Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Olá boa getne! tudo bêm?anda tudo de diéta para a consuada?por cá anda tudo nos trinques..

015.jpg


:lmao::palmas:
 


Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
previsões simpáticas do IPMA para os próximos dias, ainda bem.

quanto ás bacoradas da ortografia, não sendo este um fórum especializado em gramática, penso que não tem grande significado um ou outro erro, nem afecta a integridade ou "status" do fórum, quanto muito afectarão mais os conteúdos, alguns completamente descabidos (vide lamentações, choradeiras e prognósticos do tipo: isto vai ser seca sem fim à vista, não vai chover nada o resto do mês, etc), do que propriamente acentuação errada ou palavras mal escritas.
 

nafonso

Cirrus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
5
Local
sertã
Olá a todos, tenho vindo a acompanhar o fórum desde a alguns meses para cá , e decidi me registar.
Falando da meteorologia, os meus avós diziam que os primeiros 12 dias do ano , cada dia indica o tempo que vai fazer em cada mês, Janeiro a Dezembro respectivamente, era interessante saber como foi o tempo que fez nos primeiros dias de 2017 era interessante saber se esta teoria bate certo, ou com o AG esta teoria passou á historia.
 

Célia Salta

Cumulus
Registo
10 Set 2013
Mensagens
464
Local
Sertã - Castelo Branco
Olá a todos, tenho vindo a acompanhar o fórum desde a alguns meses para cá , e decidi me registar.
Falando da meteorologia, os meus avós diziam que os primeiros 12 dias do ano , cada dia indica o tempo que vai fazer em cada mês, Janeiro a Dezembro respectivamente, era interessante saber como foi o tempo que fez nos primeiros dias de 2017 era interessante saber se esta teoria bate certo, ou com o AG esta teoria passou á historia.
Boas bem-vindo Segundo um colega meu isso tem batido certo...
 
  • Gosto
Reactions: belem e joselamego

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Olá a todos, tenho vindo a acompanhar o fórum desde a alguns meses para cá , e decidi me registar.
Falando da meteorologia, os meus avós diziam que os primeiros 12 dias do ano , cada dia indica o tempo que vai fazer em cada mês, Janeiro a Dezembro respectivamente, era interessante saber como foi o tempo que fez nos primeiros dias de 2017 era interessante saber se esta teoria bate certo, ou com o AG esta teoria passou á historia.

Bem vindo. Não é uma questão de AG. É apenas um dito popular, interessante do ponto de vista da cultura popular. Cientificamente não tem qualquer sentido.
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
O que é o AG? É verdade que o pessoal mais novo tem tendência para dar um espaço antes da vírgula. Eu não diria que é uma questão de moda, é mais uma consequência de ter saído de moda o ato de ler texto escrito por profissionais (literatura, jornais, etc.).
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Os adágios populares não são apenas uma crendice ou uma invenção popular.
Muitas vezes relacionam-se com observações (não científicas como refere o @vitamos).
Se porventura batem "certo", será porque essas observações correlacionaram\correlacionam os factos à altura.
Não abomino que as usem, pelo contrário.
Já pequeno, certo tipo de fenómenos como o tipo de nuvens ou a cor do céu ao final da tarde, eram usados para prever o estado de tempo no dia ou dias seguintes por parte dos agricultores. Muitos balizavam a sua actividade neste tipo de observações, porque passando de geração a geração, lhes davam alguma orientação e conforto nas sementeiras e colheitas.

"O chamado senso comum é tudo menos comum.". Isto para dizer que as coisas tendem a não ser tão simples de explicar como podem pensar.

No entanto...No entanto, os ditos populares ou adágios tem de ser encarados com cautela. Porque muitas vezes devem ser utilizados apenas para certa zona geográfica - naturalmente aquela onde esse dito ou adágio tiveram a sua origem. Não se pode aplicar um adágio nascido na região do NO ao algarve, por exemplo. A realidade climatológica é imensamente diferente, como é óbvio. ;)
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Boa noite a todos,
Depois de muito tempo a seguir o fórum em silêncio, decidi-me registar.

E falando de meteorologia,

vendo a imagem de Satélite não se vê nada a Subir em Direcção ao Algarve.

De onde vem a Perturbação e como e porque se vai formar ?

Parece-me que a origem será esta depressão em altitude:

i-N5Qj2mV-M.gif


Vê-se o seu delineamento na imagem de satélite / Vapor de Água:

i-XzpL4XN-M.jpg


Boas Festas para todos!
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Olá a todos, tenho vindo a acompanhar o fórum desde a alguns meses para cá , e decidi me registar.
Falando da meteorologia, os meus avós diziam que os primeiros 12 dias do ano , cada dia indica o tempo que vai fazer em cada mês, Janeiro a Dezembro respectivamente, era interessante saber como foi o tempo que fez nos primeiros dias de 2017 era interessante saber se esta teoria bate certo, ou com o AG esta teoria passou á historia.
Bem vindo .
Um feliz natal!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
Estado
Fechado para novas mensagens.