Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Calma gente.
8fk257D.jpg


Segundo o Wunderground teremos 8 mm de chuva já amanhã com céu limpo.
Cuidado que virá chuva torrencial fantasiada de sol tórrido - só para nos enganar o malandro!

Bem, a secura tem disto, eleva os níveis de impaciência.
Como tivemos bons anos de chuva aqui pelo litoral norte, agora estamos mal habituados e como consequência queremos sempre anos "chuvosos".
Mas as médias também são feitas com estes anos secos, não é de agora.
E como os lençóis freáticos estão bem abastecidos por anos hidrológicos generosos, tanto o abastecimento de água às populações como a disponibilidade hídrica para a agricultura não estão ameaçados este ano.
Só por isso já se vê o efeito desta "seca" é mais psicológico do que efectiva realidade.

Oxalá o próximo ano hidrológico seja melhor...;)
Já agora: as hipóteses de estabelecimento de um "El Nino" estão muito altas para o final do ano. Como tal serão de esperar alguns efeitos nessa altura. Veremos com calma, analisemos ao longo dos próximos meses o que isso nos poderá trazer.:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Informação especial

Comunicado válido entre 2017-04-28 19:16:00 e 2017-05-02 23:59:00

Assunto: Porque falhou a previsão para as regiões Centro e Sul no dia 28 de Abril.O estado do tempo na parte sudoeste da Península Ibérica para o dia 28 de Abril de 2017, foi condicionado por uma depressão, que deu origem a aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

No dia 27 de Abril, a previsão do IPMA para o dia seguinte, baseava-se nos modelos numéricos disponíveis, em particular no do Centro Europeu para Previsões a Médio Prazo (ECMWF), que previa para as 12UTC do dia 28 de Abril o centro da depressão a sudoeste do Cabo de S. Vicente (Algarve). Na realidade o centro da referida depressão, às 12 UTC do dia 28 de Abril, estava localizado cerca de 120 km para leste. O impacto desta diferença sobre o estado do tempo em Portugal foi significativo. A precipitação forte prevista para as regiões Centro e Sul do continente ocorreu sobre Espanha, tendo o valor de precipitação mais elevado sido registado ao início da manhã em Huelva (Andaluzia) com 41,6 mm numa hora.
Data de edição: 2017-04-28 19:16:46

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Última edição:

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O que chove aqui nem é comparável com o que chove em Setúbal, seja em que mês for. Por exemplo se chover 50 mm aí quase que atinges a média de Abril, enquanto que se chover 50 mm aqui é metade da média. Os únicos meses que choveu dentro da média aqui foram Fevereiro e Março, todos os outros meses desde Setembro foram todos secos, especialmente Novembro, Dezembro e Janeiro.
O pessoal do Algarve teve um Inverno muito bom por exemplo.
Compreendo o que dizes, mas é mais complicado chover abaixo da média no sul do que no Litoral Norte, se tens de média 1500mm anuais, que diferença vai fazer caírem 1200 ou 1100? já em alguns locais do Sul se têm médias de 500 ou 600mm e se caírem 400 ou 300mm a situação já é outra, e já se sente muito mais a falta de água.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Compreendo o que dizes, mas é mais complicado chover abaixo da média no sul do que no Litoral Norte, se tens de média 1500mm anuais, que diferença vai fazer caírem 1200 ou 1100? já em alguns locais do Sul se têm médias de 500 ou 600mm e se caírem 400 ou 300mm a situação já é outra, e já se sente muito mais a falta de água.
Faz mais falta a quem? Ao homem.
Porque em termos de ecossistemas um mês com 0mm é muito mais grave no noroeste que no sul do país - que está habituado e preparado para períodos longos de seca. ;)
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
926
Local
Entre BRG e GMR
Compreendo o que dizes, mas é mais complicado chover abaixo da média no sul do que no Litoral Norte, se tens de média 1500mm anuais, que diferença vai fazer caírem 1200 ou 1100? já em alguns locais do Sul se têm médias de 500 ou 600mm e se caírem 400 ou 300mm a situação já é outra, e já se sente muito mais a falta de água.

Não há diferença pois cada região está historicamente adaptada às suas condições naturais. Toda a variação sensível tem um impacto visível para quem tem os olhos abertos.

Por aqui a média é de 1500mm. Pode parecer uma enormidade e, mesmo 1000 ou 1100mm, dá a sensação de que a chuva que caiu é mais do que suficiente tendo em conta o que se verifica noutras regiões.

Contudo, no caso do Noroeste, há que perceber qual a realidade da exploração das terras. São terras de minifúndio com dupla produção anual. Feno no inverno e cereal (neste caso milho que exige absurdas quantidades de água) no verão. Isso sem contar as culturas de bordadura dos campos quase sempre compostas por vinha, árvores de fruto etc.

