Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Parece que tanto o site como a página do facebook foram desactivados. :D
Pelo menos dá erro quando tento acessar.
Pode estar inactiva por excesso de acessos e o servidor não suportar tantas entradas...
Denunciem a página...
Pode ser denunciado, mas não está registada como órgão de informação. Infelizmente a selvajaria chamada internet permite que pseudo órgãos de informação actuem como tal (pelo menos enquanto conseguem)...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A página creio que já foi banida... Não consigo aceder... Confirmam?

Foi penoso ver a página dos bombeiros portugueses a partilhar tal alarvidade...

Um puto com pouca noção e armado em jornalista sensacionalista abre uma página para mandar uns bitaites sobre meteorologia. Qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe isso, o autor até estava identificado como "membro da equipa" na tal página do Facebook.
Se é minimamente aceitável que um miúdo de 15 anos escreva aquelas patetices, é absolutamente inaceitável que pessoas adultas levem a sério aqueles disparates.
Tudo isto diz muito mais sobre, por exemplo, a pessoa que gere a página dos bombeiros portugueses, do que propriamente sobre o autor das alarvidades.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Um puto com pouca noção e armado em jornalista sensacionalista abre uma página para mandar uns bitaites sobre meteorologia. Qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe isso, o autor até estava identificado como "membro da equipa" na tal página do Facebook.
Se é minimamente aceitável que um miúdo de 15 anos escreva aquelas patetices, é absolutamente inaceitável que pessoas adultas levem a sério aqueles disparates.
Tudo isto diz muito mais sobre, por exemplo, a pessoa que gere a página dos bombeiros portugueses, do que propriamente sobre o autor das alarvidades.

discordo...
Não é minimamente aceitável que alguém abra uma página e diga as alarvices que quiser...
E depois, para além de dizer muito sobre quem gere a tal página dos bombeiros, diz também é muito sobre o nível de conhecimentos e sensibilização que a população tem para esta temática da meteorologia.. ou seja... Nível ZERO! Já para não falar nos meios de comunicação social, autênticos abutres do clickbait!

infelizmente hoje em dia a maior parte da população quer é partilhar noticias sensacionalistas e calamitosas, pouco se importando se são verdadeiras ou não... Não estamos minimamente preparados nem sensibilizados para estes temas.. somos um povo (na sua maioria) meteorologicamente (e não só!) Inculto! Dêem novelas e futebol e a malta fica contente!

Por mais esforços que se façam em formações, sensibilizações, etc.. na temática, ninguém se importa muito com isso... Se até uma boa parte dos membros deste fórum pouco se importa com tudo isto também.. que dizer do resto da população que está fora destes contextos... enfim...
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Má saída do GFS para os que podiam ver amostras de neve a cotas baixas nas regiões do centro do país, houve um corte de frio aos 500hPa e um pequeno corte aos 850hPa. Pode-se dizer também a respeito desta saída, que mais uma vez tudo os "nuestros hermanos" e a região mediterrânica levaram, em especial aos 500hPa:angry::angry:... Ainda assim continuam a haver cotas jeitosas a rondar os 250m para alguns pontos da região norte do país...

Aqui está aquilo que o GFS 18z nos oferece aos 500hPa:
156-21SP_cdz8.GIF


Resumindo, a dorsal anticiclónica só consegue esticar-se e curvar quando a massa de ar frio já se está a afastar daqui:
gfs-0-192_pqf5.png
 
Última edição:

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
Má saída do GFS para os que podiam ver amostras de neve a cotas baixas nas regiões do centro do país, houve um corte de frio aos 500hPa e um pequeno corte aos 850hPa. Pode-se dizer também a respeito desta saída, que mais uma vez tudo os "nuestros hermanos" e a região mediterrânica levaram, em especial aos 500hPa:angry::angry:... Ainda assim continuam a haver cotas jeitosas a rondar os 250m para alguns pontos da região norte do país...

Aqui está aquilo que o GFS 18z nos oferece aos 500hPa:
156-21SP_cdz8.GIF


Resumindo, a dorsal anticiclónica só consegue esticar-se e curvar quando a massa de ar frio já se está a afastar daqui:
gfs-0-192_pqf5.png
Ainda é cedo, tanto pode subir como descer a cota ...
Temos que aguardar mais alguns dias .
Nesta saída 18 GFS, alguns locais do alto Alentejo veriam neve .

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Ainda é cedo, tanto pode subir como descer a cota ...
Temos que aguardar mais alguns dias .
Nesta saída 18 GFS, alguns locais do alto Alentejo veriam neve .

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

A que locais te referes? A única coisa que poderia acontecer com esta saída era nevar em alguns pontos da serra de São Mamede como o Marvão, sei que a cidade de Portalegre possui uma parte alta que acho que passa os 500m, mas tenho dúvidas... Eu falei mais pelos tristes:rolleyes: que como é hábito e normal não conseguem ver neve a cotas mais baixas...

Mas veremos de facto as próximas saídas...
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
A que locais te referes? A única coisa que poderia acontecer com esta saída era nevar em alguns pontos da serra de São Mamede como o Marvão, sei que a cidade de Portalegre possui uma parte alta que acho que passa os 500m, mas tenho dúvidas... Eu falei mais pelos tristes:rolleyes: que como é hábito e normal não conseguem ver neve a cotas mais baixas...

