janeiro o mês mais frio e o 2º mais chuvoso é a troca entre meses de Janeiro com chuva e tempo ameno e meses secos e frios. Este ano o mês de Janeiro calhou ser frio e seco. 2012/2015 também. 2010/2013/2014/2016 calharam ser chuvosos e mais amenos, este último principalmente no Norte.

Tivemos um mês de Janeiro com bastantes geadas durante praticamente todo o mês, até tivemos uma semana muito gelada em que se bateram alguns recordes absolutos, e dizes que não houve inverno? Com uma média de temperaturas mínimas de 2,98ºC não houve inverno?

Há membros que acham que 19ºC em Janeiro que não é normal (a média do país é 13ºC) mas que acham que máximas de 7ºC são normalíssimas, quando têm o mesmo desvio em relação à média. Uma coisa é a nossa vontade, outra é a realidade, e o Inverno existiu e foi bem frio, ou uma média das mínimas de 2,98ºC é característica de qual mês do ano?

Aqui no fórum há quem ache que é preocupante cair metade da normal em precipitação num mês, mas que acha que é normalíssimo cair o dobro da média...

Eu também gostava muito de chuva, mas aprendi a gostar de tudo o que o tempo manda, e que belo dia primaveril que está hoje :cool:


Eu mantenho tudo o que disse no meu post.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Quem vive a norte não tem razões de queixas, os últimos Invernos têm sido bem regados por lá, se este inverno foi abaixo da média o do ano passado foi acima da média, simples.
Agora quem vive mais a sul aí a história é outra...
também não vejo o problema de virem uns dias de sol, desde que sejam uns dias e não semanas como é óbvio, acreditem que se chovesse todos os dias ia chegar uma altura que se iriam fartar.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Agora, sem ironias, se não fosse as temperaturas mínimas bem baixas e geadas no início de Janeiro e meia dúzia de dias a chover bem no início de Fevereiro, nem tinha dado pelo inverno.

Então afinal tivemos Inverno, ainda deu para "dar por ele"... :D não foi é o Inverno que muitos gostariam que fosse ( eu incluído) , mas isso já é outra história...
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Que eu saiba o Inverno não é só feito de chuva e neve, é no Inverno até que se costumam estabelecer os anticiclones mais fortes, mas que também trazem noites geladas com geadas fortes, como aconteceu este ano.

O que faz de Janeiro o mês mais frio e o 2º mais chuvoso é a troca entre meses de Janeiro com chuva e tempo ameno e meses secos e frios. Este ano o mês de Janeiro calhou ser frio e seco. 2012/2015 também. 2010/2013/2014/2016 calharam ser chuvosos e mais amenos, este último principalmente no Norte.

Tivemos um mês de Janeiro com bastantes geadas durante praticamente todo o mês, até tivemos uma semana muito gelada em que se bateram alguns recordes absolutos, e dizes que não houve inverno? Com uma média de temperaturas mínimas de 2,98ºC não houve inverno?

Há membros que acham que 19ºC em Janeiro que não é normal (a média do país é 13ºC) mas que acham que máximas de 7ºC são normalíssimas, quando têm o mesmo desvio em relação à média. Uma coisa é a nossa vontade, outra é a realidade, e o Inverno existiu e foi bem frio, ou uma média das mínimas de 2,98ºC é característica de qual mês do ano?

Aqui no fórum há quem ache que é preocupante cair metade da normal em precipitação num mês, mas que acha que é normalíssimo cair o dobro da média...

Eu também gostava muito de chuva, mas aprendi a gostar de tudo o que o tempo manda, e que belo dia primaveril que está hoje :cool:


Falas de mínimas, eu falo de máximas.
Ter temperaturas máximas de 19 graus em meados de Janeiro, ter 1 mesito de temperaturas máximas mais baixas para a época e chegar a meio de Fevereiro com 21 graus, não é o meu inverno definitivamente.

Tu falas porque o tempo vai bom para quem, como tu, gosta de sol e calor.
Com o aquecimento global, cada vez mais há anomalias positivas na temperatura quase o ano todo e cada vez vai chovendo menos.
A vida vai bem para quem gosta de sol e calor. Para quem não gosta, tem que aproveitar como se tratasse de um filão de ouro os cada vez mais raríssimos períodos de algum frio.

Atenção que não me incomoda nada que gostes de sol e calor, gostos não se discutem.
 
  • Gosto
Reactions: Sanxito
Estado
Fechado para novas mensagens.