Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Vai estar calor, teremos alguma precipitação nos próximos dias, mas com uma cota de neve elevada, quase sempre acima dos 2000m.
No fim de ano, a cota deverá andar a "raspar" os 2000/ ou até mais metros, ou seja parece-me difícil haver acumulação de neve na serra da estrela!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
No fim de ano, a cota deverá andar a "raspar" os 2000/ ou até mais metros, ou seja parece-me difícil haver acumulação de neve na serra da estrela!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

O pessoal que marcou o fim de ano para lá chora de dor ao ler isto...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Num país tão pequeno, temos o Norte com praticamente uma semana de chuva garantida, e o Sul do país sem praticamente chuva nenhuma. Impressiona realmente...
Pois é, infelizmente, o anticiclone não está com vontade de deixar as depressões descerem de modo a que deêm chuva a todo o país como deve de ser. Tudo passa de raspão na península e como é óbvio só sai o extremo norte beneficiado.
Aquilo que está aqui em causa, não é o facto de chover mais no norte do que no sul pois isso sempre foi assim, é apenas o facto das enormes diferenças.
Enquanto ai para norte muitas zonas já ultrapassaram os 200mm este mês, aqui a sul metade das zonas nem aos 40mm chegaram.
Chuva boa para o solo e que com a continuação sempre aumenta um pouco os caudais dos cursos de água principalmente aqueles que nascem em zonas montanhosas como é o caso do rio que passa aqui na minha terra, mas para o resto não é. Hoje vi uma foto de uma barragem perto da Guarda e o estado em que ela estava era muito mau.
Veremos como será janeiro, só desejava que chovesse de modo a que todo o país tivesse um verão mais tranquilo no que diz respeito ao abastecimento de água e outras coisas, mas está complicado isso acontecer.
 
M

Membro excluído 274

Bom dia companheiros...

Olhando o GFS não se vê grandes alterações no panorama a Norte, muita palha e pouca chuva, assim deverá arrancar o ano 2018...

graphe_ens3_xbm6.gif

Não se vê grandes chuvas nem grandes frios, como sempre tudo muito indefinido no 2º painel e o AA sempre à espreita, também me parece que na Europa desde o UK até ao leste, Janeiro prometem sempre à custa da míngua dos mesmos, nós.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Depois desta semana a seca, pelo memos no Minho vai levar um corte na intensidade brutal.
Dos rios que vi, barragem da aguieira e ranhados baixa, mas ja vi mais baixa
O rio Dao é que mete pena, em sta.comba esta quase seco.

Em Sta. Comba Dão o que se vê é o rio Dão mas já em zona de albufeira da barragem da Aguieira. Ou seja não é bem representativo do caudal do rio mas sim do baixo nível da albufeira. Mas neste caso estão os dois em níveis muito baixos. E naquele local neste momento é possível constatar esses dois factos.
Além disso tendo em conta a situação que todos sabemos com a barragem de Fagilde o caudal do Dão vai permanecer num valor reduzido por algum tempo. Mesmo com as chuvas que tem ocorrido.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Depois desta semana a seca, pelo memos no Minho vai levar um corte na intensidade brutal.
Dos rios que vi, barragem da aguieira e ranhados baixa, mas ja vi mais baixa
O rio Dao é que mete pena, em sta.comba esta quase seco.

Algumas áreas do norte, principalmente no litoral, já têm os solos saturados, mas a maior parte do território de Portugal continental esta ainda com menos de 50% de água nos solos.
 

invent

Cumulus
Registo
2 Dez 2012
Mensagens
243
Local
Viseu - Penalva do Castelo (450m)
O rio Dão e o rio Coja desaguam ambos na barragem de Fagilde e a partir desta, o nome dado ao rio que segue até à barragem da Aguieira é Rio Dão.
A ideia que tenho é que o caudal do rio Coja sempre foi mais forte que o caudal do rio Dão.
Atualmente o rio Coja até leva um bom caudal em comparação com outros anos, digo isto porque costumo atravessar uma zona do rio para ir aos míscaros e já o vi pior por esta altura do ano.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Algumas áreas do norte, principalmente no litoral, já têm os solos saturados, mas a maior parte do território de Portugal continental esta ainda com menos de 50% de água nos solos.
Solos saturados? Também não exageres, ainda há muito para "enxugar" por cá. Não é por estar este mês perto da média que satura os solos. Depois de uns 7 meses abaixo da média mal seria se saturasse logo no 1º mês dentro da média...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Solos saturados? Também não exageres, ainda há muito para "enxugar" por cá. Não é por estar este mês perto da média que satura os solos. Depois de uns 7 meses abaixo da média mal seria se saturasse logo no 1º mês dentro da média...
De acordo com este mapa do IPMA, sim, o solo já está saturado em boa parte do noroeste:
f9DOnGg.jpg
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.