Seguimento Meteorológico Livre 2019

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Davidmpb 1 Jan 2019 às 17:12.

  1. N_Fig

    N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    29 Jun 2009
    Mensagens:
    2,462
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    Convenhamos que o agosto de 2004, o 2º mais chuvoso de sempre, tem tanto de "normal" como o do ano passado, o 2º mais quente de sempre... Nenhum deles representa um verão habitual
     
  2. "Charneca" Mundial

    "Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    28 Nov 2018
    Mensagens:
    1,294
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Até nem estou admirado, já que tivemos uma sequência de 30 anos com uma média em julho bem acima do normal. Não é de admirar que as pessoas digam que este verão está a ser um dos piores dos últimos tempos.
    Nem imagino o que aconteceria se houvesse um julho com uma média semelhante à de 1977. :eek:
    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. jonas_87

    jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    11 Mar 2012
    Mensagens:
    15,509
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Verdade, basta acima do Cabo da Roca, que a mudança é brutal.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    belem e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  4. Aristocrata

    Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    28 Dez 2008
    Mensagens:
    5,769
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Neste campo, no que diz respeito ao litoral norte (provavelmente no litoral centro será igual), uma média mensal de temperatura do continente mais baixa em julho, poderá ser uma boa notícia para os veraneantes.
    Tirando a nortada sinóptica, a típica nortada com origem térmica no centro da península seria bem menor ou muitas vezes inexistente.
    Uma média mensal mais baixa no continente não é necessariamente aplicável ao litoral, por isso em relação à praia provavelmente até seria benéfico para cá.
    Na minha infância, anos 70-80, fiz sempre praia no litoral norte, por norma um mês completo e restantes domingos de julho\agosto. Existia nevoeiro, nortada, chuva, dias frescos e dias quentes. O que me lembro é que pouquíssimos eram os dias em que não se fazia praia.
    Hoje em dia não vejo diferenças assinaláveis em relação a essa altura, talvez na questão da intensidade das nortadas, mas entre 25 e 30 km\h a sensação seja igual, sem dados concretos não se saberá responder a isto.
    Uma coisa é certa: as nortadas são uma marca "registada" bem como a água fria que acompanha estes ventos de NO. ;)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    MeteoMP e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  5. Bairro meteorológico

    Bairro meteorológico
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    1 Fev 2019
    Mensagens:
    193
    Local:
    Bairro da Areia- Coruche
    Sinceramente não estou a ver qual é o espanto de este verão estar assim, então antigamente não eram sempre assim, lembro-me que as pessoas dizer que antigamente os Verões eram frescos, agora basta vir uns Verões como esses e já se andam a queixar, anormal foram aqueles Verões com anomalias bem positivas, mas enfim ai ninguém se queixa né, alias o Julho passado foi bem mais frio, mais uma vez não vejo razão para tanto queixume.
     
    Tonton e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  6. c0ldPT

    c0ldPT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    20 Out 2017
    Mensagens:
    1,299
    Local:
    Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
    Sim eu sei! ;) Mas para tal então as mínimas teriam de estar mais altas que o normal, que até pode ser mas diria que isso apenas visto com mais resolução nos mapas. Por exemplo numa zona de inversão como aqui as mínimas estarão dentro do normal. Nas restantes zonas mais altas acredito que a anomalia possa ser ligeiramente positiva.
     
  7. Jorge_scp

    Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    876
    Local:
    Sesimbra/Amadora
    De Sintra para a linha do Estoril e Península de Setúbal sente-se uma diferença muito grande. Julgo que devido à Serra e elevações a N/NW de Lisboa, pois o ar húmido de NW perderá a humidade ao subir essas elevações e descer depois até ao Tejo (um efeito tipo Fohen).

    Porém essa influência esbate-se para sul. A sul de Sines e até Sagres fazer praia também nem sempre é fácil. A nortada é também uma constante, por vezes com alguma violência principalmente na costa ocidental algarvia, e os nevoeiros são algo frequentes. Há duas semanas quando estive em Aljezur (durante 5 dias) não houve um que não fizesse nevoeiro ou não houvesse cobertura nebulosa durante a manhã e a partir das 17:30/18h. Por vezes com precipitação oculta (chuvisco) que molhava ligeiramente o chão.