Mas veremos de facto as próximas saídas...
Pela saída 18:
Teríamos neve , pouca, em Vila real, Viseu, Lamego, guarda, e demais vilas e cidades do interior norte...
Castelo Branco por exemplo não teria...mas Portalegre sim ( fica a 500 metros a cidade)
Eu sei que és de Tondela e desejas neve , nunca se sabe, nunca se sabe...
Aguardemos as próximas saídas !


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
A que locais te referes? A única coisa que poderia acontecer com esta saída era nevar em alguns pontos da serra de São Mamede como o Marvão, sei que a cidade de Portalegre possui uma parte alta que acho que passa os 500m, mas tenho dúvidas... Eu falei mais pelos tristes:rolleyes: que como é hábito e normal não conseguem ver neve a cotas mais baixas...

Mas veremos de facto as próximas saídas...
o problema acaba por não ser a altura da cidade mas sim, o facto dos aguaceiros não chegarem ao interior e se chegarem, serão poucos e de certeza fracos. O GFS, assim mostra, os aguaceiros todos no litoral com direção NNW como é normal nestas situações. O problema da zona de S. Mamede raramente ver neve é mesmo esse.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
o problema acaba por não ser a altura da cidade mas sim, o facto dos aguaceiros não chegarem ao interior e se chegarem, serão poucos e de certeza fracos. O GFS, assim mostra, os aguaceiros todos no litoral com direção NNW como é normal nestas situações. O problema da zona de S. Mamede raramente ver neve é mesmo esse.

Pois foi por isso que disse que tinha dúvidas... E ainda por cima esta saída cortou também na precipitação para alguns locais e o distrito de Portalegre não é exceção... Andamos aqui a falar de neve mas a seca ainda não tem os dias contados.

Agora veremos de facto se não sai tudo furado, porque ainda estamos a alguns dias do possível evento, e como diz o c0ldPT para já o ECMWF também não mostra nada de extraordinário em termos de frio, aliás não mostra na atual saída (embora tenha melhorado) mas também não mostrou na saída anterior.

O europeu está muito mais ponderado quanto ao frio e para além disso empurra-o mais para oeste, seria uma entrada mais húmida, o GFS por sua vez carrega temporariamente no frio, mas mais um pouco fica tudo em Espanha:wacko:

ECWF 12Z:

Aos 850hPa 06/01/018 - 12UTC :
tpgdbXm.png


Aos 500hPa 06/01/018 - 12UTC :
TrIddlZ.png
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Pois foi por isso que disse que tinha dúvidas... E ainda por cima esta saída cortou também na precipitação para alguns locais e o distrito de Portalegre não é exceção... Andamos aqui a falar de neve mas a seca ainda não tem os dias contados.

Agora veremos de facto se não sai tudo furado, porque ainda estamos a alguns dias do possível evento, e como diz o c0ldPT para já o ECMWF também não mostra nada de extraordinário em termos de frio, aliás não mostra na atual saída (embora tenha melhorado) mas também não mostrou na saída anterior.

O europeu está muito mais ponderado quanto ao frio e para além disso empurra-o mais para oeste, seria uma entrada mais húmida, o GFS por sua vez carrega temporariamente no frio, mas mais um pouco fica tudo em Espanha:wacko:

ECWF 12Z:

Aos 850hPa 06/01/018 - 12UTC :
tpgdbXm.png


Aos 500hPa 06/01/018 - 12UTC :
TrIddlZ.png
Exatamente! A seca provavelmente tem os dias contados apenas no extremo NW. Também, se não chovesse por lá agora, tal seria...
Como não estou habituado a ter neve por estas andanças, essas previsões pouco me interessam, aquilo que quero é chuva. Estou é a ver a chuva a ir pelo cano abaixo também, não foi só o GFS que retirou precipitação, apesar disso sempre prevê cerca de 12mm enquanto o ECM prevê 3mm :huhlmao:
Veremos as próximas saídas, pode ser que melhore. Aquilo que é certo é que o AA já está a empurrar tudo de modo a que fiquemos apenas com as pontas, como sempre. :rolleyes:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
A que locais te referes? A única coisa que poderia acontecer com esta saída era nevar em alguns pontos da serra de São Mamede como o Marvão, sei que a cidade de Portalegre possui uma parte alta que acho que passa os 500m, mas tenho dúvidas... Eu falei mais pelos tristes:rolleyes: que como é hábito e normal não conseguem ver neve a cotas mais baixas...

Mas veremos de facto as próximas saídas...
A cidade de Portalegre está entre os 400m e os 600m, mesmo assim neve na cidade lá vão uns anitos... 7/8 anos talvez que não há... já em São Mamede a história já é outra, e este ano por exemplo em Fevereiro caiu lá um bom nevão.
Quase todos os anos 1 ou 2 vezes por ano neva lá, as pessoas é que muitas vezes não sabem porque os pontos mais altos estão cerrados de nevoeiro e nem se dignam lá aparecer,:D depois claro também derrete rapidamente.
Tens sempre a opção do Caramulo aí relativamente perto, como se costuma dizer se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé á montanha.:D
Mas provavelmente, neve só mesmo nos locais habituais, infelizmente, aguardemos as próximas saídas, ainda assim o mais importante neste momento é a chuva.
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.