Seguimento Meteorológico Livre 2019

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Davidmpb 1 Jan 2019 às 17:12.

1. Leiga

Leiga
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    13 Fev 2014
    Local:
    Ourém/Quinta da Sardinha
    Boa tarde... Sou só eu que vejo as previsões de precipitação do GFS completamente tontas??? (acho que o meu pc está a dar o berro... só pode!!)

belem gostou disto.
  2. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Pedro, Aristocrata e belem gostaram disto.
  3. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra
    Jornalismo sensacionalista, no seu melhor.

E normalmente não há duas, sem três... A ver quando aparece a terceira (do dia).

PS: Completamente a favor de uma atitude cuidadosa com o uso da água no nosso país (aliás já falei neste assunto, há vários anos atrás e durante fases bem chuvosas), mas comparar a realidade de Marrocos com o nosso país, nestes termos, é um bocado exagerado... E o clima é uma realidade dinâmica, provavelmente menos estável do que muitos pensam.
    O clima em Marrocos, não vai estabilizar, para o clima de Portugal aquecer. e ficar parecido com o de Marrocos.
    A não ser que se esteja a projetar o clima de Portugal no futuro, e compará-lo com o clima atual de Marrocos, mas mesmo aí, cuidado com isso!

#1503 belem, 18 Jun 2019 às 19:51
    Última edição: 18 Jun 2019 às 20:56
    algarvio1980 e Aristocrata gostaram disto.
  4. Pedro1993

Pedro1993
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Jan 2014
    Local:
    Torres Novas(75m)
    Já ontem também reparei nisso, o mapa fica inalterado, enquanto vai mudando correctamente o dia, e a hora de saída.

Leiga gostou disto.
  5. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Tenho o grande pressentimento que esta chuva conservará algum combustível a Norte, e quando vier o calor a sério, haverá um desastre como aquele que ocorreu na Grécia no ano passado. É que as condições são estranhamente semelhantes... :hmm:

6. Marco pires

Marco pires
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Out 2017
    Local:
    Pinhal novo
    aquilo que eu posso dizer e a nivel de gosto pessoal como balanço deste mês de junho, é que tem sido um sonho e dos melhores meses de junho que tenho memória.
    apenas falha na questão da chuva, mas mesmo assim não tem estado ausente na totalidade e as temperaturas estão mesmo como eu gosto, por mim bem podia seguir assim até ao fim do verão.

7. bandevelugo

bandevelugo
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    3 Jan 2008
    Local:
    Lisboa
    Caro Orion, cito apenas um exemplo: hoje a tecnologia de produção agrícola "intensiva", desenvolvida após a segunda guerra mundial, é o que nos aguenta a todos e - ao contrário do que refere - danifica os solos muito menos que no início do século 20. Nada mais evidente que o Midwest americano, onde a produtividade da produção de milho literalmente disparou!

https://www.agry.purdue.edu/ext/corn/news/timeless/images/CornYieldTrend_US.gif

E, com todas estas alterações climáticas, secas brutais e etc., tem ouvido falar em "dust bowls" (como na década de 1930, antes da chamada "REVOLUÇÃO VERDE" que eu aprendi no secundário, ou sequer alguns problemas relevantes de erosão ou contaminação de solos agrícolas? Eu não.

E a evolução tecnológica na agricultura não tem parado, há um número especial da National Geographic sobre isso há 1 anos ou 2 atrás, espetacular.

Reforço novamente: é por causa disso que (a grande maioria dos 7,7 mil milhões) estamos todos satisfeitos e de barriga (relativamente) cheia, exceto nalgumas regiões do mundo que tardam a "endireitar" (por exemplo, a África Subsariana).

Pedro gostou disto.
  8. Aurélio Carvalho

Aurélio Carvalho
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    5 Out 2018
    Local:
    Faro
    Bom dia

Por enquanto a anomalia de temperatura máxima deste mês anda em torno dos - 3c.
    Hoje e amanhã as temperaturas ainda devem andar algo abaixo da média.. Mas depois a partir daí teremos pelo menos na região sul temperaturas cerca de 1 a 2 c acima da média que ajudarao a diminuir a anomalia!!