A economia rural do NO necessita de muita chuva porque sempre optimizou a sua realidade tendo em conta os recursos que teve. Outro exemplo é a intensa indústria de silvicultura que faz do Eucalipto uma fonte de rendimento monstruosa para muita gente.

Ora, hoje, ao vir trabalhar, observei já 4 incêndios florestais ao mesmo tempo só numa pequena parte do sul do districto de Braga. Esta realidade foi notória desde o início do mês e é um sinal fortíssimo da seca intensa que o nosso território sente.

1000mm é muito pouco para as nossas culturas e terras. Se no Sul as culturas estão adaptadas para os poucos recursos hídricos (oliveiras, sobreiros, trigo, centeio) e resistem bem à seca, no NO, é o completo oposto. Culturas de intenso regadio e extremamente afectadas mal hajam temperaturas altas e 30 dias sem chover.

Por experiência, tudo o que tenha menos de 1200mm e aplique longos períodos sem precipitação no NO, é receita para o desastre agrícola e um Estio infernal envolto num interminável manto de cinzas e fumo.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
não altero uma vírgula ao que disse, mas cada um tem a sua opinião. Andam aqui aqui alguns que se gabam porque vivem no litoral Norte e chove mais, curiosamente só colocam previsões quando há algum evento significativo nas suas regiões.
Felizmente que não é a chuva que contribui para a minha felicidade.;)
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
não altero uma vírgula ao que disse, mas cada um tem a sua opinião. Andam aqui aqui alguns que se gabam porque vivem no litoral Norte e chove mais, curiosamente só colocam previsões quando há algum evento significativo nas suas regiões.
Felizmente que não é a chuva que contribui para a minha felicidade.;)
Eles estão a gabar-se ou és tu que tens inveja? :D
Só vejo constatação de factos.
 
  • Gosto
Reactions: 1337 e joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
não altero uma vírgula ao que disse, mas cada um tem a sua opinião. Andam aqui aqui alguns que se gabam porque vivem no litoral Norte e chove mais, curiosamente só colocam previsões quando há algum evento significativo nas suas regiões.
Felizmente que não é a chuva que contribui para a minha felicidade.;)
Alguém que me compreenda!
Eles estão a gabar-se ou és tu que tens inveja? :D
Só vejo constatação de factos.
Não é mentira nenhuma aquilo que ele disse!;) e olha, inveja é coisa que não tenho! Que eu saiba, as regiões não deixam de ser fantásticas só por chover menos. Fico-me por aqui mas simplesmente ás vezes não gosto muito de ver certas coisas.
Cumps!
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Compreendo o que dizes, mas é mais complicado chover abaixo da média no sul do que no Litoral Norte, se tens de média 1500mm anuais, que diferença vai fazer caírem 1200 ou 1100? já em alguns locais do Sul se têm médias de 500 ou 600mm e se caírem 400 ou 300mm a situação já é outra, e já se sente muito mais a falta de água.

Faz mais falta a quem? Ao homem.
Porque em termos de ecossistemas um mês com 0mm é muito mais grave no noroeste que no sul do país - que está habituado e preparado para períodos longos de seca. ;)

Mensagens complementares e não contraditórias.

É sempre interessante ver conflitos a surgirem por minúsculos desentendimentos :intrigante: Os citados servem só para fins exemplificativos - não havendo, da minha parte, nenhum tipo de conflito pessoal - porque semelhantes desenvolvimentos englobam outras personagens e situações :D
 
Última edição:

weatherbox

Cumulus
Registo
31 Out 2016
Mensagens
117
Local
Ibéria
@GabKoost Mesmo no noroeste de Portugal não sendo regular, há pelo menos uma seca por década em média, acho que a última foi em 2010 se não estou em erro, e até ver foi pior que actual.
Actualmente não se vê assim tanto stress hidrico para muito drama, seja norte seja sul, claro que a continuar mais uns meses as coisas podem ficar diferentes, mais feias. Em 2005 nos meses de Março/Abril havia incêndios por quase todo o lado no norte e centro do país, acho que até morreram alguns bombeiros a combater um incêndio florestral em fim do Inverno ou inicio de Primavera.

E no norte do país há um grande problema que não existe felizmente no resto do país, que são as queimadas, o uso do solo e abandono de terras tem-se intensificado e aquilo que eram queimadas inocentes sem grandes consequências, hoje em dia acabam por alastrar
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Estava a brincar. Concordo plenamente contigo, Lisboa continua a 0 este mês e continua a ser a região mais fantástica. :p
há brincadeiras e brincadeiras, inveja é coisa que não tenho, gosto de viver aqui, num sítio calmo, com baixa taxa de criminalidade, pouco trânsito entre outras coisas... não gostava de viver sinceramente em Lisboa ou no Porto por exemplo, não gosto de confusões, não gosto de transito etc, não é a chuva que me fazia mudar de lugar.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.