    O efeito climático naquela região do Algarve em circulação de NW é um pouco semelhante à de Sintra-Lisboa, devido à Serra de Monchique, embora em menor escala. O clima a Norte e a Sul de Monchique é completamente diferente. Para chegar a Aljezur saí de Vila Real de Santo António com céu limpo e 30ºC às 23h, em Lagos céu limpo e 25ºC às 0:00 e em Aljezur, sem inversão devido à cobertura nebulosa, céu encoberto e 17ºC. Diferenças enormes de uma ponta do Algarve para outra, com condições que se mantiveram praticamente constantes em grande parte do caminho, mas sofreram alteração brusca de Portimão/Lagos para norte.

    Um dia às 12:00 fui fazer uma pequena caminhada até um local "secreto" com uma vista lindíssima. Saí de casa a 2 km do mar, já com sol depois de uma manhã enevoada. Ao chegar a cerca de 250 m do mar:

    [​IMG]

    Já muito perto do mar:

    [​IMG]

    A vista arruinada, nem se viam as praias em baixo. Pelo menos o efeito do nevoeiro também tem a sua beleza.

    [​IMG]

    Já agora, só para lavar um pouco a vista de uma abertura do sol ao início da tarde depois de uma manhã de chuva fraca, num local relativamente próximo:

    [​IMG]
     
    #1702 Jorge_scp, 4 Ago 2019 às 10:45
    Última edição: 4 Ago 2019 às 11:11
  8. jonas_87

    jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    11 Mar 2012
    Mensagens:
    15,509
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Excelente post Jorge, como sempre.
    É sempre útil ler essas descrições!
    Pois é, temos vários micro climas por esse país fora, no meu caso, só conheco mais detalhadamente o da serra de Sintra/troço de costa Cabo da Roca. Por vezes penso como seria o clima da linha de Cascais caso não existisse a serra, acredito que seria muito menos ventoso principalmente nas zonas expostas e próximas da base da vertente sul, assim como as horas de sol que seriam bem inferiores.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    belem e Jorge_scp gostaram disto.
  9. Jorge_scp

    Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    876
    Local:
    Sesimbra/Amadora
    Sem a Serra de Sintra, arriscaria dizer que haveria de facto menos horas de sol na costa de Cascais-Lisboa devido a uma maior progressão dos nevoeiros e nebulosidade baixa de final de tarde e/ou matinais. A Serra de Sintra de certa forma actua como uma barreira, tal como Monchique no Algarve. E ambos os casos é frequente observar nebulosidade a Norte e céu limpo a sul, pelo que não é muito difícil chegar a essa conclusão.

    Quanto ao vento, é bem mais complicado fazer uma projecção, embora seja para mim evidente que o regime de ventos seria fortemente afectado tendo em conta a clara influência da Serra. Arrisco dizer que a nortada poderia sentir-se de forma igualmente violenta no Cabo da Roca/ Cabo Raso mesmo sem a Serra de Sintra devido à proximidade do litoral e por serem pontos muito expostos, um pouco à semelhança de Sagres, do Cabo Espichel e até Sines. Porém, na vertente sul da Serra um pouco mais para terra (Alcabideche) apostava numa diminuição do vento pois não encontro outra explicação senão algum efeito muito localizado, provocado de alguma forma que desconheço pela Serra de Sintra.
     
    "Charneca" Mundial gostou disto.
  10. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    16,440
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Não vai ocorrer muita precipitação no continente mas está previsto um colossal rio atmosférico.

