Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Mapas das máximas de ontem, dia 20:

wlTK00W.png

8HJ9ZYh.png

Aqueles 43,7ºC em Alvega...:D
E os 39,5ºC da estação da serra do Pilar-Porto (que fica do lado de V.N. de Gaia)? Nas zonas menos expostas das cidades do porto e de Gaia terá ultrapassado os 40ºC certamente.
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Se o IPMA instala-se mais estações naquele triângulo Santarém-Alvega-Tomar de certeza que alguma passava dos 44ºC, principalmente no vale do Tejo.

Há muitas áreas do país que são zonas "sombra", principalmente no Alentejo, Ribatejo, litoral, vales, que podiam trazer muitas mais surpresas quanto a valores, e tenho quase a certeza que a maioria das estações ainda está lá, o problema é mesmo o facto de metade da rede estar offline. Sei que cada estação automática custa um balúrdio, mas o erro do IPMA deve ser falta de manutenção. (como no geral em Portugal em qualquer assunto lol)
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Se o IPMA instala-se mais estações naquele triângulo Santarém-Alvega-Tomar de certeza que alguma passava dos 44ºC, principalmente no vale do Tejo.

Há muitas áreas do país que são zonas "sombra", principalmente no Alentejo, Ribatejo, litoral, vales, que podiam trazer muitas mais surpresas quanto a valores, e tenho quase a certeza que a maioria das estações ainda está lá, o problema é mesmo o facto de metade da rede estar offline. Sei que cada estação automática custa um balúrdio, mas o erro do IPMA deve ser falta de manutenção. (como no geral em Portugal em qualquer assunto lol)

Concordo, mas podemos ver as coisas de outra maneira, ha muitas estações amadoras de razoavel-boa qualidade, em muitos pontos do país, estão é mal instaladas, alias apresentam RS de origem que nada vale, depois originam os registos estapafúrdios...é uma pena.
Faz-me confusão proprietarios nada fazerem para melhorar os dados, na volta são as mesmas pessoas que olham para o termometro do carro que apresenta 49ºC, e tomam aquilo como verdadeiro. Enfim era preferivel entregar estação a quem perceba minimamente do assunto.lol
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Última edição:

pedro303

Cirrus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
70
Local
Viseu (530m)
Boas,

Acabava com os incêndios, colocava algum descanso no pessoal que tem estado envolvido nas últimas semanas e fazia despontar alguma vegetação para evitar que as cinzas cheguem ás linhas de água de abastecimento público, não convém que seja nenhuma enxurrada.
So a partir de domingo. Estou acampado.

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

weatherbox

Cumulus
Registo
31 Out 2016
Mensagens
117
Local
Ibéria
@lserpa
Quem diria que existe o ECMWF HD para os Açores? Cheio de variáveis :w00t:
E sim, o ECM por vezes também tem saídas completamente descabidas:
Portal (com outros modelos sem ser o ECM) -> https://kachelmannwetter.com/de/modellkarten/euro/portugal/
Tudo em germano mas é para isso que serve o Google Tradutor.

Curioso, tropecei há dias num site com exactamente a mesma coisa e fiquei intrigado, mas americano:
https://weather.us/model-charts/euro
Neste pelo menos está em inglês e dá para configurar as unidades


QEqq44a.gif


Mas é estranho pois o site parece propriedade daquele tipo de empresas de vão de escada, e as imagens tem como origem a universidade de Heidelberg na Alemanha :hmm:
Melhor que nada se durar, além de muitos parametros da saída operacional tem o conjunto do ensemble e controle de alguns deles. Tenho é dúvidas que seja o HRES de 9km em termos de resolução, parece-me a de 16km como a do ensemble.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Melhor que nada se durar, além de muitos parametros da saída operacional tem o conjunto do ensemble e controle de alguns deles. Tenho é dúvidas que seja o HRES de 9km em termos de resolução, parece-me a de 16km como a do ensemble.

Podes-te dar o luxo de fazer tais afirmações.

Se nada de jeito tivesses, como efetivamente é a realidade dos ilhéus, este portal é como chover ouro, diamantes e rubis.

Prefiro uma resolução de 16 km do que olhar para o mapa no portal do IPMA em que a maioria das ilhas está submersa.

:D
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Podes-te dar o luxo de fazer tais afirmações.

Se nada de jeito tivesses, como efetivamente é a realidade dos ilhéus, este portal é como chover ouro, diamantes e rubis. Prefiro umaresolução de 16 km do que olhar para o mapa no portal do IPMA em que a maioria das ilhas está submersa.

:D

Como te compreendo hahaha podes crer


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

weatherbox

Cumulus
Registo
31 Out 2016
Mensagens
117
Local
Ibéria
Alguns parâmetros estão em Imperial...

GajM5xD.gif



Podes-te dar o luxo de fazer tais afirmações.
Se nada de jeito tivesses, como efetivamente é a realidade dos ilhéus, este portal é como chover ouro, diamantes e rubis.
Prefiro uma resolução de 16 km do que olhar para o mapa no portal do IPMA em que a maioria das ilhas está submersa.

:D

Acredito que sim
 
  • Gosto
Reactions: lserpa
Estado
Fechado para novas mensagens.