"Charneca" Mundial gostou disto.
  9. SpiderVV

SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2010
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    Re: Precipitação nas Cartas do GFS
    A NOAA mudou o produto de precipitação do GFS e ainda não houve oportunidade de adaptar esse novo produto às cartas, porque dá um pouco de trabalho, mas dentro dos próximos dias deverá estar resolvido.

10. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Apesar de não ocorrerem semelhantes eventos em países 'ricos' a erosão dos solos continua a ser bastante severa. Em países pobres e secos a desertificação é ainda pior (ex: região do Sahel). Já em países pobres e húmido (ex: Indonésia), só se cultiva palmeiras. Em ambos os casos não há solução realisticamente implementável a curto prazo (de vez em quando há tentativas). É importante mencionar que os países 'ricos' fazem muito outsourcing. Na Europa não se corta tanta árvore como antigamente e paralelamente também se implementou políticas de reflorestação. Contudo, qual foi a solução encontrada para satisfazer a contínua procura por madeira? Cortar em países corruptos e com pouca vigilância ambiental.

Se calhar é o teu inerente otimismo que te faz crer, sem fundamento, que o mundo tem alguns problemas mas está estável e que inevitavelmente vai melhorar. Já eu, (pessimista ou realista?) só consigo chegar à conclusão de que a melhoria da qualidade de vida dos humanos está a ser assente numa devastação ambiental gradual e em muitos casos irreversível. Para mim não faz muito sentido pensar que o planeta estará recuperado daqui a milhões de anos. É uma autodesculpabilização irracional.

Novamente, a maior parte do mundo é pobre e é bem possível que nunca cheguem a ter a riqueza necessária para minimizar ou resolver os problemas (que se acumulam gradualmente mas o colapso geralmente é rápido). Um exemplo, entre tantos outros possíveis, aqui.

#1510 Orion, 20 Jun 2019 às 14:59
    Última edição: 20 Jun 2019 às 15:10
    rokleon, luky, JPAG e 1 outra pessoa gostaram disto.
  11. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Tendo em conta o tempo que por 'aí' vai ficar, a região depressionária merecia um nome. Nasir ou Otto será o nome atribuído pela Universidade de Berlim.

Por agora está previsto que apareçam alguns núcleos secundários.

12. nmcbs84

nmcbs84
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    6 Abr 2018
    Local:
    Sebadelhe
    Viva Pessoal,

Alguém me consegue auxiliar se no dia 23 e 24 poderá haver a hipotese de ter acumulados de precipitação superiores a 8mm na zona da Beira Alta/Douro Superior?
    Neste momento para a minha zona estão previstos 5,5mm para dia 23 (no tempo.pt). Existem oscilações entre modelos. A localidade é Sebadelhe.
    Obrigado.

"Charneca" Mundial gostou disto.
  13. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Verão chega hoje. Previsões afastam calor sufocante até final de agosto

https://www.cmjornal.pt/sociedade/c...ate-final-de-agosto?ref=HP_PrimeirosDestaques

Agora estou confuso, não vinha aí um Verão tórrido e afinal já não vem. :D Também vindo do Accuweather já era expectável ser fake, se eles todos os anos prevêem o Inverno mais frio dos últimos 100 anos mas ainda não acertaram. :lol:

Se, eu disser, todos os anos, que o próximo ano hidrológico vai ter água pelas barbas, algum ano devo acertar. :lol:

Certo, é que as previsões mensais do ECM não colocam nada de muito anómalo até 20 de Julho, por isso, o tempo vai continuar sereno e talvez dada a sinóptica um pouco mais quente no Sotavento Algarvio devido ao fluxo de NW como é mais normal nestas situações. :D

Thomar gostou disto.
  14. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Com as previsões meio "apocalípticas" do calor na Europa para a semana a tenderem para cair agora mais em Espanha e França (segundo as últimas saídas dos principais modelos) os tipos do AccuWeather ainda acabam a escapar de boa a uma das frases que vinha nessa previsão:

"The heat will begin in June across the Iberian Peninsula before spreading north and eastward throughout the summer months."

:D :lmao:

algarvio1980 e Thomar gostaram disto.
  15. Orion

Orion
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    5 Jul 2011
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    De certeza que são eles a prever isso?

Continua a ser uma previsão absurdamente arriscada e não deve corresponder à realidade.

Entretanto, a Europa de leste está (e vai continuar) a torrar -> https://hungarytoday.hu/record-high-temperature-budapest-hungary/

Partilhar esta Página