    [​IMG]

    Vai ficar um bocadinho mais abafado :calor:

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    "Charneca" Mundial gostou disto.
  11. N_Fig

    N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    29 Jun 2009
    Mensagens:
    2,462
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    Não querendo ser repetitivo, em relação ao tema praia e temperaturas normais ou não, ontem a estação do IPMA daqui teve os seguintes extremos: 17,8 ºC e 26,3 ºC. Valores que andarão 1 ou 2 ºC acima do normal, diria eu. Um bom dia de praia, certo? Errado, porque com rajadas de 40 km/h no começo de tarde, onde esteve pouco nublado e a máxima foi atingida, e nevoeiro e céu nublado em quase todo o resto do dia, que não deixaram a mínima descer, com alguns chuviscos até ao começo da noite, foi uma dia terrível para quem se aventurou a ir à praia - já para não falar na água a 14 ºC... Que quero dizer com isto? Que é redutor referir-se apenas às temperaturas quando as pessoas se queixam de férias estragadas, sendo que o vento (que admito que é comum na nossa costa, e incomum é não haver, mas que me parece que neste julho andou mais forte que o normal), a nebulosidade (o IPMA costumava incluir as horas de sol nos seus boletins e a comparação com os valores médios, pena que o tenha deixado de fazer) e a temperatura da água do mar têm muito mais influência na experiência dos veraneantes do que estarem 23 ºC ou 27 ºC quando a média é 25 ºC
     
  12. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    16,440
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    joselamego gostou disto.
  13. pe5cinco5

    pe5cinco5
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    14 Nov 2014
    Mensagens:
    187
    Local:
    Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
    Índice de Seca a aumentar ⬆️

    [​IMG]
    [​IMG] [​IMG]

    Índice de água bastante crítico para as seguintes zonas:

    • Trás os Montes;
    • Alto Douro;
    • Beira Alta;
    • Beira Baixa;
    • Vale do Tejo;
    • Médio Tejo;
    • Lezíria do Tejo;
    • Alto Alentejo;
    • Alentejo Central;
    • Baixo Alentejo;
    • Vale do Sado;
    • Baixo Sado;
    • Sotavento Algarvio;
    • Barlavento Algarvio.

    "No final do mês [de julho] verificou-se, em relação ao final de junho, uma diminuição dos valores de percentagem de água no solo em quase todo o território e em particular nas regiões do Litoral Norte e Centro. As regiões do interior Norte e Centro, região de Vale do Tejo, Alentejo e Algarve continuam com valores inferiores a 20 % e em alguns locais, os valores são muito próximos do ponto de emurchecimento permanente" (Fonte: IPMA)

    [​IMG]


    "Distritos do Sul de Portugal estão “extremamente ameaçados” pela seca
    7 de agosto de 2019
    Várias regiões portuguesas, principalmente no Sul do país, enfrentam uma escassez de água “extremamente elevada”, de acordo com o relatório do Instituto Mundial de Recursos publicado esta terça-feira. Entre os distritos sinalizados pelo documento estão Setúbal e Portalegre e algumas regiões de Évora, Beja e Faro. Num total de 164 países, Portugal encontra-se na posição 41."
    Fonte: https://www.publico.pt/2019/08/07/s...ta-escassez-agua-extremamente-elevada-1882676

    "Seca.
    7 de agosto de 2019
    “Grande parte das reservas de água está esgotada. Ouvimos diariamente relatos de furos artesianos que estão secos e os aquíferos de profundidade também já não respondem às necessidades”, alertou hoje o presidente da ACORPSOR, Rui Varela, em declarações à agência Lusa.


    As zonas mais complicadas, devido à seca, são Alter do Chão e Avis. Nestes concelhos existe a Barragem do Maranhão, um grande reservatório de água, mas o que é facto é que basta o agricultor estar afastado 500 a mil metros da quota máxima da barragem e já não tem acesso à água e há muita gente em dificuldade neste momento."
    Fonte: https://24.sapo.pt/atualidade/artig...te-de-sor-lamentam-falta-de-apoios-do-governo
     
    Cesar e Thomar gostaram disto.
  14. Aine

    Aine
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    19 Jun 2011
    Mensagens:
    25
    Local:
    Cascais/Sintra
    Boas tardes!

    O calor vem quando entro de férias.... o vento também virá?
     
    pe5cinco5 gostou disto.
  15. guisilva5000

    guisilva5000
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Set 2014
    Mensagens:
    4,743
    Local:
    Belas, Sintra | Lisboa
    Resumindo: A partir de do fim-de-semana volta o regime que estava no início do mês, muita nortada no litoral, água do mar a ficar mais fria e calor no interior.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Aine gostou disto.

Partilhar esta Página