Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
António José sales este ano os incêndios começaram mais cedo e com muita força não me digas que vamos ter mais outro verão complicado a nível de incêndios e que isto tem estado mau isto tem que chover o mais rápido possível , o maio pior que abril vai ser impossível .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


AndréGM22

Cumulus
Registo
6 Set 2014
Mensagens
155
Local
Alhandra
António José sales este ano os incêndios começaram mais cedo e com muita força não me digas que vamos ter mais outro verão complicado a nível de incêndios e que isto tem estado mau isto tem que chover o mais rápido possível , o maio pior que abril vai ser impossível .

Uma pessoa até fica cansada a ler os teus posts :sweat::sweat::sweat:
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
926
Local
Entre BRG e GMR
@GabKoost Mesmo no noroeste de Portugal não sendo regular, há pelo menos uma seca por década em média, acho que a última foi em 2010 se não estou em erro, e até ver foi pior que actual.
Actualmente não se vê assim tanto stress hidrico para muito drama, seja norte seja sul, claro que a continuar mais uns meses as coisas podem ficar diferentes, mais feias. Em 2005 nos meses de Março/Abril havia incêndios por quase todo o lado no norte e centro do país, acho que até morreram alguns bombeiros a combater um incêndio florestral em fim do Inverno ou inicio de Primavera.

E no norte do país há um grande problema que não existe felizmente no resto do país, que são as queimadas, o uso do solo e abandono de terras tem-se intensificado e aquilo que eram queimadas inocentes sem grandes consequências, hoje em dia acabam por alastrar

O problema deste ano é que esta seca moderada se segue ao verão mais quente da história registada e um dos mais secos dos últimos anos.

Tal como disse, é patente e notório o efeito da precipitação negativa no último ano (desde Junho 2016) à superfície. De referir que para a globalidade das situações, é o estado da superfície que causa mais incómodo. Tanto nas cheias como na seca.

Concordo em parte com o assunto das queimadas mesmo se na realidade, a vastíssima maioria dos incêndios são criminosos e não tem nada a ver com os descuidos eventuais.

Vivo numa área que ainda está em transição do rural para o semi urbano. É frequente verificar antigas terras ao abandono. Nestes casos, o mato e silvas crescem com uma velocidade descomunal. Em dois anos de abandono, caso hajam invernos húmidos, as propriedades podem ficar completamente cobertas de vegetação.

E o que é que acontece quanto toda esta vegetação combustível fica seca após vários meses de precipitação inferior à média? É uma bomba relógio.

Logo, toda a pessoa que referir que chover 1000mm no NO não é gravoso por causa dos recursos freáticos acumulados nos anos passados, está quanto a mim a olhar para a situação de forma muito leve.

De facto, 6 meses de pouca precipitação no NO tem mais impacto do que a mesma situação no SUL.
 
  • Gosto
Reactions: 1337 e joselamego

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Vai ser um belo maio segundo os modelos ehehehe :malandro::pray:.
Então mas não ia ser um Maio seco? :lmao:
Já nem tenho esperanças para esta primavera , vai ser a maior seca queres ver .

E prontos o ecm segui-o gfs com bastante calor a partir do início do maio a primavera já está perdida eu bem dizia .

Boas,isto agora em maio vai ser calor e secura com fartura e nada de chuva

Em maio vamos ter os primeiros 34/35 graus no vale do Tejo vão ver vem aí uma onda de calor em maio e vão muitos para praia enfim nada de chuva para aqui

Emfim maio deve ser também seco
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Então mas não ia ser um Maio seco? :lmao:

O membro Trovoada extreme weather vai falando ao sabor dos modelos e respetivas saídas..., ou seja, se colocam instabilidade vai ser um Maio chuvoso, se colocam calor e AA vai ser seco...se não colocam nem uma coisa nem outra fica na dúvida.

Uma coisa é certa, entre ser seco, chuvoso, ou normal, alguma coisa há-de acertar ou pelo menos aproximar-se..:D

Na minha opinião, Maio nem vai ser seco nem chuvoso, nem normal.. antes pelo contrário.. :D
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Estado
Fechado para novas mensagens.